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Relações CTS: métodos de conservação dos alimentos.

 

11/06/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o princípio e a utilização de  alguns dos métodos de conservação de alimentos mais comuns.

Relacionar o avanço científico e tecnológico e as implicações sociais do desenvolvimento de novas técnicas de conservação de alimentos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fungos e bactérias

Decomposição

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Abordagem do tema

Sugerimos ao professor que aborde a temática com a exibição e discussão de um vídeo de 1:53 min, que apresenta técnicas de conservação de alimentos que empregam tecnologias inovadoras. O professsor poderá fazer o "download" do vídeo e salvá-lo em "pen drive" ou "DVD" e projetá-lo para toda a turma, utilizando um aparelho de televisão ou de data show.

http://www.youtube.com/watch?v=-kHqAlyyf34 Acesso em 16/05/2010

A questão central nesse vídeo é o desenvolvimento de dois produtos por pesquisadores da UFV: um sachê que é colocado dentro da embalagem de pizza e um filme para envolver alimentos. Ambos são produzidos com resina antimicrobiana e têm potencialdades para inibirem/combaterem o crescimento de fungos nos alimentos. Com relação à conservação de frutas frescas, pode-se usar esse filme especial  que evita o escurecimento ou uma solução antomicrobiana na qual a fruta é banhada antes de ser guardada.

Discussão do vídeo

Organizar a turma em pequenos grupos e promover a discussão do vídeo a partir de algumas questões norteadoras.

 Questões norteadoras para a discussão do vídeo em grupos

  • Quais são as técnicas de conservação de alimentos destacadas no vídeo?
  • Você considera que essas técnicas são eficazes? Por quê?
  • Como você  avalia a acessibilidade da população em geral à técnicas de conservação de alimentos como essas?

Socialização da discussão em grupo para toda a turma e fechamento pelo professor.

Se for possível, sugerimos que o professor organize as carteiras em círculo para que todos possam se ver e ouvir melhor.

Cada grupo, ao expor suas considerações, estará contribuindo para o debate a respeito do desenvolvimento científico e tecnológico e implicações no cotidiano das pessoas.

Esse é um espaço para que o professor levante questões como o custo de novas tecnologias e sua agregação ao preço dos alimentos e a desigualdade de acesso às mesmas quando são disponibilizadas ao consumidor.

Ao fechar a discussão com as considerações dos alunos seria pertinente a elaboração coletiva de um texto de fechamento no quadro para que todos tenham esse registro que será utilizado no decorrer das aulas sobre o tema.

Questão problematizadora

Após a produção coletiva do texto, o professor poderá sugerir a seguinte questão problematizadora: Se essas novas técnicas de conservação de alimentos podem deixá-los mais caros e, portanto, de difícil acesso a todos, de que outras maneiras podemos conservar os alimentos a um custo menor?

Cada aluno deverá fazer seus registros no caderno para, em seguida socializar. Após a socialização de seus conhecimentos pelos alunos, o professor deverá propor que, em casa, entrevistem seus pais, parentes e amigos a respeito do tema, enfatizando:

  • Quais são os métodos de conservação de alimentos mais usados pela família no seu cotidiano? Para que servem? Como funcionam? São eficazes? Qual é o custo?
  • Como os seus ascendentes aprenderam essas técnicas de conservação de alimentos?

Atividade 2

Cada aluno deverá ter a oportunidade de expor os dados coletados em sua entrevista com seus familiares. Se for possível, sugerimos que o professor organize as carteiras em círculo novamente para que todos possam se ver e ouvir melhor.

O professor deverá fechar essa exposição enumerando no quadro as informações relatadas pelos alunos. O quadro pode ser dividido em dois espaços distintos: um para aquilo que é comum nos dados dos alunos e outro para as dúvidas, questões para as quais não houve respostas, como aquelas relativas à finalidade das técnicas de conservação e como funcionam. Esse procedimento possibilitará ao professor, juntamente com os alunos, enumerar os métodos de conservação de alimentos mais utilizados pelas famílias entrevistadas, fomentando a discussão a respeito de aspectos sócio-econômicos e culturais de acesso às tecnologias de conservação de alimentos.

A partir desse quadro, resultante do levantamento dos dados trazidos pelos alunos, o professor poderá, junto com o grupo, enumerar questões que requerem um aprofundamento teórico a respeito das técnicas/ métodos mais usadas em seu cotidiano. Esse aprofundamento teórico deverá ser relaizado por meio de uma  pesquisa que poderá ser realizada utilizando-se de  livros de Biologia ou Ciências que o professor poderá disponibilizar em de sala de aula e/ou pela internet.

Pesquisa em grupos

Cada grupo deverá pesquisar uma técnica de conservação de alimentos diferente. Esse  tema (técnica/método) pode ser escolhido pelo grupo, se houver comum acordo, ou sorteado pelo professor.

Temas que provavelmente  terão destaque por serem mais comuns no cotidiano dos alunos: congelamento; resfriamento; salgamento e  adição de açúcar. Para fazer um contra-ponto o professor poderá propor que um grupo pesquise sobre técnicas menos convencionais de conservação dos alimentos, como aquelas apresentadas no vídeo.

Para que não haja repetições ou ausências, o professor deverá distribuir os temas entre os grupos de alunos.

Para cada tema - método de conservação de alimentos- é pertinente que o professor propusesse alguns itens de investigação comuns, tais como:

  • Para que serve esse  método de conservação de alimentos.
  • Como ele funciona (Princípios).
  • Como e quando é usado.
  • Acessibilidade da população a esse método de conservação de alimentos.

Sugerimos que o professor elabore um roteiro contendo as instruções para a pesquisa , os temas e itens a serem abordados e este seja registrado no quadro, para que os alunos tenham acesso, copiem e organizem seus registros.

Também deverão ser disponibilizadas, impressas ou no quadro, as referências para a pesquisa. A seguir sugerimos algumas.

Referências  para a pesquisa na Internet

Conservação pelo frio. disponível em: http://www.cena.usp.br/irradiacao/CONSERVACAO_PELO_FRIO.HTM . Acesso em 16/05/2010

Conservação pelo calor. Disponível em: http://www.cena.usp.br/irradiacao/cons_calor.html   Acesso em 16/05/2010

Conservação pelo controle de umidade. Disponível em: http://www.cena.usp.br/irradiacao/cons_umid.html . Acesso em 16/05/2010

Conservação pela adição de solutos. Disponível em: http://www.cena.usp.br/irradiacao/cons_solut.html Acesso em 16/05/2010

Conservação por irradiação. Disponível em: http://www.cena.usp.br/irradiacao/cons_irrad.html Acesso em 16/05/2010

Conservação por defumação. Disponível em: http://www.cena.usp.br/irradiacao/cons_defum.html Acesso em 16/05/2010

Instruções para as pesquisas: Cada grupo de alunos deverá fazer suas anotações no caderno, seguindo o roteiro e organizá-las para uma apresentação para a turma em um primeiro momento e, posteriormente,  para a produção de um texto coletivo a ser organizado pelo professor. As informações consideradas mais importantes pelo grupo, comporão um painel a ser confeccionado pelos alunos no fechamento.

Recomendamos que essa aula seja realizada  no laboratório de informática ou espaço similar, onde cada grupo de alunos possa acessar a internet diretamente do computador.   

Atividade 3 

Socialização das pesquisas

A socialização das pesquisas deverá ser realizada na forma de pequenos seminários nos quais cada grupo deverá fazer a sua apresentação. Caberá ao professor a organização, de modo a garantir a fala do grupo e o espaço  para perguntas e/ou esclarecimentos. 

Fechamento

Ao final, o professsor deverá disponibilizar revistas para recortes, nas quais haja figuras de alimentos relativas aos temas estudados e discutidos, para que os alunos façam a montagem de um painel no qual exponham frases e imagens que sintetizem aquilo que aprenderam e que consideram relevante que toda a comunidade escolar tenha acesso como fonte de informação. Os painéis deverão ser expostos em lugares bem visíveis na escola.

Seria interessante que o  professor compilasse todas as informações coletadas  durante todas as atividades desenvolvidas e montasse um texto que poderia ser, posteriormente, discutido pelo grupo, na perspectiva de uma produção bibliográfica coletiva. Esse texto poderia ser publicado, por exemplo, no jornal da escola.

Recursos Complementares

SILVA JUNIOR, E.O. Manual de controle higiênico-sanitário em alimentos. 5.ed. São Paulo. Livraria Varela, 2002. 479 p.

Cuidados na conservação de alimentos: Congelados e Refrigerados. disponível em: http://blog.andressamartins.com.br/2008/09/22/cuidados-na-conservacao-de-alimentos-congelados-e-refrigerados/ Acessado em 16/05/1010.

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas,os registros da pesquisa, o painel e os textos construídos pelos alunos no decorrer das aulas e ao final das atividades.

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