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DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS

 

09/06/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam kaiuca, Soymara Emilião, Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

Produzir textos, adequando-os a situação e ao público alvo.

Ampliar o vocabulário.

Desenvolver a oralidade, tornando o aluno capaz de usar a línguagem falada em diferentes situações sociais.

Instrumentalizar o aluno para que o mesmo seja capaz de reconhecer e empregar a variedade linguística adequando às diversas situações sociais.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor inicial.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

Folha com a ficha do seminário.

Datashow

Livros e enciclopédias.

Computador com aceso à internet. 

Estratégia da aula:

Primeira atividade:

Professor, inicie sua aula explicando aos alunos que nos próximos encontros vocês estarão preparando um seminário, para apresentar para a escola, como a turma trabalhou para fazer a horta da escola e oferecer mais informações para a comunidade escolar sobre as propriedades dos temperos e de outras hortaliças que podem ser cultivada em pequenos canteiros para garantir alimentos fresquinhos e sem produtos químicos.

Explique para turma que cada aluno terá a sua participação apresentando dados sobre uma hortaliça, que pode ou não ser as que foram plantadas na horta da escola.

Segunda atividade:

Convide a turma para ajudá-lo a escrever no quadro uma lista de hortaliças, incluindo as que já foram plantadas na horta da escola.

Esta lista vai orientar as escolhas para o seminário. Ela deve conter um números minimo de itens que dê para cada dupla de aluno escolher um produto.

Por exemplo: se o professor tem 20 alunos em sua turma a lista precisa ter a patir de 10 itens.

Terminada a lista leia com os alunos cada nome colocado.

Divida a turma em duplas. A escolha dos pares pode ser discutida entre os alunos na hora, ou o professor já pode trazer uma sugestão de duplas, levando em conta a afinidade dos aluno, tentando formar duplas onde um possa ajudar o outro, por apresentarem níveis diferentes de conhecimento de leitura, escrita e desenvoltura oral.

Formada as duplas, o professor sorteia o nome da dupla e esta escolhe a hortaliça listada que quer estudar para apresentar no Seminário.

 Terceira atividade:

Construa no quadro junto com os alunos uma ficha, que chamaremos de ficha científica, para ajudar na coleta das informações para o seminário e orientar as apresentações.

Pergunte quais informações devem conter na ficha.

Aproveite as sugestões dos alunos, discutindo a pertinência de cada item, mas já tenha em mão alguns itens para sugerir aos alunos.

Exemplo de uma ficha científica:

 NOME POPULAR (é o espaço para por o nome da hortaliça, como ela é conhecida), na ficha oriente os alunos a escrever este nome em letra maior, colorida e centralizando no espaço

NOME CIENTÍFICO: Neste espaço, explique que as hortaliças tem um nome específico dado pela comunidade científica.

CARACTERÍSTICAS: neste ítem o aluno vai colocar as características físicas da hortaliça estudada. 

ÉPOCA DE PLANTIO E COLHEITA: neste ítem o aluno vai escrever a época do ano onde ocorre o plantio e a colheita da hortaliça

PROPRIEDADES DA HORTALIÇA: neste ítem o aluno vai escrever sobre os benfícios do consumo da hotaliça na alimentação, também escrevendo sobre as vitaminas.

ONDE É ENCONTRADA: neste ítem o aluno põe onde é mais fácil o cultivo da hortaliça, e se for umas das que foram plantadas na escola, indicar que é encontrada também na horta da escola.

CURIOSIDADE: este último item é muito apreciado pelas crianças que gostam de escrever curiosidades que descobrem enquanto estão estudando. É um item facultativo, mas que em geral é sempre preenchido.

NOME DA DUPLA DE PESQUISADORES:

Quarta atividade:

Leve seus alunos para a biblioteca da escola, para colher dados sobre a hortaliça que deverão estudar. Previamente, converse com a bibliotecária da escola sobre o que os alunos vão pesquisar, para que um material sobre o assunto já esteja separado para a turma. Entregue também a ficha científica para, na medida do possível, ela separar nos livros e enciclopédias os textos onde os alunos poderão encontrar as informações, não esquecendo de entregar a lista das hortaliças pesquisadas.

Cada dupla leva a ficha científica da sua hortaliça, já com o nome popular escrito.

Esta visista a biblioteca pode acontecer em duas ou três vezes, já que os alunos ficam cansados e nem sempre conseguem todas as informações de uma vez.

Quinta atividade:

Em sala faça uma revisão com os alunos dos itens que cada dupla já preencheu e do que falta.

Agende com o laboratório de informátiaca um horário para seus alunos pequisarem na internet as informações que ainda estão faltando.

Um site muito conhecido e que em geral tem muitas informações  é o wikipedia e o site de busca  Google. Veja links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal    

http://www.google.com.br/ 

Combine com o responsável pelo laboratório para já deixar o site aberto para facilitar a pesquisa dos alunos.

É importante lembrar que toda esta fase de pesquisa está sendo feita em dupla o que colobora para aquisição de novos conhecimentos e facilita o trabalho.

Sexta atividade:

Em sala faça uma nova revisão verificando ainda se tem duplas sem seus itens preenchidos.

Caso ainda permaneçam informações faltosas, elabore junto com os alunos um bilhete pedindo a ajuda dos pais na busca destas informações, liste os dados que ainda faltam de todas as duplas, pois neste momento toda a turma pode ajudar para completar o trabalho, pesquisando para os amigos. Esta atividade é muito importante, pois permite um ambiente de pesquisa e solidariedade na turma, evitando o clima de competição do melhor seminário, e sim de integração do grupo.

Sétima atividade;

Com a ficha pronta faça a revisão ortográfica e entrgue para a dupla passar a limpo.

Oitava atividade:

Convide os alunos para a confecção de uma bela ilustração da hortaliça estudada, orientando-os a buscar modelos para que a ilustração apresente as características físicas da planta e seja uma imagem significante na hora da apresentação.

Nona atividade:

Dê um tempo para as duplas diariamente ensaiarem a apresentação e envie para casa uma cópia da ficha para que cada criança estude a parte a ser apresentada.

Em sala garanta momentos de ensaio, onde as duplas possam apresentar e você professor dê dicas de entonação da voz, volume, postura e vá aos poucos deixando os alunos mais seguros para a apresentação.    

Décima atividade:

Peça a ajuda do laboratório de informática, ou faça você mesmo a digitalização das fichas científicas e da ilustração para que enquanto cada aluno apresenta sua pesquisa, falando as informações pesquisadas na ficha, você vá passando para o público a ficha e a ilustração correspondende em um telão.

OBS: Caso sua escola não disponha desta tecnologia, peça que os alunos passem a limpo a ficha científica em uma folha um pouco  maior, como um cartaz e a ilustração também em tamanho grande para ser exposto enquanto a dupla apresenta.

Atividade final:

O Seminário - deixe seus alunos bem tranquilos, explicando que não precisam se prender a ficha. Caso esqueçam de alguma informção é só olhar a ficha exposta e que o objetivo é passar o que aprendeu com muita alegria. Dê a esse momento um clima de descontração, mas de valorização do conhecimento.

Recursos Complementares

Como após todo esse trabalho e estudos, os alunos devem ficar muito envolvidos com o tema, sugiro o professor passar estes vídeos para estimular e ensinar os alunos a plantar hortaliças e casa.

http://www.youtube.com/watch?v=y4NIgWx-Yqo 

http://www.youtube.com/watch?v=Bz4Oo9-oRj4&feature=related 

Avaliação

A avaliação será feita durante todo o processo de pesquisa e elaboração das fichas, observando o envolvimento de cada aluno, sua autonomia na pesquisa das informções e o desempenho no Seminário.

É importante que se faça uma auto-avaliação com os alunos para que possam diagnosticar onde poderiam melhorar ou se foi tudo correto e onde possam também dizer o que aprenderam com o trabalho.

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