Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Invertebrado bicho é...

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender características gerais do grupo dos animais classificado como invertebrado.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer algumas características do grupo dos animais.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Invertebrados 

   O grupo dos invertebrados inclui 97% de toda a espécie animal. Uma característica comum a todos os invertebrados é a ausência da espinha dorsal (coluna vertebral). Como exemplo, podemos citar as esponjas, moluscos, insetos, dentre outros. Além da ausência de espinha dorsal, há ainda outras características comuns a estes seres, como:  

· formação multicelular (grupos diferentes de células compõem este organismo).

· sua reprodução geralmente é sexuada (gametas masculinos e femininos se combinam para formar um novo organismo).

   De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).

   Invertebrados são, de longe, os mais abundantes e mais diversos animais da floresta tropical. Eles têm invadido quase todos os nichos imagináveis e inimagináveis, e cada um tem um papel único no ecossistema, embora ainda mal compreendidos. Por exemplo, no solo, os invertebrados são essenciais no processo de decomposição. Estas espécies alimentam de restos de planta e partículas orgânicas. Minhocas, cupins, e outros, quebram fragmentos maiores em partículas menores para serem mais manejáveis para bactérias, fungos e micro-organismos.

   A maioria dos invertebrados em ambas as regiões tropicais e temperadas são pequenos e imperceptíveis, mas algumas das florestas tropicais possuem os maiores do mundo.

Adaptado de: http://www.biodiversidade-ufpe.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=5 (consultado em 15/05/10, às 12h34min).    

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:             

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade prática, em que construirão modelos de animais invertebrados que conheçam. Além disso, as discussões entre eles, a leitura de texto informativo e vídeos sobre o assunto ajudarão na construção de conhecimentos.   

Como o professor irá ativar esse processo:             

O professor ativará este processo por meio do incentivo à discussão entre os alunos, desenvolvimento de atividade prática de montagem de modelos pelos alunos, bem como discussão sobre texto e apresentação de vídeos informativos, o que propiciará o processo de ensino-aprendizagem.   

Iniciando o assunto: Pipoca Doce X Maria Mole

Professor, para iniciar o assunto dos animais invertebrados, sugerimos que você prepare pipoca doce e Maria mole para ser levada para a aula. Estes alimentos ajudarão a fazer analogias com o corpo dos animais invertebrados, comparando-os com animais de corpo mole (como moluscos) e com animais que possuem exoesqueleto (como insetos). Este preparo deve ser com antecedência, e abaixo seguem sugestões de receitas destes pratos:   

Pipoca Doce

Ingredientes:

5 colheres de sopa de óleo

5 colheres de sopa de milho para pipoca

5 colheres de sopa de açúcar

3 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de chocolate em pó

Modo de preparo:

Colocar tudo na panela. Levar ao fogo baixo a médio, mexendo sempre devagar. A pipoca irá demorar um tempo maior para começar a estourar. Desligar o fogo quando o intervalo de tempo entre os estouros da pipoca diminuir.

Adaptado de: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/7269-pipoca-doce.html (consultado em 15/05/10, às 09h37min).    

Maria Mole 

Ingredientes:

2 xícaras de açúcar

50 g de gelatina em pó sem sabor

500 ml de água quente

500 g de coco ralado para empanar

Modo de preparo:

Polvilhe a gelatina na água fervendo, mexendo sempre. Leve para batedeira e junte o açúcar. Mexa bem. Ligue a batedeira, por 10 minutos. Dica: Coloque um pano de louça sobre a batedeira para não espirrar. Unte um forma com óleo, coloque a Maria mole e leve para gelar, corte em tiras e passe no coco ralado.   

Adaptado de: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/14984-maria-mole.html (consultado em 15/05/10, às 09h39min).    

Entregue aos alunos uma pequena porção de cada receita, e peça que eles provem e percebam as diferenças entre a pipoca doce e a Maria mole, percebendo o esforço feito para comer cada um, se é preciso mastigar e por quê. Deixe que os alunos façam discussões entre eles sobre suas opiniões. Neste momento, não faça suas considerações ainda, deixando para falar sobre as conclusões desta atividade posteriormente. Reserve algumas porções de cada receita para depois, quando fará os comentários sobre esta atividade.   

Conversando sobre animais vertebrados e invertebrados 

   Professor, inicie uma conversa com a turma sobre os animais. Disponha os alunos em semicírculo, para facilitar as discussões, e comece sondando os seus conhecimentos prévios. Pergunte exemplos de animais que eles conhecem, e dentre os animais citados, destaque aqueles invertebrados, comentando que eles são animais que não possuem coluna vertebral como eixo de sustentação.

   Fale um pouco sobre a coluna vertebral, e para ajudar neste momento, chame um aluno ao centro do semicírculo, e vá chamando os outros alunos, um a um, para tocarem na coluna vertebral do colega, sentindo as vértebras e percebendo como elas funcionam como sustentação do corpo. Peça aos alunos para imaginarem como seria o nosso corpo se não houvesse a coluna vertebral para sustentá-lo. É possível que os alunos digam que teríamos o corpo mole, e que não conseguiríamos ficar de pé.

   Pergunte a eles se conhecem animais que sejam moles, sem ossos, sem coluna. Espere as respostas dos alunos, e cite exemplos de animais conhecidos que sejam invertebrados, como minhoca, caramujo, barata, dentre outros. Pode ser que algum aluno questione se barata é invertebrado mesmo, já que seu corpo não é mole. Explique aos alunos que animais como as baratas possuem uma espécie de esqueleto, mas é bem diferente do nosso, pois é um esqueleto feito de quitina, uma substância um pouco rígida, mas não tanto quanto o calcário, outra substância que forma os nossos ossos. Além disso, o esqueleto destes animais é externo, diferente do nosso, que fica por dentro do corpo.

   Relembre com os alunos a atividade que fizeram de comparação entre a pipoca doce e a Maria mole. Deixe que os alunos se manifestem, dando suas opiniões sobre as diferenças encontradas. Comente com eles que a Maria mole, como seu nome já diz, é mole e sem sustentação. Quando seguramos uma tira e tentamos deixá-la firme, ela curva-se, tende a cair, pois não tem um eixo de sustentação. E isto funciona como alguns animais que conhecemos que têm seu corpo mole, sem esqueleto nenhum para sustentar. Exemplos podem ser os moluscos (como lesmas, caramujos, polvos), anelídeos (minhocas), vermes (como lombrigas), dentre outros.

   Em contrapartida, a pipoca doce que provaram é bem mais rígida, tem uma espécie de “carapaça” por cima do milho estourado, que faz com que, ao mastigarmos, sintamos uma pequena resistência, tendo que fazer mais força para comer. Cada pipoca, então, consegue ficar mais firme, tem uma sustentação representada por uma camada de caramelo por fora. Isto é como acontece com alguns animais do grupo dos invertebrados, que não possuem coluna vertebral como sustentação, mas que têm uma espécie de “armadura” revestindo seu corpo mole. São os artrópodes, representados por insetos, aranhas, crustáceos. Estes animais são classificados como invertebrados, pois não possuem coluna vertebral como forma de sustentação do corpo, embora possuam uma outra forma de sustentação não tão eficaz quanto a coluna, mas que funciona bem em seus corpos pequenos: é o exoesqueleto de quitina.

   Professor, pegue um palito de churrasco, feito de madeira, e introduza-o na Maria mole, simulando uma coluna vertebral. Mostre aos alunos a importância da coluna vertebral para os animais vertebrados, demonstrando como ela funciona como eixo de sustentação. Desta forma, eles poderão compreender de forma divertida ou lúdica? como os animais se diferenciam quanto à sustentação.   

Atividade prática: Montando modelos de invertebrados             

   Após as discussões sobre os animais, sugira para a turma uma atividade prática, em que deverão montar modelos de invertebrados. Estes modelos poderão ser feitos de acordo com as ideias dos alunos, usando materiais diversos, como: massa de modelar, jornais, tecidos, embalagens vazias, dentre outros. Sugerimos que você peça aos alunos, numa aula anterior, para trazerem os materiais para serem usados.             

   Para a realização deste trabalho, divida a turma em grupos de cerca de quatro alunos, e instrua-os a confeccionarem os modelos de animais invertebrados. Dê algumas ideias aos grupos, sugerindo materiais a serem usados, animais a serem representados, dentre outras orientações.             

   Abaixo seguem algumas fotografias de como os modelos feitos pelos alunos poderão ficar.

Foto 1: momento de pesquisa dos alunos

Fotos 2 a 6: modelos de invertebrados feitos pelos alunos

Fotos: Danielle da Fonseca Andrade   

Após a montagem, incentive os alunos a mostrarem/apresentarem para toda a turma os seus modelos, explicando com suas palavras o que representaram. Incentive também que eles divulguem os modelos pela escola, passando em outras salas para mostrar o trabalho realizado. Isto ajudará no processo de ensino-aprendizagem, pois os alunos se sentirão motivados ao verem seus trabalhos expostos para outras crianças.   

Texto para os alunos: 

Entregue para os alunos um texto informativo sobre os animais invertebrados. Faça com eles uma leitura atenciosa, em voz alta, tirando todas as dúvidas. Relembre com os alunos os aspectos mais importantes do grupo dos invertebrados. Desta forma, os alunos poderão fazer uma pequena revisão do que discutiram na aula de hoje, ajudando no processo de ensino-aprendizagem.   

Animais Invertebrados

    Os animais diferem entre si em tamanho, estrutura, modo de vida e em outras características. A humanidade já adquiriu, acerca dos animais, conhecimentos suficientes para encher uma grande biblioteca, mas muito ainda resta saber e aprender e muitas questões para serem respondidas. Para facilitar  o estudo dos animais e para que se possa falar a seu respeito foi necessário denominá-los e descrevê-los, reconhecendo suas semelhanças e diferenças.

    Ao contrário dos vertebrados que já conhecemos, os invertebrados são todos os animais que não apresentam vértebras. O grupo dos invertebrados reúne vários filos com características bem distintas. Os mais simples são denominados invertebrados inferiores e os mais complexos, superiores. Embora não sejam tão conhecidos como os vertebrados, aparecem na natureza em maior número e variedade. São mais antigos e a partir deles é que evoluíram os vertebrados. Existem descritas mais de um milhão de espécies animais. Deste número, cerca de 5% possuem coluna vertebral e são conhecidos como vertebrados. Todas as outras, o que inclui a maior parte do reino animal, são invertebrados.  

Adaptado de: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/invert.htm (consultado em 15/05/10, às 12h36min).    

Apresentação de vídeos:             

Professor, após a interpretação do texto com os alunos, apresente para a turma dois vídeos sobre os invertebrados. Eles mostram especialmente vários exemplares de invertebrados, além de retratarem a importância ecológica deste grupo de animais.   

Vídeo 1 – parte 1 da série “Pequenos Monstros – BBC”

http://www.youtube.com/watch?v=U2EyYnTAZC0 (consultado em 15/05/10, às 14h06min).    

Vídeo 2 – parte 2 da série “Pequenos Monstros – BBC”

http://www.youtube.com/watch?v=RPQiD6fENZA&feature=related (consultado em 15/05/10, às 14h07min).    

Vídeo 3 – parte 3 da série “Pequenos Monstros – BBC”

http://www.youtube.com/watch?v=kpah7x0WNjc&feature=related (consultado em 15/05/10, às 14h08min).    

Vídeo 4 – “Viviendo La Naturaleza” – vídeo em espanhol, de fácil compreensão, dando ênfase a imagens.

http://www.youtube.com/watch?v=81GjLKHJmB0&feature=related (consultado em 15/05/10, às 14h09min). 

Cruzadinha para avaliação

Retirado de: http://3.bp.blogspot.com/_WjWlmzkiSug/SuROdIpczNI/AAAAAAAAPVM/x8c7fT48t-0/s640/15.jpg (consultado em 15/05/10, às 09h45min). 

Recursos Complementares

O link abaixo remete a um site contendo um pequeno poema sobre os Animais Invertebrados. Sugerimos que seja trabalhado em sala de aula com os alunos, juntamente com a disciplina de Língua Portuguesa (interdisciplinaridade), podendo ser explorada a interpretação textual, uso de rimas, além de características do grupo dos invertebrados.   http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/44219 (consultado em 15/05/10, às 12h). 

Avaliação

   Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

   Entregue para os alunos um pequeno exercício de cruzadinha com o tema “Invertebrados”, em que deverão reconhecer os invertebrados e nomeá-los.

OBS.: A imagem da cruzadinha está ao final de "Estratégias e Recursos da Aula".

   Após a resolução deste exercício, peça aos alunos para formarem duplas, e escrever um texto, relatando o que aprenderam na aula de hoje. Este texto deverá conter: exemplos de invertebrados terrestres; exemplos de invertebrados aquáticos; características gerais do grupo dos invertebrados que os diferenciam dos vertebrados; tipos de esqueleto que alguns invertebrados podem ter; dentre outros aspectos. Peça que as duplas façam um desenho representativo dos invertebrados ao final do texto. Com estas atividades, você poderá avaliar se o processo ensino-aprendizagem foi satisfatório, atendendo aos objetivos da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • elaine, EMEF Joao Paulo Sobrinho , Espírito Santo - disse:
    elisaelainemarques@hotmail.com

    26/11/2011

    Cinco estrelas

    Procurava uma estratégia diferenciada para ensinar o assunto aos meus alunos e encontrei aqui uma excelente forma de passar o conteúdo deuma forma dinâmica.Parabéns professor... seu trabalho me ajudou muito.


  • Luciane, Anglo , São Paulo - disse:
    lucianedarosa@hotmail.com

    29/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa sua sugestão,comcerteza usarei com meus alunos...obrigada!!


  • Luciana , UCS , Rio Grande do Sul - disse:
    lu-propicio@bol.com.br

    23/11/2010

    Cinco estrelas

    oie Gostei muito de sua aula, Parabéns!! Muito criatica e muito rica!!!


  • maristela, Escola Municipal La Hire Guerra , Rio Grande do Sul - disse:
    maristela-rodrigues@uol.com.br

    26/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, vou tentar realizar com meus alunos. Parabéns!


  • Debora Soares, E. M. Waldomiro Magalhães Pinto , Minas Gerais - disse:
    deboramagalhaes2007@yahoo.com.br

    05/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante e criativa a forma de ser trabalhado o tema.


  • Nádia Rocha, Colégio Estadual , Paraná - disse:
    ndapc@bol.com.br

    30/06/2010

    Cinco estrelas

    Eu como professora fiquei encantada com as sugestões do portal, as estratégias propostas só veio a somar e levar ao aluno uma aula mais dinamica e cativante


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.