28/06/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Vivenciar atráves da brincadeira as regras, a organização e a preparação de um jogo de futebol.
Conhecer as regras do futebol;
Vivenciar brincadeiras com o futebol.
1ª ATIVIDADE
Organizar na sala os times e os jogadores para jogar. Nesta atividade o professor retoma as regras e as posições de cada jogador no time. Para a escolha dos lugares de cada um indagar:
Definido os times e os jogadores. Escollher um nome para cada um dos times, a cor e o símbolo de cada um. As crianças que não quiserem participar o professor deve propor que fiquem na torcida organizada. Combinar que a brincadeira é uma forma para aprender a jogar.
Continuando os preparativos do jogo, as crianças poderão confecionar uma placa para colocar o placar, ou seja, o total de gols. Definir quem será o juz e ainda confeccionar adereços com papel crepom para animar a torcida organizadora.
2º ATIVIDADE
A brincadeira deve ser realizada no pátio da escola ou dentro de uma quadra, se houver. Dividir previamente as crianças em dois times, definindo a posição de cada um no jogo. Solicitar que tragam calção, camiseta para o jogo. Pode-se combinar uma cor de camiseta para cada um dos times.
Fonte: Arquivo da Autora.
3ª ATIVIDADE
Após o jogo solicitar que registrem por escrito como foi a brincadeira. Para esta atividade, o professor dever relembrar a brincadeira, perquntando:
4ª ATIVIDADE
Mostrar obras de arte de algum pintor com o tema futebol. Organize uma exposição com as obras para os alunos apreciarem. Depois, os alunos irão comentar as obras expondo suas impressões.O professor deve ler uma biografia do artista contextualizando sua história de vida, estilo das obras. Para fazer a releitrura as crianças poderão usar carvão para desenha/pintar em papel canson. Em seguida, o professor deve ajudá-las a passar o verniz fixador em spray para o carvão não sair.
O Professor pode utilizar obras de outros artistas, imagem de revistas, capas de livros, fotos e etc que registre cenas de futebol. Vejamos um exemplo de releituras.
Fonte: Obra de Newton Navarro. Relatório da Prática Pedagógica. Turma 5- Tarde. NEI-CAp/UFRN2008.
Fonte: Releitura da obra de Newton Navarro. Relatório da Prática Pedagógica. Turma 5- Tarde. NEI-CAp/UFRN2008.
Fonte: Abracadabra:fantásticas histórias de aventuras e sonhos.Gilka S. Pimentel e Luciana L. de Castro. Livro da Turma 5-Manhã. NEI-CAp/UFRN. Natal-RN, 2010.
SUGESTÃO: Assistir um vídeo de uma partida de futebol de um time conhecido pela turma ou um jogo com jogadores famosos da copa de 70 tais como: Pelé, Garrincha, Rivelino, Gerson, Tostão.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!