Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


. RECICLAGEM: SISTEMATIZANDO CONHECIMENTOS

 

03/06/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAIDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

• Elaborar e compartilhar os conhecimentos construídos acerca da preservação do meio ambiente através de seminários e oficinas (reciclagem, poluição, lixo orgânico).

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A reciclagem e sua importância;
  • O problema do lixo;
  • Os problemas causados pela poluição.
Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1- Sistematizando conhecimentos: preservando o meio ambiente

1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca da preservação do meio ambiente (problemas causados pela poluição, a importância da reciclagem, o lixo orgânico, etc.).   Depois, o professor deve propor às crianças apresentarem seminários e oficinas em grupos sobre o que aprenderam acerca da preservação do meio ambiente. O professor deverá elaborar e construir com as crianças seminários e oficinas, iniciando pela divisão das crianças em grupos e discutindo sobre o que cada uma irá falar. A apresentação poderá ser feita através de cartazes, fotos, oficinas  e falas das crianças. Cada grupo ficará responsável por uma temática. Ex: Poluição, reciclagem e lixo orgânico.

Atividade 2 – Oficina de Brinquedos  

 1º Momento: O professor explicará as crianças que ficaram responsáveis com o tema reciclagem que irão apresentar sobre: O conceito de reciclagem; O conceito de reutilização; A importância da reciclagem para o meio ambiente; As causas e conseqüências quando não se recicla. Depois o professor explica às crianças que deverão construir brinquedos com materiais reutilizáveis armazenados da coleta seletiva, fazendo com que o ambiente fique mais limpo, reutilizando materiais para construir brinquedos. Nessa oficina serão construídos os brinquedos que as crianças aprenderam a construir e a brincar (bilboquê, vai e vem e pé de lata). Essa oficina deve contar com a participação dos pais, crianças e funcionários da escola.   

As fotos abaixo ilustram o momento:

Recurso Didático: Site: Oficina de Brinquedos

http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=35  

Atividade 3 – Oficina sobre o Lixo Orgânico

1º  Momento: O professor deverá conversar com as crianças que ficaram responsáveis com o tema lixo orgânico que irão apresentar sobre: A importância do lixo orgânico; O conceito de compostagem; Preparo da horta. Essa oficina deverá ser realizada com a participação de um agrônomo ou técnico agrícola, pai, professor ou funcionário com conhecimento prático sobre cultivo de hortaliças e com todos os membros da comunidade escolar (pais, funcionários e crianças).   

Recurso Didático: Site: Oficina de Horta

http://www.peritiba.sc.gov.br/conteudo/?item=7324&fa=1&cd=46776   

Atividade 4 – Seminário sobre Poluição

1º  Momento: O professor deverá conversar com as crianças que ficaram responsáveis com o tema poluição que irão apresentar sobre: O conceito de poluição; O que devemos fazer para não poluir; Causas e conseqüências da poluição.  As crianças deverão apresentar as histórias construídas, as fotos e todos os registros (observações das crianças, textos coletivos, etc.). Essa oficina deverá ser realizada com a participação com todos os membros da comunidade escolar (pais, funcionários e crianças).

Recurso Didático: Site: Oficina de Reciclagem

http://www.apoema.com.br/OFICINADERECICLAGEM.htm  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

 • Elaboraram e compartilharam os conhecimentos construídos acerca da preservação do meio ambiente através de seminários e oficinas (reciclagem, poluição, lixo orgânico);

• Participaram das atividades com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.