Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O NÚMERO COMO PROPRIEDADES DOS CONJUNTOS

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Rim

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os conjuntos com base no conceito de equivalência; Compreender que os números não existem “concretamente”, são propriedades relativas a quantidade de elementos de um conjunto.  

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contar, somar e ter noção de agrupamentos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Comparar conjuntos equivalentes  

 1º Momento – O professor faz uma  proposta que envolve valores e objetos. Dessa maneira, os alunos aprendem a  agrupar e fazer a relação de equivalência entre os objetos e seus valores por meio de cálculo mental e/ ou estimativas. No exemplo: o professor apresenta um conjunto de camisas para  problematizar a situação,  seguindo algumas questôes:

  •  Quantas camisas têm nesse conjunto?
  • ·      
  • Quanto será que vale cada uma?
  •  ·       
  • Quanto custam 11 camisas, se uma camisa vale R$ 5,00 (cinco reais).

Observação -  Nesse momento, o professor orienta os alunos a fazer seus cálculos para obter um resultado. O material nessa etapa é papel e lápis para eles traçarem suas estratégias de respostas.

  2º momento - Os alunos buscam estratégias, como forma de resolver esse problema, utilizando  um quadro com ilustrações de camisas e  cédulas .   Nesse momento o professor:

  •   apresenta um conjunto de camisas e um conjunto de cédulas;
  •  ajuda na comparação de valores entre o conjunto de camisas e conjunto de cédulas de R$ 5,00 (cinco reais).

Fonte: http://www.subsidesports.com/uk/images/product/xlarge/BrasilHSS0708.jpg     

http://danielbecher.com/wp-content/uploads/2008/05/nota-de-5-reais.jpg 

3º Momento - Construir uma tabela  para que os alunos visualizem a equivalência entre o valor atribuído e a peça.  Assim, os alunos se reúnem em grupo e respondem a seguinte questão: Se cada camisa custa R$ 5,00 (cinco reais), então quantas notas de R$ 5,00 (cinco reais) são necessárias para pagar as camisas?

Atividade 2 – Refletir sobre as operações realizadas com a tabela  

1º  momento - O professor retoma  os valores e discute as respostas dos alunos, tomando como referência  a construção  coletiva.  Nesse sentido, coloca os valores fazendo o confronto entre as cédulas e as camisas. Na problematização os alunos apresentam a estratégia utilizada e a resposta a que chegaram. Assim, o professor coloca o seguinte esquema:

  • 1 camisa vale  R$ 5,00
  • 11 camisas valem  ..........
  • 1 cédula vale  R$ 5,00
  • 11 cédulas valem .....................

Recursos Complementares

COLL, C., TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamentald de 1ºª a 4ª  série. São Paulo: Editora Ática, 2000.

Avaliação

O professor observa, analisa e registra o desempenho dos alunos durante o processo de aprendizagem e verifica no final se eles conseguiram reconhecer os conjuntos, com base no conceito de equivalência; se conseguiram compreender que os números   são propriedades relativas à quantidade de elementos de um conjunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.