08/06/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Comparar objetos e formar coleções pelas semelhanças.
Contar com apoio de objetos; contar mentalmente; dividir a atividade com os colegas e conversar para resolver uma situação problemática.
Atividade 1– Formar conjuntos com os lápis da sala.
1º Momento – O professor em uma grande roda (roda de conversa) solicita que as crianças formem conjuntos com todos os lápis da sala. Determina que quatro crianças se dirijam ao armário e tragam todos os lápis e coloquem no centro da roda. A turma observa os lápis e em uma elaboração conjunta fazem a categorização: lápis grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor.
2º momento – As crianças escolhem dois colegas para formar as coleções, a turma vai orientando e as crianças no centro da roda formam os conjuntos. Traçam com giz quatro cercados e dentro de cada cercado colocam os lápis de cada conjunto.
fonte: http://ipt.olhares.com/data/big/173/1739130.jpg
http://www.casadorestaurador.com.br/creta_lapis/150_24.jpg
3 momento – O professor orienta as crianças para desenhar o conjunto de lápis. Elas contam quantos lápis tem em cada coleção, observam os tamanhos e dizem se em cada conjunto há tamanhos iguais ou variados, em seguida, traçam quatro cercados e dentro fazem os desenhos representando as coleções, acima de cada cercado identifica a coleção, com sua denominação (lápis grafite, lápis cera, lápis de cor, lápis hidrocor).
Atividade 2 - Retirar a quantidade de peças para construir quatro torres com a mesma quantidade de blocos.
1º Momento - O professor e as crianças discutem as regras necessárias a cada grupo para fazer a sua construção. Ele oferece 5 conjuntos de blocos com formato de cubo e as crianças estabelecem as regras de montagem:
Regras:
Atividade 3 – Organizar conjunto e subconjuntos com palitos
1º momento – O professor pega os 20 palitos da sala para serem analisado pela turma. O universo diz respeito a quantidade de palitos da sala, dentre os palitos encontram-se os compridos e os curtos. As crianças fazem uma separação entre essas categorias.
2º momento - O professor orienta que as crianças desenhem os palitos, consevando a proporcionalidade, conforme os tamanhos apresentados (compridos e curtos). Em seguida, que transportem os palitos curtos para baixo e formem o conjunto de palitos compridos e o conjunto de palitos curtos e representem com desenhos; Discutir com as crianças que os dois conjuntos é igual ao conjunto dos palitos da sala, dividido pelo critério do tamanho.
3º momento - O professor organiza a turma em pequenos grupos e as crianças confrontam os desenhos e discutem a lógica dos subconjuntos. Caso haja diferença entre os desenhos e diferentes compreensões, o professor ajuda na reorganização do conhecimento para a formação de coleções com conjunto e subconjuntos.
COLL, C., TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª series. São Paulo: editira Ática, 2000.
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