Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COLEÇÕES E SUBTRAÇÃO

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver ações de retirar objetos de uma coleção para compreender a subtração;
  •  Adicionar objetos a um conjunto e explicar a propriedade numérica do novo conjunto resultante da união.   
  •  Observar as coleções e retirar objetos diferentes; ·    
  •  Analisar a quantidade retirada e os elementos que sobraram na coleção; ·   
  •   Analisar o conjunto dado, conferir a quantidade e adicionar objetos para formar um novo conjunto.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momento de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Somar pequenas quantidades, ter noção da subtração.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-  Brincar de parlenda    

  1º Momento – O professor apresenta uma parlenda para os alunos, como segue abaixo, mas antes diz que na lata de biscoito da parlenda havia 10 biscoito e para acompanhar o jogo falado, as crianças recebem 10 tampinhas, para fazer a subtração. Inicia o jogo:  

 FUI NA LATA DE BISCOITO TIREI UM, TIREI DOIS,

 Professor: quantos ficaram?  

 TIREI TRÊS, TIREI QUATRO,

 Professor: quantos ficaram?                                                                                                               

TIREI CINCO, TIREI SEIS,

Professor: quantos ficaram?   

TIREI SETE, TIREI OITO,

Professor: quantos ficaram?   

TIREI NOVE, TIREI DEZ!

Professor: quantos ficaram?     

2º momento – O professor no momento da formação do raciocínio matemático,  proporciona às crianças o desenvolvimento da imaginação, ele faz pensar na lata e nos biscoitos, Diz para os alunos que na lata de biscoito continha dez, depois segue com alguns questionamentos: ·      

  •    De que fala a parlenda? ·      
  •    O que aconteceu com os biscoitos? ·      
  •    Todos os biscoitos têm o mesmo formato? ·      
  •    Que tipo de biscoito havia na lata? ·        
  •  Quantos biscoitos foram retirados? ·       
  •   Será que vai sobrar algum biscoito?   

Obs. O professor segue a brincadeira com os biscoitos, onde cada grupo fará a retirada de acordo com a orientação da parlenda. Assim, eles farão passa a passo. Por exemplo:

Na lata de biscoito havia 10.

  •  Tirei 1  , ficaram? __________
  • Tirei 2, ficaram? ________
  • Tirei 3, ficaram? ________

Obs. Segue com a brincadeira até chegar a 10.  As crianças com as dez tampinhas de apoio a brincadeira.   

Atividade  2 – Adicionar objetos ao conjunto.  

 1º momento - O professor retoma a atividade da coleção dos biscoitos e, a partir da mesma problematiza para formar outra coleção. Como pode ser compreendido no exemplo abaixo:  

 O professor faz a seguinte proposta, faz de conta que na lata havia biscoito Maria, nós comemos todos, mas João trouxe 10 biscoitos de aveia, vamos colocá-los na lata.

 FUI NA LATA DE BISCOITO

 COLOQUEI UM, COLOQUEI DOIS,

Professor: um mais--------------- igual a dois.   

COLOQUEI TRÊS, COLOQUEI QUATRO,

 Professor:  três mais ----------é igual a quatro.

COLOQUEI CINCO, COLOQUEI SEIS,

Professor: cinco mais ..........é igual a seis.   

COLOQUEI SETE, COLOQUEI OITO,

 Professor: sete mais ------é igual a oito.

COLOQUEI NOVE, COLOQUEI DEZ!

Professor: nove mais ---------------é igual a dez.     

OBS. O professor observa as estratégias utilizadas pelas crianças durante a brincadeira,  elas devem fazer o movimento o tempo todo de colocar e retirar e fazer nova coleção e acompanhar a parlenda. Cada criança deve estar com um copo transparente, feito de garra plástica, para mobilizar a entrada e saída das coleções, conforme o jogo.

 Atividade 3 – Representar a brincadeira por meio de desenho e da linguagem matemática .

1º momento - O professor acompanha as crianças a representar o jogo mediante a operação de subtração, inicialmente organiza as crianças em grupo para fazer uma leitura prévia e explicar como devem organizar a brincadeira por meio do desenho e da escrita.

Situação 1 - Operação de subtração.

PARLENDA

DESENHO

LINGUAGEM MATEMÁTICA

FUI NA LATA DE BISCOITO

TIREI UM, TIREI DOIS,

10 -1=                10 - 2 =

TIREI TRÊS, TIREI QUATRO

TIREI CINCO, TIREI SEIS

TIREI SETE, TIREI OITO

TIREI NOVE, TIREI 10

2º momento - O professor acompanha as crianças a representar o jogo mediante a operação de adição, inicialmente organiza as crianças em grupo para fazer uma leitura prévia e explicar como devem organizar a brincadeira por meio do desenho e da escrita.

Situação 2 - Operação de adição.

PARLENDA  

DESENHO

LINGUAGEM MATEMÁTICA

FUI NA LATA DE BISCOITO

COLOQUEI UM , COLOQUEI DOIS,

0+1=                                    1+1=

COLOQUEI TRÊS, COLOQUEI QUATRO

COLOQUEI CINCO, COLOQUEI SEIS

COLOQUEI SETE, COLOQUEI OITO

COLOQUEI NOVE, COLOQUEI 10

Observação. Essa atividade no final das aulas ajuda ao professor avaliar seus alunos.

Recursos Complementares

COL, C. TEBEROSKY, A. Prendendo matemática: Conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série.São Paulo: editora ativa, 2000.

Avaliação
  • Verificar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas de subtração nas coleções;
  • Analisar se conseguem representar de forma convencional para representar ou se necessitam do apoio de um modelo para resolver as situações.
  •  Avaliar o nível de conhecimento das crianças, mediante a atividade 3, nas situações 1 e 2.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.