26/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Escolher um fundamento classificatório dos blocos lógicos. Agrupar peças de blocos lógicos com base no fundamento classificatório. Fazer a divisão das peças dos blocos lógicos com base nas características de distinção e reagrupá-las por atributos comuns; Representar o jogo por meio de desenhos.
Comparar peças de blocos logicos, definir as peças pela características essenciais; Identificar formas, cores primárias, espessura e tamanhos
Atividade 1 - Organizar o conjunto diferença dos blocos lógicos
1º momento – O professor orienta as crianças a escolher a forma, sendo assim elas vão diferenciando cada forma e reorganizando o composto de blocos lógicos as peças com essa forma. Nesse momento, deve dividir a turma em grupos de quatro crianças, para cada grupo, entrega um conjunto de blocos lógicos. Para realização desse tipo de atividade, o professor pega os blocos lógicos emprestado em outras salas de aulas da escola, de modo que, as crianças tenham as peças para manipular.
Fonte: material construido com Auto_formas da Microsoft word
Atividade 2 – Organizar o conjunto-diferença das peças quadradas: blocos lógicos
1º momento - O professor solicita que as crianças observem as peças quadradas retiradas do conjunto de blocos lógicos e analisem os atributos de cada uma, e veja como pode reorganiza-las. Nesse momento, deve orientá-los a destacar um dos atributos como fundamento, que pode ser a cor. Sendo a cor que diferencia os quadrados, as crianças podem combinar outras características numa mesma peça. Exemplo na figura abaixo:
2º momento – O professor reorienta as crianças para remanejar as peças quadradas, tomando como referência o tamanho.
FORMAS DOS BLOCOS LÓGICOS |
PEÇAS TRIANGULARES |
PEÇAS RETANGULARES |
PEÇAS CIRCULARES |
VERMELHAS |
AZUIS |
AMARELAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
Observação: oportuniza as crianças a fazer varias combinações, de modo que o critério utilizado não exclua a própria peça da hierarquia classificatória. Exemplo a mesma peça não pode ser grande e pequena, mas pode ser vermelha, grande e fina. Por outro lado, podem ser divididas em conceito contrários: peças grandes e peças pequenas Nesse caso o fundamento classificatório é o atributo tamanho.
Atividade 3 – Classificar as peças dos blocos lógicos tendo como fundamento duas variáveis dos blocos:
1º momento – As crianças desenvolvem o jogo em grupo sem orientação, sem ajuda e o professor observa como o grupo desenvolve a atividade e registra para saber o nível de aprendizagem das crianças.
2º momento – as crianças individualmente podem realizar outra classificação, criando critérios e explicando como realizou a divisão das peças.
SIMONS, Ursula Marianne. Blocos lógicos: 150 exercíciospara flexibilizar o raciocínio. Petropólis, RJ: Vozes, 2007.
Avaliar as crianças no final da aula com jogos, como na atividade 3, para analisar se as crianças aprenderam a escolher um fundamento para classificar os blocos lógicos; se eles aprenderam agrupar os blocos lógicos com base em dois atributos; se aprenderam dividir as peças pela distinção entre os conjunto de blocos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!