Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BLOCOS LÓGICOS: etiquetar com nomes

 

26/05/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Etiquetar peças do bloco lógico. Fazer leituras do nome de formas geométricas em etiquetas; Colocar etiquetas em cada peça; Desenhar formas geométricas a partir da indicação de etiquetas. Completar tabela de acordo com a indicação na etiqueta.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças já devem saber contar, entendem a lógica da operação de soma  e subtração.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  - Brincar de vender peças dos blocos lógicos   

  1º momento: O professor divide a turma  em grupos para criar uma marca para 4 lojas de venda de blocos lógicos e negocia com as crianças o valor de cada peça.  O professor fica com a responsabilidade de escrever  o nome da loja  e o nome das peças na etiqueta e os grupos  fazem a placa com os preços das peças. Cada representante de uma loja atribui o valor ao seu produto. O preço das peças deve ter como referência o tamanho e a forma.  

 Exemplo:

 Etiqueta -  Arara > triângulo    Arara > círculo  

Preço: circulo grande  – R$ 2,00 (dois reais) / circulo pequeno - R$ 1,00 (um real) 

 2º momento – As crianças, em grupos, vão colando as etiquetas nas peças, um trabalho de cooperação e ajuda, quem já sabe ler ensina aos outros e o professor vai apoiando cada grupo na atividade.  

   Atividade 2 – Montagem das equipes

 1º momento – O professor sorteia as crianças para simular o papel de consumidor  e  para simular o papel de vendedor. Discute com elas o que devem fazer e as orientam na organização da oficina.  Dois grupos ficam responsavel para elaborar as notas de papel, três grupos escrevem o valor nas notas que são de R$ 1,00 (um real); R$ 5,00 (cinco reais) e R$ 10,00 (dez reais).

  2º momento - Organização das lojas, os grupos arrumam  as peças em mesas que se transformam em balcão, com os preços acessíveis à conferência. As crianças elaboram  tabelas com as peças e os preços;    

Atividade 3 – Compra e venda  de blocos lógicos

1º momento - Os grupos consumidores  recebem cédulas de papel, com  notas de R$ 1,00 (um real), R$ 5,00 (cinco reais)e R$ 10,00 (dez reais). Cada grupo  recebe  R$ 20,00. (vinte reais) As crianças conferem, contando as notas e partem para as compras. As lojas recebem 5 notas de R$ 1,00 (um real) para troco.

2º momento - O professor orienta as crianças para passar pelas 4 lojas e comparar os preços e depois comprar os blocos nas lojas mais baratas. O trabalho é desenvolvido em grupo, possibilitando as crianças a compartilhar as tarefas de levantamento de preços, de conferir o valor pago, de conferir o troco.

Obs. Durante a atividade de jogo, o professor transita de loja em loja, para ajudar as crianças a realizar a brincadeira.

Recursos Complementares

SIMONS, Ursula Marianne, Blocos lógicos: 150 exercício para flexibilizar o raciocício. Petropólis, RJ: Vozes, 2007.

Avaliação

O professor avalia as crianças no processo e verifica se elas conseguem participar da construção da orientação das atividades; se participam da elaboração das notas; se realizam a atividade de fazer leitura de etiquetas; se ajudam os colegas a realizar a leitura; se colam as etiquetas nas peças se organizam os blocos nas mesas de maneira ordenada;

No final, observa qual a habilidade das crianças para contar o valor das cédulas, para troca-las pelos blocos, para analisar preços e compará-los e saber qual o produto mais caro; de comprar o produto mais barato; de conferir o troco; de fazer a troca de valores, usando subtração, retirar o valor  menor do valor maior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.