18/06/2010
Raimunda Porfirio Rim
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Reconhecer os conjuntos com base no conceito de equivalência; Compreender que os números não existem “concretamente”, são propriedades relativas a quantidade de elementos de um conjunto.
Contar, somar e ter noção de agrupamentos.
Atividade 1 – Comparar conjuntos equivalentes
1º Momento – O professor faz uma proposta que envolve valores e objetos. Dessa maneira, os alunos aprendem a agrupar e fazer a relação de equivalência entre os objetos e seus valores por meio de cálculo mental e/ ou estimativas. No exemplo: o professor apresenta um conjunto de camisas para problematizar a situação, seguindo algumas questôes:
Observação - Nesse momento, o professor orienta os alunos a fazer seus cálculos para obter um resultado. O material nessa etapa é papel e lápis para eles traçarem suas estratégias de respostas.
2º momento - Os alunos buscam estratégias, como forma de resolver esse problema, utilizando um quadro com ilustrações de camisas e cédulas . Nesse momento o professor:
Fonte: http://www.subsidesports.com/uk/images/product/xlarge/BrasilHSS0708.jpg
http://danielbecher.com/wp-content/uploads/2008/05/nota-de-5-reais.jpg
3º Momento - Construir uma tabela para que os alunos visualizem a equivalência entre o valor atribuído e a peça. Assim, os alunos se reúnem em grupo e respondem a seguinte questão: Se cada camisa custa R$ 5,00 (cinco reais), então quantas notas de R$ 5,00 (cinco reais) são necessárias para pagar as camisas?
Atividade 2 – Refletir sobre as operações realizadas com a tabela
1º momento - O professor retoma os valores e discute as respostas dos alunos, tomando como referência a construção coletiva. Nesse sentido, coloca os valores fazendo o confronto entre as cédulas e as camisas. Na problematização os alunos apresentam a estratégia utilizada e a resposta a que chegaram. Assim, o professor coloca o seguinte esquema:
COLL, C., TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamentald de 1ºª a 4ª série. São Paulo: Editora Ática, 2000.
O professor observa, analisa e registra o desempenho dos alunos durante o processo de aprendizagem e verifica no final se eles conseguiram reconhecer os conjuntos, com base no conceito de equivalência; se conseguiram compreender que os números são propriedades relativas à quantidade de elementos de um conjunto.
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