Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BLOCOS LÓGICOS: classificação

 

26/05/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Escolher um fundamento classificatório dos blocos lógicos.   Agrupar peças de blocos lógicos com base no fundamento classificatório. Fazer a divisão das peças dos blocos lógicos com base nas características de distinção e reagrupá-las  por atributos comuns; Representar o jogo por meio de desenhos.    

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Comparar peças de blocos logicos, definir as peças pela características essenciais; Identificar formas, cores primárias, espessura e tamanhos

Estratégias e recursos da aula

          

  Atividade 1 - Organizar o conjunto diferença dos  blocos lógicos

1º momento – O professor orienta as crianças a escolher a forma, sendo assim elas vão diferenciando cada forma  e reorganizando o composto de blocos lógicos as peças com essa forma. Nesse momento, deve dividir a turma em grupos de quatro crianças, para cada grupo, entrega um conjunto de blocos lógicos. Para realização desse tipo de atividade, o professor pega os blocos lógicos emprestado em outras salas de aulas da escola, de modo que, as crianças tenham as peças para manipular.  

Fonte: material construido com Auto_formas da Microsoft word

  Atividade 2 – Organizar o conjunto-diferença das peças quadradas: blocos lógicos    

 1º momento - O professor solicita que as crianças observem as peças quadradas retiradas do conjunto de blocos lógicos  e analisem os atributos de cada uma, e veja como pode reorganiza-las. Nesse momento, deve orientá-los a destacar um dos atributos como fundamento, que pode ser a cor. Sendo a cor que diferencia os quadrados, as crianças podem combinar outras características numa mesma peça. Exemplo na figura abaixo:

2º momento – O professor reorienta as crianças para remanejar as peças quadradas, tomando como referência o tamanho.

 FORMAS DOS BLOCOS LÓGICOS

PEÇAS TRIANGULARES

PEÇAS RETANGULARES

PEÇAS CIRCULARES

VERMELHAS

AZUIS

AMARELAS

Observação: oportuniza as crianças a fazer varias combinações, de modo que o critério utilizado não exclua a própria peça da hierarquia classificatória. Exemplo a mesma peça não pode ser grande e pequena, mas pode ser vermelha, grande e fina.  Por outro lado, podem ser divididas em  conceito contrários: peças grandes e peças pequenas Nesse caso o fundamento classificatório é o atributo tamanho.      

  Atividade 3 –  Classificar as peças dos blocos lógicos tendo como fundamento duas  variáveis dos blocos:  

 1º momento – As crianças desenvolvem o jogo em grupo sem orientação, sem ajuda e o professor observa como o grupo desenvolve a atividade e registra para saber o nível de aprendizagem das crianças.

2º momento – as crianças individualmente podem realizar outra classificação, criando critérios e explicando como realizou a divisão das peças.  

Recursos Complementares

SIMONS, Ursula Marianne. Blocos lógicos: 150 exercíciospara flexibilizar o raciocínio. Petropólis, RJ: Vozes, 2007.

Avaliação

Avaliar as crianças no final da aula com jogos, como na atividade 3, para analisar se as crianças aprenderam a escolher um fundamento para classificar os blocos lógicos; se eles aprenderam    agrupar os blocos lógicos com base em dois atributos; se aprenderam dividir as peças pela distinção entre os conjunto de blocos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.