18/06/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
OBJETIVO: selecionar objetos que podem ser incluídos no universo do conjunto dado; Tomar consciência do universo de um conjunto pela sua extensão; desenvolver jogos para entender a lógico dos subconjuntos no universo da coleção selecionada
Saber contar; agrupar elementos; reter dados para representar por meio da escrita.
Atividade 1 - Formação de conjunto base
1º Momento – O professor solicita que as crianças observem os colegas da sala e verifiquem que:
Obs. O conjunto base pode ser organizado de forma diferente: exemplo: o conjunto de crianças da sala que estão com farda completa:
2º momento – O professor e alunos criam outros critérios para representar o conjunto base: exemplo: o gênero: o conjunto das alunas da turma 3A é igual ao conjunto das 10 meninas da classe e ao conjunto de Maria, Iara, Luiza, Mariana, Marina, Rita, Sheyla, Karhen, Isabel e Ana.
Atividade 2 – Relacionar o conjunto base à base 10.
1º momento – o professor solicita que cada criança faça seu autoretrato em um pedaço de cartolina e identifica com o nome. Com esse material, ele ajuda a turma a fazer uma elaboração conjunta. Convida uma das crianças para manipular as peças e a turma vai sugerindo como organizar os desenhos em grupos de 10, assim formam dois grupos de 10 e sobram 5.
Para organizar os conjuntos na base 10, o professor deve colocar pulseiras nos braços de vinte alunos e formar o conjunto dos alunos que estão com pulseiras verdes e azuis, que é igual ao conjunto de alunos que estão marcados. Assim, as crianças selecionam os desenhos identificados e organizam em dois grupos somente as crianças marcadas, o grupo dos alunos com pulseiras verdes e o grupo de crianças com pulseiras azuis. Em seguida, observam que o conjunto base é o conjunto das crianças marcadas e cada grupo de 10 é um subconjunto.
2º momento – As crianças sentam em duplas, discutem a atividade coletiva e desenham os grupos que estão compulseiras, 10 alunos com pulseiras verdes e 10 com pulseiras azuis. Cada grupo deve discutir porque os cinco alunos sem pulseiras não pertencem ao conjunto base e explicam porque eles não podem fazer parte do conjunto.
Atividade 3 - Representação escrita dos números com algarismo do conjunto.
1º momento - O professor distribui cubos e barras do material dourado; as crianças em duplas fazem a troca entre barras e cubos.
3º momento – O professor com base nessa atividade orienta as crianças para desenvolver uma operação matemática, com desenho e com a linguagem matemática.
MATERIAL DOURADO |
Desenhe 25 cubos, faça um cercado a cada grupo de 10 cubos, quantos sobraram? |
Desenhe barras com cada cercado da casa anterior |
Escreva a operação em linguagem matemática |
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Obs. Relacionar o conjunto base(20 alunos marcados) com a base 10, além de ajudar as crianças a pensar em subconjuntos e em um universo, ajuda na introdução do conhecimento de unidade e dezena.
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: editora Ática, 2000.
Verificar se as crianças conseguiram formar conjuntos; Analisar se compreenderam a lógica do material dourado; Se as duplas conseguiram discutir e comparar a quantidade de crianças com pulseiras e a quantidade de barras;
Nas atividades desenvolvidas pelas crianças, o professor procura analisar se elas entenderam a igualdade dos conjuntos (identidade dos elementos dos conjuntos equivalentes) se as crianças conseguiram identificar o conjunto base ou seja incluir os elementos do conjunto equivalente no universo do conjunto base; na atividade com base 10, se as crianças compreenderam que os alunos de pulseiras verdes e azuis fazem partem do universo dos alunos com pulseiras.
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