Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FORMAÇÃO DE COLEÇÕES

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar objetos e formar coleções pelas semelhanças.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Contar com apoio de objetos; contar mentalmente; dividir a atividade com os colegas e conversar para resolver uma situação problemática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– Formar conjuntos com os lápis da sala.   

  1º Momento – O professor em uma grande roda (roda de conversa) solicita que as crianças formem conjuntos com todos os lápis da sala. Determina que quatro crianças se dirijam ao armário e tragam todos os lápis e coloquem no centro da roda. A turma observa os lápis e  em uma elaboração conjunta fazem a categorização: lápis grafite, lápis de cor, lápis  cera, lápis hidrocor.  

 2º momento – As crianças escolhem dois colegas para formar as coleções, a turma vai orientando e as crianças no centro da roda formam os conjuntos. Traçam com giz  quatro cercados e dentro de cada cercado colocam os lápis de cada conjunto.

fonte: http://ipt.olhares.com/data/big/173/1739130.jpg  

  http://www.casadorestaurador.com.br/creta_lapis/150_24.jpg 

   http://static.andaluciaimagen.com/Lapis-de-cera_61706.jpg   https://ssl144.websiteseguro.com/papelariareal/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_334_1035.jpg  

3 momento – O professor orienta as crianças para desenhar o conjunto de lápis. Elas contam quantos lápis tem em cada coleção, observam os tamanhos e dizem se em cada  conjunto há  tamanhos iguais ou variados, em seguida, traçam quatro cercados e dentro fazem os desenhos representando as coleções, acima de cada cercado identifica a coleção, com sua denominação (lápis grafite, lápis cera, lápis de cor, lápis hidrocor).

Atividade 2 - Retirar a quantidade de peças para construir quatro torres com a mesma quantidade de blocos.

 1º Momento - O professor e as crianças discutem as regras necessárias a cada  grupo para fazer a sua construção. Ele oferece  5 conjuntos de blocos com formato de cubo e as crianças estabelecem as regras de montagem:

   Regras:

  •  Escolher um conjunto - dentre os 5, e retirar a quantidades de peças para  formar quatro torres com a mesma quantidade de blocos. Nesse momento, as crianças planejam e supõem quantas peças precisam para cumprir tarefa.
  •  Retirar a quantidade de peças previamente planejada para facilitar a construção? O professor solicita que os grupos retirem as peças de acordo com as suposições levantadas.
  • Observação - O professor observa e analisa as ações de cada grupo, as que deram certo e as que não deram. Assim, reorienta aqueles que não conseguiram êxito imediato.     Por exemplo: em um grupo, as crianças retiram 65 cubos, assim, o professor senta ao lado e questiona se as torres irão ficar com a mesma quantidade de peças, se elas não conseguirem calcular mentalmente, o professor fica junto no momento da execução da tarefa e solicita que elas usem estratégias para a montagem das quatro torres, de modo que todas fiquem com a mesma quantidade de blocos,  desse modo, os alunos fazem e refazem, pensam e repensam e o professor vai reorientando para solucionar a situação.

Atividade 3 – Organizar conjunto e subconjuntos com palitos  

 1º momento – O professor pega os  20 palitos da sala para serem analisado pela turma. O universo diz respeito a quantidade de palitos da sala, dentre os palitos encontram-se os compridos e os curtos. As crianças fazem uma separação entre essas categorias.

2º momento - O professor orienta que as crianças  desenhem  os palitos, consevando a proporcionalidade, conforme os tamanhos apresentados (compridos e curtos). Em seguida, que transportem os palitos curtos para baixo e formem o conjunto de palitos compridos e o conjunto de palitos curtos e representem com desenhos; Discutir com as crianças que os dois conjuntos é igual ao conjunto dos palitos da sala, dividido pelo critério do tamanho.

3º momento - O professor organiza a turma em pequenos grupos e as crianças confrontam os desenhos e discutem a lógica dos subconjuntos. Caso haja diferença entre os desenhos e diferentes compreensões, o professor ajuda na reorganização do conhecimento para a formação de coleções com conjunto e subconjuntos. 

Recursos Complementares

COLL, C., TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª series. São Paulo: editira Ática, 2000.

Avaliação
  • Verificar o envolvimento do grupo durante a realização das atividades propostas;
  • Observar quais as estratégias utilizadas para agrupar as coleções e fazer as problematizações;
  •  Verificar a habilidade das crianças para trabalhar em grupo, durante a realização das atividades propostas;
  •  Observar quais as estratégias utilizadas pelas crianças para agrupar as coleções e o nível de resposta às problematizações.
  •  Verificar se conseguiram construir as coleções com o conjunto base;
  •  Analisar o nível de aprendizado das crianças no final das aulas com a atividade 3.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.