27/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer os diferentes sujeitos da escola, realizar entrevistas buscando entender e valorizar as diferentes funções exercidas pelas pessoas que atuam na escola.
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a história da escola e os diferentes espaços físicos da mesma.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor para enriquecer sua aula consulte nossa aula postada no Portal “Conhecendo nossa escola”. Organize a turma em grupos de quatro alunos. Faça um levantamento dos profissionais que trabalham em sua escola (porteiro, faxineiro, cantineiro, merendeiro, bibliotecário, professor, coordenador, diretor, etc.).
Depois deste levantamento, faça a divisão entre os grupos dos nomes dos diferentes profissionais que atuam na escola. Cada grupo terá como objetivo levantar hipóteses sobre a função destes profissionais dentro da escola. Os grupos deverão dialogar sobre o que pensam acerca da função exercida por tais profissionais e fazer um registro escrito das suas ideias.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Professor elabore com os grupos formados na aula anterior, um roteiro de entrevista para cada profissional que atua na escola. Com esta entrevista os alunos poderão verificar as suas hipóteses. Aproveite para dialogar com a turma sobre o que compreenderam, o local e a forma como realizarão a entrevista. Veja a sugestão abaixo:
1- Qual a sua função na escola?
2- Que materiais você necessita para trabalhar?
3- Quantas horas de trabalho você cumpre diariamente?
4- Qual a importância da sua função para a escola?
5- Você gosta do seu cargo? Por quê?
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Após a elaboração do roteiro de entrevista, agende um horário com os diferentes profissionais da escola para que os grupos possam realizar a entrevista. Cada grupo fará entrevista com profissionais diferentes e depois em sala de aula, farão a socialização dos dados coletados para toda a turma. Professor os grupos poderão fazer um texto explicando o que compreenderam sobre a função dos profissionais, comparando as suas hipóteses com as informações obtidas.
Professor aproveite para criar com a turma um documento de identificação de cada profissional entrevistado para compor um painel, que deverá ficar exposto na sala de aula para conhecimento e visualização de todos. Para isso, é preciso que tire uma foto de cada pessoa entrevistada e organize os dados coletados em uma ficha, como a sugerida abaixo:
Fonte: Acervo da autora.
Para outras informações sobre a profissão professores: Professor
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a função e a importância de cada sujeito no cotidiano escolar.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2010
Cinco estrelasMuito adequado o tema, o tempo para a realização das atividades e a diversificação das atividades