08/06/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
É necessário que os alunos já saibam reconhecer um cardápio de restaurante e que tenham um bom conhecimento de mundo em relação à marcas de empresas famosas.
Aula 1
Atividade 1
Para começar a aula, o professor deverá mostrar aos alunos, usando datashow, as seguintes imagens:
Para melhor resolução acesse http://luavila.files.wordpress.com/2009/05/cardapio_ninibela.jpg
Para melhor resolução acesse http://aveiacomunicacao.com.br/galeria/wp-content/uploads/cardapio_mc03.jpg
Para melhor reolução acesse http://dougdesigner33.files.wordpress.com/2008/08/cardapio-1.jpg
Durante a apresentação das imagens o professor deverá promover uma conversa com a turma a respeito dos cardápios.
Atividade 2
Depois disso, o professor organizará a turma em pequenos grupos e entregará uma ficha na qual eles escreverão o que há de comum entre os cardápios. Depois de um tempo o professor deverá fazer a mesma ficha no quadro e solicitar aos alunos que, oralmente, respondam o que escreveram nas fichas. Ao final, o professor terá uma ficha semelhante a esta:
SEMELHANÇAS ENTRE OS CARDÁPIOS |
|
Em seguida, o professor apresentará aos alunos a imagem da logomarca da pizzaria Papa Léguas:
Em seguida, ele deverá perguntar aos alunos se eles conhecem a personagem que dá nome ao restaurante. O professor então, deverá dizer aos alunos que as empresas geralmente escolhem uma imagem que as represente. Isso é uma forma de associar a imagem à empresa. Feito isso, o professor deverá apresentar exemplos de logomarcas famosas e pedir aos alunos que falem quais são as empresas representadas:
Atividade 3
Feito isso, o professor deverá dividir a sala em trios e solicitar aos alunos que criem uma logomarca e um nome para um restaurante que poderiam criar. É importante lembrar-lhes de que:
Depois disso, os alunos poderão votar na melhor logomarca criada pela turma. O professor poderá usar as logomarcas em uma outra aula de elaboração de cardápios de restaurante.
http://fottus.com/publicidades/semelhancas-entre-logomarcas-famosas/ Blog que apresenta semelhanças entre logomarcas famosas.
http://fottus.com/publicidades/mesclando-logomarcas-famosas/ Postagem em blog que mostra a mesclagem entre logomarcas.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante o professor observar se o aluno apresenta alguma dificuldade na realização das atividades em grupos para auxiliá-lo. Na correção das logomarcas criadas por eles é importante verificar se eles seguiram a proposta de acordo com o solicitado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!