26/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Etiquetar peças do bloco lógico. Fazer leituras do nome de formas geométricas em etiquetas; Colocar etiquetas em cada peça; Desenhar formas geométricas a partir da indicação de etiquetas. Completar tabela de acordo com a indicação na etiqueta.
As crianças já devem saber contar, entendem a lógica da operação de soma e subtração.
Atividade 1 - Brincar de vender peças dos blocos lógicos
1º momento: O professor divide a turma em grupos para criar uma marca para 4 lojas de venda de blocos lógicos e negocia com as crianças o valor de cada peça. O professor fica com a responsabilidade de escrever o nome da loja e o nome das peças na etiqueta e os grupos fazem a placa com os preços das peças. Cada representante de uma loja atribui o valor ao seu produto. O preço das peças deve ter como referência o tamanho e a forma.
Exemplo:
Etiqueta - Arara > triângulo Arara > círculo
Preço: circulo grande – R$ 2,00 (dois reais) / circulo pequeno - R$ 1,00 (um real)
2º momento – As crianças, em grupos, vão colando as etiquetas nas peças, um trabalho de cooperação e ajuda, quem já sabe ler ensina aos outros e o professor vai apoiando cada grupo na atividade.
Atividade 2 – Montagem das equipes
1º momento – O professor sorteia as crianças para simular o papel de consumidor e para simular o papel de vendedor. Discute com elas o que devem fazer e as orientam na organização da oficina. Dois grupos ficam responsavel para elaborar as notas de papel, três grupos escrevem o valor nas notas que são de R$ 1,00 (um real); R$ 5,00 (cinco reais) e R$ 10,00 (dez reais).
2º momento - Organização das lojas, os grupos arrumam as peças em mesas que se transformam em balcão, com os preços acessíveis à conferência. As crianças elaboram tabelas com as peças e os preços;
Atividade 3 – Compra e venda de blocos lógicos
1º momento - Os grupos consumidores recebem cédulas de papel, com notas de R$ 1,00 (um real), R$ 5,00 (cinco reais)e R$ 10,00 (dez reais). Cada grupo recebe R$ 20,00. (vinte reais) As crianças conferem, contando as notas e partem para as compras. As lojas recebem 5 notas de R$ 1,00 (um real) para troco.
2º momento - O professor orienta as crianças para passar pelas 4 lojas e comparar os preços e depois comprar os blocos nas lojas mais baratas. O trabalho é desenvolvido em grupo, possibilitando as crianças a compartilhar as tarefas de levantamento de preços, de conferir o valor pago, de conferir o troco.
Obs. Durante a atividade de jogo, o professor transita de loja em loja, para ajudar as crianças a realizar a brincadeira.
SIMONS, Ursula Marianne, Blocos lógicos: 150 exercício para flexibilizar o raciocício. Petropólis, RJ: Vozes, 2007.
O professor avalia as crianças no processo e verifica se elas conseguem participar da construção da orientação das atividades; se participam da elaboração das notas; se realizam a atividade de fazer leitura de etiquetas; se ajudam os colegas a realizar a leitura; se colam as etiquetas nas peças se organizam os blocos nas mesas de maneira ordenada;
No final, observa qual a habilidade das crianças para contar o valor das cédulas, para troca-las pelos blocos, para analisar preços e compará-los e saber qual o produto mais caro; de comprar o produto mais barato; de conferir o troco; de fazer a troca de valores, usando subtração, retirar o valor menor do valor maior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!