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Aproveitamento Integral e Reaproveitamento dos Alimentos

 

31/05/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Distinguir a diferença entre os conceitos de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.

• Promover mudanças de hábitos alimentares.

• Aplicar técnicas relativas ao pleno aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.

 • Praticar e usufruir dos conhecimentos de educação ambiental..

Duração das atividades
02 a 03 aulas de 5o minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

O Professor deverá dividir o texto abaixo em 3 partes (início, meio e fim) e distribuirá aleatoriamente para todos os alunos da sala, sendo que cada  aluno receberá uma parte do texto. Logo depois formará 3 grupos de acordo com a parte do texto que foram distribuídos. Em  seguida, o professor estimulará o debate dentro de cada grupo formado e depois irá juntar as partes do texto e discutirá juntamente com os grupos, o texto na íntegra. Nesta atividade, os alunos poderão perceber que apesar de cada grupo ter trabalhado com uma parte do texto, o seu envolvimento no debate dentro de seu grupo permitiu fazer uma leitura maior da outra parte do texto que eles não haviam trabalhado e com isso poderão ampliar seu conhecimento e descobrir como é importante a formação de um grupo para fortalecer a discussão de um determinado assunto.

Texto: Aproveitamento Integral dos Alimentos:  Melhor sobrar do que faltar?

Camila Badawi Acadêmica de Nutrição da FSP – USP, – para saber mais acesse: www.nutrociencia.com.br

Cascas, talos, sementes...                                                                                                                                                                                                        

Pouca gente sabe, mas as partes vistas como “menos nobres” dos alimentos têm grande valor nutritivo! São ricas em vitaminas (especialmente A e C), além de ferro, potássio e outros nutrientes. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem apenas ao meio ambiente e à sociedade, mas também ao corpo e à mente. Estima-se que 30% da produção mundial de alimentos sejam desperdiçados devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização. No Brasil, aproximadamente 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente, o que torna esse lixo um dos mais ricos do mundo, sendo o Brasil considerado o país do desperdício. Nós brasileiros perdemos mais de 12 bilhões de reais por ano com o desperdício de alimentos. Os supermercados jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Nas feiras livres de São Paulo, mais de mil toneladas vão para o lixo todos os dias. Segundo o IBGE, o desperdício no consumo doméstico de alimentos chega a 20%. A forma mais comum de desperdício caseiro é a distorção no uso do alimento. Talos, folhas e cascas são, muitas vezes, mais nutritivos do que a parte dos alimentos que estamos habituados a comer. Um quarto de toda produção nacional de frutas, verduras e legumes não são aproveitados. Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade.

 LIXO PARA UNS, TESOURO PARA OUTROS              

O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento integral dos alimentos, além do planejamento do que se coloca no prato (para não precisar jogar fora) e da programação do consumidor antes de ir ao supermercado (para comprar apenas o necessário). É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas. Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.

O BRASILEIRO APROVEITA OS ALIMENTOS INTEGRALMENTE?

Uma pesquisa realizada na Internet pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente mostra que o uso integral dos alimentos ainda está distante da realidade dos lares brasileiros. Das mais de 1200 pessoas que responderam à pergunta “O que você faz com restos de comida (cascas, sementes, etc.)?”, 57,3% afirmaram que simplesmente jogam no lixo. Apenas 8,3% disseram aproveitar talos, cascas e folhas em outras receitas. O consumidor aproveita apenas 40% dos alimentos vegetais, pois a princípio, as pessoas não vêem com bons olhos o uso de talos e cascas, porém, segundo a prática de nutricionistas do programa “Alimente-se Bem com R$ 1,00” do SESI-SP, conforme as pessoas vão aprendendo receitas criativas com esses ingredientes, entusiasmam-se com a economia e tornam-se multiplicadores da idéia. Portanto, melhor sobrar do que faltar? Nem um, nem outro! O importante, como sempre, é o equilíbrio. Saber utilizar todas as partes dos alimentos contribui para que, principalmente, não sobre comida para uns e falte para outros.         

 Conheça alguns alimentos que podem ser aproveitados integralmente:        

  •  Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;        
  • Cascas de: batata inglesa, banana, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, abóbora;         
  • Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;        
  •  Entrecascas de: melancia, maracujá;          
  • Sementes de: abóbora, melão, jaca;         
  • Nata;         
  • Pão amanhecido. 

O texto acima, está disponível em http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/Artigo%208%20-%20Aproveitamento%20Integral%20dos%20Alimentos.doc 

acessado em 19/05/2010.

Atividade 1

Depois da leitura do texto acima, pedir para cada aluno responder individualmente em seu caderno as seguintes questões abaixo. Quando o professor for corrigir coletivamente as respostas, é necessário que o professor fique atento, pois sempre que surgir uma dúvida o professor deverá esclarecê-la antes de iniciar a correção de uma nova questão.

  1. O Aproveitamento Integral dos Alimentos é considerado a mesma coisa que Reaproveitamento de Alimentos?
  2. Quais as vantagens de aproveitar integralmente os alimentos?
  3. Quais as vantagens em fazer o reaproveitamento dos alimentos?
  4. Explique a frase: "O reaproveitamento dos alimentos, ainda é motivo de preconceito no Brasil".
  5. Onde se localiza a maioria dos valores nutritivos de muitos alimentos?
  6. Se aproveitarmos cascas, talos, folhas ou sementes de uma fruta ou verdura, estaremos comendo lixo? Justifique a sua resposta.
  7. Você já se alimentou alguma vez de  uma refeição que tenha aproveitado integralmente o alimento ou reaproveitado os alimentos? Se a resposta for positiva, cite qual foi à comida e o que você achou.
  8. É correto afirmar que alimentação integral ou reaproveitamento dos alimentos devem ser utilizados apenas por famílias de baixa renda?
  9. Para onde vão os restos de comidas (cascas, talos, sementes etc) da sua casa?
  10. "O consumidor aproveita apenas 40% dos alimentos vegetais, pois a princípio, as pessoas não vêem com bons olhos o uso de talos e cascas".O que você pode fazer para evitar este desperdício?

Atividade 2

Imagem do vídeo 1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo.

Esta atividade poderá utilizar o laboratório de informática ou a própria sala de aula se neste local for acessível um computador e data show. O professor deverá organizar a sala para que os alunos assistam ao vídeo do Instituto Akatu disponível em http://www.akatu.org.br/sites/desperdicio/ acessado em 19/05/2010 e logo depois os alunos em grupo deverão responder as perguntas no caderno e socializar com a turma na ora da correção dos exercícios. O professor poderá propor aos alunos para socializarem as respostas na forma de uma entrevista. Para organizar a entrevista, cada grupo deverá eleger dois alunos para serem os repórteres e o restante do grupo serão os entrevistados. Cada repórter fará uma pergunta para um entrevistado (aluno), as perguntas para a entrevista poderão ser da proposta desta atividade, ou se o grupo sentir necessidade, outras perguntas também poderão ser elaboradas pelo grupo. É importante que o professor converse com a sala a respeito de como se organiza uma notícia, entrevista etc. Esta atividade além de ser descontraída, o aluno poderá se deparar em uma roda de perguntas e respostas que vão além da proposta do trabalho e com isso eles poderão adquirir uma maior autonomia em discutir o assunto trabalhado na sala de aula e no seu cotidiano.

Espera-se com esta atividade que os alunos possam desenvolver melhor sua interpretação verbal e aumentar sua confiança e convicção em falar em público, bem como propor um melhor esclarecimento a respeito do Aproveitamento e Reaproveitamento dos alimentos.

Perguntas relacionadas ao vídeo:

  1. Cite 3 fatores abordado no vídeo que devemos prestar atenção na ora de irmos as compras.
  2. Quais são as dicas para evitar o desperdício, proposto no vídeo?
  3. Utilize o site para calcular o desperdício em dinheiro da sua casa em 1 mês, 1 ano, 5 anos e 10 anos, anote os resultados. (Para fazer o cálculo é necessário o valor mensal em dinheiro gasto em alimentação na sua residência, por isso o professor deve pedir com antecedência para os alunos perguntarem aos responsáveis).
  4. Por que devemos  comprar menos quantidade de alimentos e com mais frequência e prefirir alimentos da região?
  5. Consumir menos é a mesma coisa que comer menos? Dê a sua opinião.

Logo em seguida aproveitando que os alunos já estão conectados, pedir aos alunos para assistirem o vídeo do Insitituto Akatu disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=gqMOu6kyyGs Acessado em 19/05/2010

  

Imagem do vídeo 1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo.

Após terem assistido o vídeo, os alunos deverão juntamente com o professor desenvolver um debate em sala para dialogar as seguintes questões abaixo: 

  • Ter consumo consciente é uma prática apenas para economizar dinheiro?
  • O que devemos fazer para evitar o desperdício de alimentos e dinheiro denunciada na campanha "1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo", do Instituto Akatu?
  • O que mais chamou atenção de você no vídeo?

Os alunos deverão registrar em tópicos suas impressões a respeito das questões acima, e ao final da atividade entregar em folha separada para o professor avaliar suas produções.

Atividade 3 - Culinária

O professor deverá propor para cada aluno  pesquisar na internet, em livros ou revistas especializados em culinária, algumas receitas que utilizam os alimentos integralmente e outras receitas que fazem o reaproveitamento dos alimentos. A pesquisa deverá ocorrer individualmente, após a escolha da receita por cada aluno, o professor deverá escrever o nome de cada receita no quadro e fazer uma votação entre os alunos para elegerem 2 receitas que utilizam os alimentos integralmente e 2 receitas que utilizará alimentos reaproveitados. Logo após a escolha, separar os ingredientes que cada aluno irá trazer para a próxima aula. Esta atividade poderá ocorrer no pátio da escola próximo a cozinha e com o auxílio das cantineiras da escola. Na preparação da receita, o professor deverá delegar funções para cada aluno e cuidar que nada sai errado, principalmente quando for manusear materiais cortantes e perigosos como faca e fogo (o professor que deverá fazer essa função). Na medida do desenvolvimento da atividade é importante que o professor retome as discussões anteriores a respeito da importância do aproveitamento integral e do reaproveitamento dos alimentos, cabe nesta atividade também abordar as formas de se evitar o desperdício de alimento e de dinheiro. O professor poderá também no momento da preparação do cardápio propor um debate a respeito desnutrição.

Obs.: Antes da escolha da receita que a sala irá elaborar, o professor deverá instruir os alunos para que eles escolham receitas fáceis de fazer e que não gastem muito tempo para serem realizadas, pois corre o risco de não dar tempo para finalizar a atividade no mesmo dia.

Esta atividade visa integrar a teoria com a prática além de ser um momento riquíssimo para explorar a criatividade e o trabalho coletivo com os alunos. A atividade pode ser desenvolvida por qualquer professor independente da disciplina, no final do trabalho, o professor de português poderá propor aos alunos que escrevam as receitas que pesquisaram na internet e organizem um livro de receitas envolvendo a utilização integral dos alimentos e o reaproveitamento de alimentos para entregar para as mães ou responsáveis por cada aluno.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os  relatórios das atividades de observação, o painel e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas e ao final das atividades, bem como o desenvolvimento de cada aluno na elaboração, participação e produção das receitas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 4/8 - 50%
  • Quatro estrelas 4/8 - 50%
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Opiniões

  • maria goreti, col est helena wysocki , Paraná - disse:
    goretimoss@seed.pr.gov.br

    05/09/2013

    Quatro estrelas

    muito bom o material. parabéns. vamos utilizar no curso da horta escolar.


  • Sérgio Jado, Associação Ser Parte , Minas Gerais - disse:
    padariaescola@serparte.org.br

    25/04/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo material Lindomar, gostaria de saber se vocês têm algum vídeo que possamos aplicar na turma sobre reaproveitamento alimentar,abç.


  • Camila Abegg Bothona, Sem instituição , Minas Gerais - disse:
    camilabothona@hotmail.com

    23/03/2012

    Cinco estrelas

    Lindomar,sou sua aluna no 7ºSigma do Nacional lembra?acho sua aula muito legal mas não estou achando sobre aproveitamento e reaproveitamento,só acho de aproveitamento interal ou coisa assim.Mesmo assim te adoro como professor e como tutor. Camila


  • Giovanna, Bermuda - disse:
    giovannamilkemlisboa@hotmail.com

    20/03/2012

    Quatro estrelas

    FOI BOM PORQUE ME AJUDOU


  • jeanne trindade, eeep presidente roosevelt , Ceará - disse:
    trind.jeanne@gmail.com

    13/05/2011

    Cinco estrelas

    adorei a aula, bem interessante, pois devemos ter esse conhecimento para não disperdiçar alimentos e sabermos reaproveitar também. Parabéns


  • Rosilda Mara Rodrigues Moroso, EEB PROFESSOR PEDRO DA RE , Santa Catarina - disse:
    rosildamoroso@gmail.com

    28/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante, ajudou muito pois estamos trabalhando o projeto educação alimentar na minha escola.


  • Eliana, Prefeitura Municipal , São Paulo - disse:
    e.luizadias1@hotmail.com

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    Ótimo, muito pertinente a várias abordagens, é a interdisciplinariedade, super legal. Gostei mesmo.


  • joaquina eliete da silva, E.M.E.I.F.Dr. Jarques Lúcio da Silva , Paraíba - disse:
    joaquinaeliete@bol.com.br

    01/11/2010

    Quatro estrelas

    Esselente aula, muito criativa.Esta aula ajuda a assimilação do aluno e traz bons resultados na aprendizagem dos mesmos. Parabéns professor.


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