03/06/2010
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAIDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Elaborar e compartilhar os conhecimentos construídos acerca da preservação do meio ambiente através de seminários e oficinas (reciclagem, poluição, lixo orgânico).
Atividade 1- Sistematizando conhecimentos: preservando o meio ambiente
1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca da preservação do meio ambiente (problemas causados pela poluição, a importância da reciclagem, o lixo orgânico, etc.). Depois, o professor deve propor às crianças apresentarem seminários e oficinas em grupos sobre o que aprenderam acerca da preservação do meio ambiente. O professor deverá elaborar e construir com as crianças seminários e oficinas, iniciando pela divisão das crianças em grupos e discutindo sobre o que cada uma irá falar. A apresentação poderá ser feita através de cartazes, fotos, oficinas e falas das crianças. Cada grupo ficará responsável por uma temática. Ex: Poluição, reciclagem e lixo orgânico.
Atividade 2 – Oficina de Brinquedos
1º Momento: O professor explicará as crianças que ficaram responsáveis com o tema reciclagem que irão apresentar sobre: O conceito de reciclagem; O conceito de reutilização; A importância da reciclagem para o meio ambiente; As causas e conseqüências quando não se recicla. Depois o professor explica às crianças que deverão construir brinquedos com materiais reutilizáveis armazenados da coleta seletiva, fazendo com que o ambiente fique mais limpo, reutilizando materiais para construir brinquedos. Nessa oficina serão construídos os brinquedos que as crianças aprenderam a construir e a brincar (bilboquê, vai e vem e pé de lata). Essa oficina deve contar com a participação dos pais, crianças e funcionários da escola.
As fotos abaixo ilustram o momento:
Recurso Didático: Site: Oficina de Brinquedos
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=35
Atividade 3 – Oficina sobre o Lixo Orgânico
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças que ficaram responsáveis com o tema lixo orgânico que irão apresentar sobre: A importância do lixo orgânico; O conceito de compostagem; Preparo da horta. Essa oficina deverá ser realizada com a participação de um agrônomo ou técnico agrícola, pai, professor ou funcionário com conhecimento prático sobre cultivo de hortaliças e com todos os membros da comunidade escolar (pais, funcionários e crianças).
Recurso Didático: Site: Oficina de Horta
http://www.peritiba.sc.gov.br/conteudo/?item=7324&fa=1&cd=46776
Atividade 4 – Seminário sobre Poluição
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças que ficaram responsáveis com o tema poluição que irão apresentar sobre: O conceito de poluição; O que devemos fazer para não poluir; Causas e conseqüências da poluição. As crianças deverão apresentar as histórias construídas, as fotos e todos os registros (observações das crianças, textos coletivos, etc.). Essa oficina deverá ser realizada com a participação com todos os membros da comunidade escolar (pais, funcionários e crianças).
Recurso Didático: Site: Oficina de Reciclagem
http://www.apoema.com.br/OFICINADERECICLAGEM.htm
Os conhecimentos acerca da poluição, reciclagem podem ser encontrados nos sites abaixo: http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao.htm
http://lixohospitalar.vilabol.uol.com.br/Lixo.html
http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../meioambiente/index.htm
Avaliar se as crianças:
• Elaboraram e compartilharam os conhecimentos construídos acerca da preservação do meio ambiente através de seminários e oficinas (reciclagem, poluição, lixo orgânico);
• Participaram das atividades com envolvimento.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!