Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONJUNTO DE BASE

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVO: selecionar objetos que podem ser incluídos no  universo do conjunto dado; Tomar consciência do universo de um conjunto pela sua extensão; desenvolver jogos para entender a lógico dos subconjuntos no universo da coleção selecionada

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber contar;  agrupar elementos; reter dados para representar por meio da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -   Formação de conjunto base  

 1º Momento – O professor solicita que as crianças observem os colegas da sala e verifiquem que:

  • O conjunto formado por aqueles que estão com camisetas brancas, shorts azuis e sapatos brancos  é igual ao o conjunto de  Maria, João, Lucas, Iara, José, Iugo, Luiza.
  • O conjunto formado por aqueles que não estão com camisetas brancas, shorts azuis e sapatos brancos é igual ao conjunto das crianças que estão sem fardas.

Obs. O conjunto base pode ser organizado de forma diferente: exemplo: o conjunto de crianças da sala que estão com farda completa:

  • o conjunto de alunos com farda completa, equivale ao conjunto de  alunos  de camisetas brancas, shorts azuis e sapatos brancos e  ao  conjunto de Maria, João, Lucas, Iara, José, Iugo e Luiza.
  • Obs. A igualdade dos  conjuntos para as crianças começa a ficar interessante quando elas tem diante de si as definições diferentes de um mesmo conjunto.  

 2º momento – O professor e alunos criam outros critérios para representar o conjunto base: exemplo: o gênero: o conjunto das alunas da turma 3A é igual ao conjunto das 10 meninas da classe e ao conjunto de Maria, Iara, Luiza, Mariana, Marina, Rita, Sheyla, Karhen, Isabel e Ana.

Atividade 2 – Relacionar o conjunto base à base 10.

  1º momento – o professor solicita que cada criança faça seu autoretrato em um pedaço de cartolina e identifica com o nome. Com esse material, ele ajuda a turma a fazer uma elaboração conjunta. Convida uma das crianças para manipular as peças e a turma vai sugerindo como organizar os desenhos em grupos de 10, assim formam dois  grupos de 10 e sobram 5.

Para organizar os conjuntos na base 10,  o professor deve colocar pulseiras nos braços de vinte alunos e formar o conjunto dos alunos que estão com pulseiras verdes e azuis, que é igual ao conjunto de alunos que estão marcados. Assim, as crianças selecionam os desenhos identificados e organizam em dois grupos somente as crianças marcadas, o grupo dos alunos com pulseiras verdes e o grupo de crianças com pulseiras azuis. Em seguida, observam que o conjunto base é o conjunto das crianças marcadas e cada grupo de 10 é um subconjunto.

2º momento – As  crianças sentam em duplas, discutem a atividade coletiva e desenham os grupos que estão compulseiras, 10 alunos com pulseiras verdes e 10 com pulseiras azuis. Cada grupo deve discutir porque os cinco alunos sem pulseiras não pertencem ao conjunto base e  explicam porque eles não podem fazer parte do conjunto.  

Atividade 3 -  Representação escrita dos números com algarismo do conjunto.

 1º momento - O professor distribui cubos e barras do material dourado; as crianças em duplas fazem a troca entre barras e cubos.

  • As crianças recebem duas caixas, uma com 25 cubos, a outra com duas barras;
  • Contam os cubos e as barras;
  • Cada criança faz a troca com o seu par, 10 cubos por uma barra;
  • Contam quantos cubos sobraram;
  •  Analisam que 25 cubos formam duas coleções de 10 e 5 unidades;  
  • Dessa forma, o professor pode introduzir o tema dezenas, visto que, o conjunto de 10 unidades  forma uma dezena, como no exemplo abaixo:    formam duas coleções de 10 e sobram 5 unidades.
  •   

3º momento –  O professor com base nessa atividade orienta as crianças para desenvolver uma operação matemática,  com desenho e com a linguagem matemática.

MATERIAL DOURADO

Desenhe 25 cubos, faça um cercado a cada grupo de 10 cubos, quantos sobraram?

 Desenhe barras com cada cercado da casa anterior

Escreva a operação em linguagem matemática

Obs. Relacionar o conjunto base(20 alunos marcados) com a base 10, além de ajudar as crianças a pensar em subconjuntos e em um universo, ajuda na  introdução do conhecimento de unidade e dezena.

                                 

Recursos Complementares

COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: editora Ática, 2000.

Avaliação

Verificar se as crianças conseguiram formar conjuntos; Analisar se compreenderam a lógica do material dourado; Se as duplas conseguiram discutir e comparar a quantidade de crianças com pulseiras e a quantidade de barras;

Nas atividades desenvolvidas pelas crianças, o professor procura analisar se elas entenderam a igualdade dos conjuntos (identidade dos elementos dos conjuntos equivalentes) se as crianças conseguiram identificar o conjunto base ou seja incluir os elementos do conjunto equivalente no universo do conjunto base; na atividade com base 10, se as crianças compreenderam que os alunos de pulseiras verdes e azuis fazem partem do universo dos alunos com pulseiras. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.