Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COLEÇÕES E ADIÇÃO

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Desenvolver estratégias para juntar e unir objetos em coleções de modo que expressem vivências cotidianas;
  •   Desenvolver a habilidade de inventar e criar problemas para ser resolvidos pelos colegas da sala;         
  •   Analisar objetos da vivência cotidiana e buscar a afinidade entre eles e agrupa-los; ·  
  •   Acrescentar objetos a coleção pela sua semelhança; ·      
  •   Elaborar (em dupla) uma situação problema para outra dupla resolver; ·   
  •   Elaborar situações problemas, conjuntamente com os professores e os demais colegas da classe, para ser resolvida pelo grupo.  
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber somar, escrever, reconhecer as características de livros literários e reconher as distinções entre os diferentes gêneros de livros literários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Problematizar e formular questões com os objetos da sala

   1º Momento – Formar coleções. O professor problematiza uma situação-problema da sala de aula, tomando como exemplo os livros contidos na estante. Dessa forma, a situação com o cotidiano, vai ajudar as crianças a ter uma previsão. O professor traz para o centro da roda, vários livros de:

  •  Lendas;
  • Contos de fada;
  • Poemas.  

 Estratégias - As crianças vão lendo o título, observando os desenhos e categorizando os tipos de livros. Elas organizadas em pequenos  grupos fazem a identificação do gênero dos livros (as crianças já devem reconhecer as caracteristicas de um livro de literatura). Em seguida fazem a separação e agrupamentos, conforme a  classificação acima, ou seja, quais as caracteristicas que tem em cada  livro para ser incluido no genero literatura?  quais as características de diferenciação  para indicá-los como: lendas, contos de fadas e poesias?   

2º momento – o professor discute com as crianças sobre os atributos que eles se orientaram para fazer a divisão dos livros e os agrupamentos. Nesse sentido, faz uma discussão das características de identificação e de classificação.

3º Momento-  Problematização com as coleções.  O professor pede que os alunos contem quantos exemplares tem de cada coleção: Contos de fada; Lendas; Poemas.Supondo que os respectivos números sejam  10, 8, 2, anota-se na lousa a quantidade de cada coleção. Em seguida, o professor constrói um gráfico com o grupo, de forma que, possam tomar como apoio para resolver as situações, bem como criarem outras.          

   Nesse momento, o professor problematiza com as seguintes questões: Se tem 10 livros de contos de fadas; 8 de  lendas; 2 de  poemas, quantos livros têm ao todo? Na sala têm 6 mesas e em cada mesa ficam quatro crianças. Quantos livros são necessários de modo que cada criança receba 1? Se a turma tem 20 alunos, quantas crianças receberão  livros de poemas, de contos de fada e lendas? Em seguida, cada aluno registra no gráfico e socializa na turma.

    Atividade 2  - Elaborar situações-problema  

 1º momento - O professor organiza as crianças em duplas para a construção de uma situação-problema com os livros (recurso didático da aula). Em seguida, as duplas trocam seus problemas com uma dupla parceira, que tem como tarefa solucionar o problema uma da outra.

  2 º momento – cada dupla é informada pela dupla parceira se foi possível ou não de responder a sua situação problema. Nesse sentido, a resolução da atividade vai ajudar as crianças a verificar se sua construção é possível de obter resultado ou não. Caso não obtenha resposta,  o professor  ajudá na reorganização da situação problema.

Recursos Complementares

COLL, C.,TEBEROSKY.  A.  Aprendendo matemática: conteúdos essenciaispara o ensino fundamental  de 1ª a 4ª série. São Paulo: Editora Ática, 2000.

Avaliação
  • Verificar se os alunos conseguiram identificar os livros e se  fizeram agrupamentos das coleções;
  • Analisar se conseguiram formular e resolver as situações-problema,  quais os mecanismos que utilizaram para chegar ao resultado final.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARILEUZA ANTUNES, E.M.IRACY DA SILVA ALMEIDA , Mato Grosso do Sul - disse:
    mari-leuza@hotmail.com

    06/07/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI SUA SUGESTÃO,MUITO CRIATIVA,É UM TRABALHO QUE UNE AS DUAS DISCIPLINAS: MATEMÁTICA E A LÍNGUA PORTUGUESA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.