08/06/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Somar pequenas quantidades, ter noção da subtração.
Atividade 1- Brincar de parlenda
1º Momento – O professor apresenta uma parlenda para os alunos, como segue abaixo, mas antes diz que na lata de biscoito da parlenda havia 10 biscoito e para acompanhar o jogo falado, as crianças recebem 10 tampinhas, para fazer a subtração. Inicia o jogo:
FUI NA LATA DE BISCOITO TIREI UM, TIREI DOIS,
Professor: quantos ficaram?
TIREI TRÊS, TIREI QUATRO,
Professor: quantos ficaram?
TIREI CINCO, TIREI SEIS,
Professor: quantos ficaram?
TIREI SETE, TIREI OITO,
Professor: quantos ficaram?
TIREI NOVE, TIREI DEZ!
Professor: quantos ficaram?
2º momento – O professor no momento da formação do raciocínio matemático, proporciona às crianças o desenvolvimento da imaginação, ele faz pensar na lata e nos biscoitos, Diz para os alunos que na lata de biscoito continha dez, depois segue com alguns questionamentos: ·
Obs. O professor segue a brincadeira com os biscoitos, onde cada grupo fará a retirada de acordo com a orientação da parlenda. Assim, eles farão passa a passo. Por exemplo:
Na lata de biscoito havia 10.
Obs. Segue com a brincadeira até chegar a 10. As crianças com as dez tampinhas de apoio a brincadeira.
Atividade 2 – Adicionar objetos ao conjunto.
1º momento - O professor retoma a atividade da coleção dos biscoitos e, a partir da mesma problematiza para formar outra coleção. Como pode ser compreendido no exemplo abaixo:
O professor faz a seguinte proposta, faz de conta que na lata havia biscoito Maria, nós comemos todos, mas João trouxe 10 biscoitos de aveia, vamos colocá-los na lata.
FUI NA LATA DE BISCOITO
COLOQUEI UM, COLOQUEI DOIS,
Professor: um mais--------------- igual a dois.
COLOQUEI TRÊS, COLOQUEI QUATRO,
Professor: três mais ----------é igual a quatro.
COLOQUEI CINCO, COLOQUEI SEIS,
Professor: cinco mais ..........é igual a seis.
COLOQUEI SETE, COLOQUEI OITO,
Professor: sete mais ------é igual a oito.
COLOQUEI NOVE, COLOQUEI DEZ!
Professor: nove mais ---------------é igual a dez.
OBS. O professor observa as estratégias utilizadas pelas crianças durante a brincadeira, elas devem fazer o movimento o tempo todo de colocar e retirar e fazer nova coleção e acompanhar a parlenda. Cada criança deve estar com um copo transparente, feito de garra plástica, para mobilizar a entrada e saída das coleções, conforme o jogo.
Atividade 3 – Representar a brincadeira por meio de desenho e da linguagem matemática .
1º momento - O professor acompanha as crianças a representar o jogo mediante a operação de subtração, inicialmente organiza as crianças em grupo para fazer uma leitura prévia e explicar como devem organizar a brincadeira por meio do desenho e da escrita.
Situação 1 - Operação de subtração.
PARLENDA |
DESENHO |
LINGUAGEM MATEMÁTICA |
FUI NA LATA DE BISCOITO |
|
|
TIREI UM, TIREI DOIS, |
|
10 -1= 10 - 2 = |
TIREI TRÊS, TIREI QUATRO |
|
|
TIREI CINCO, TIREI SEIS |
|
|
TIREI SETE, TIREI OITO |
|
|
TIREI NOVE, TIREI 10 |
|
|
|
|
|
2º momento - O professor acompanha as crianças a representar o jogo mediante a operação de adição, inicialmente organiza as crianças em grupo para fazer uma leitura prévia e explicar como devem organizar a brincadeira por meio do desenho e da escrita.
Situação 2 - Operação de adição.
PARLENDA |
DESENHO |
LINGUAGEM MATEMÁTICA |
FUI NA LATA DE BISCOITO |
|
|
COLOQUEI UM , COLOQUEI DOIS, |
|
0+1= 1+1= |
COLOQUEI TRÊS, COLOQUEI QUATRO |
|
|
COLOQUEI CINCO, COLOQUEI SEIS |
|
|
COLOQUEI SETE, COLOQUEI OITO |
|
|
COLOQUEI NOVE, COLOQUEI 10 |
|
|
|
|
|
Observação. Essa atividade no final das aulas ajuda ao professor avaliar seus alunos.
COL, C. TEBEROSKY, A. Prendendo matemática: Conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série.São Paulo: editora ativa, 2000.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!