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DIVISÕES COM NÚMEROS INTEIROS

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Criar caminhos para resolver situações-problema de divisão.
  •   Criar estratégias mentais de resolução dos problemas propostos com números inteiros;
  • Recorrer a um conjunto de conhecimentos numéricos para resolver situações problemas
Duração das atividades
2 aula com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber somar, saber multiplicar.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Estratégia de divisão,  utilizando o cálculo mental.  

 1º Momento – O professor problematiza por meio da oralidade, dizendo: imagine um número que dividido por 5 , obtemos o número inteiro 4.   O professor nesse momento deixa as crianças resolverem esse cálculo sem interferir, um modo de conhecer a habilidade mental das crianças fazerem cálculos.

   Obs:. É interessante o professor indicar os valores de forma que o resultado obtido seja um número inteiro, pois nas séries iniciais do ensino fundamental  os alunos ainda estão em fase inicial de aprendizagem.  

 2 º momento – O professor propõe uma situação-problema às crianças. A que consiste nos seguintes passos:

  •  O professor problematiza, oferencendo uma situação-problema;
  • As crianças fazem suas estimativas; Cada criança pensa e anota no papel sua estimativa;
  •  O professor dialoga e pede que falem como pensaram para resolver a situação-problema.  

 Numa fazenda João criava 20 vaquinhas. Durante o dia as vaquinhas ficavam pastando pela fazenda e, no período da noite, João recolhia as vaquinhas no curral. Se João criava 20 vaquinhas e tinha 4 currais. Então, quantas vaquinhas vão ficar em cada curral? 

A situação-problema foi proposta em de forma de texto, de forma que  os alunos pudessem pensar e estruturar seu pensamento, por meio da escrita e do desenho. Como segue o exemplar abaixo:

  3º momento -   O professor apresenta ao grupo uma maquete ou um desenho plano de uma pequena fazenda apontando os quatros currais contidos no desenho, deve trazer como recurso réplicas de vaquinhas de plásticos, para que as crianças possam manipular as peças e efetuar a divisão dos animais entre os currais.   

  4º momento - O professor discute com os alunos as estratégias que criaram para efetuar a divisão, analisar com eles os mecanismos para obter o resultado. Os alunos podem fazer a divisão, utilizando relação um a um ou agrupamentos, mas o que devem estar atentos é a regularidade das estratégias utilizadas.  

Obs.  O professor questiona,  chamando a atenção para criar estratégias a fim de ter uma operação adequada.  Como segue abaixo:

  •  Se na fazenda tem 20 vaquinhas e 4 currais, vamos distribuí-las de forma igualitária em cada curral.  Se 20 é o total de vacas e 4 é o número de curral. Dessa forma, o que fazer para ficar a mesma quantidade em cada curral.  O professor não padroniza as estratégias, cada grupo deve pensar, discutir, experimentar e verificar se o caminho percorrido ofereceu a resposta adequada.

Atividade 2 –  Distribuir  os alunos nas mesas da sala de aula  

 1º momento – o professor faz uma grade roda e diz para os alunos: hoje faltaram 5 crianças e estão presentes 25. Nós temos quatro mesas, quantas crianças ficarão em cada mesa? Depois da questão divide a turma em grupos e cada grupo pensará na resposta, em seguida  anunciam o que pensaram e combinaram.  

   2º momento – cada grupo vai até a mesa para verificar a sua hipótese. As demais crianças analisam e discutem a viabilidade da suposição de cada grupo.

  3º momento – as crianças desenham o problema e organizam em linguagem matemática.

Atividade 3  - Resolver problemas de divisão

 1º momento –  O professor propõe aos alunos uma atividade individual, o que fizeram com orientação e junto com os outros, agora farão sozinhos. Antes precisavam de recursos materiais para resolver a situação, nessa etapa, resolverão os problemas de divisão sem apoio externo (de materiais), sem auxilio (dos colegas e do professor). Os alunos recebem o problema, lápis e papel e tentam resolver.   

Problema   Na sala de aula tem 10 meninas, a diretora resolveu presenteá-las e comprou 50 bonecas para distribuir com elas. Quantas bonecas cada menina receberá?

 2º momento – Cada criança apresenta a resolução do problema:, o caminho que percorreu e o resultado.

Recursos Complementares

INSTITUT NATIONAL DE RECHERCHE PÉDAGOGIQUE. À descoberta dos números: Contar, cantar e calcular. Lisboa: Colecção perspectivas  actuais. Edições Asa, 1995.

Avaliação

·         Verificar as estratégias utilizadas pelas crianças para chegar ao resultado; Observar se necessitaram do objeto concreto como apoio para resolver a problematizaçao ou se resolveram por meio das estratégias mentais para obter o resultado

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