02/06/2010
KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Atividade 1 – Interpretando a música "Xote Ecológico"
1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre a poluição: Porque existe poluição? Quais as causas e conseqüências da poluição? O que podemos fazer para não poluir? Nesse momento o professor registra as falas das crianças no mural. Esse registro deve ser colocado ao lado da letra da música que deve está exposta na sala de aula.
2º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que ilustrem a letra da música “Xote Ecológico” de Luiz Gonzaga. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.
RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música “Xote Ecológico” de Luiz Gonzaga.
Xote Ecológico - Luíz Gonzaga
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui? Poluição comeu.
E o peixe que é do mar? Poluição comeu
E o verde onde que está ? Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu
Atividade 2 – Conhecendo de perto os danos da poluição
1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças aprenderam sobre a poluição. Depois o professor deverá agendar uma aula passeio a margem de um rio poluído, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.
2º Momento: Antes de sair para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:
Neste momento o professor poderá suscitar algumas questões às crianças que poderão ser respondidas pelas pessoas que moram a margem do rio. Durante a aula de campo solicitar que um dos moradores acompanhe a turma para que todas as questões feitas pelas crianças sejam respondidas, como:
OBS: Lembrar que durante a aula de campo as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações).
OBS: O Rio Potengi é muito poluído e se localiza na cidade do Natal/RN.
Atividade 3 - Relembrando a aula de campo
1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a aula de campo que fizeram. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre a poluição. Durante a discussão o professor deverá motivar as crianças para que expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas para elaboração de um texto coletivo. Nesse momento o professor deve incentivar e coordenar as falas das crianças.
Atividade 4- Construindo uma história
1º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que selecionem algumas fotos da aula de campo para construírem uma história. O professor divide a turma em pequenos grupos e distribui entre eles as fotos para que cada grupo selecione-as e construa sua história.
2º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que construam uma história a partir das fotos, questionando-as:
SUGESTÃO: Sugerimos começar a história “Era uma Vez...” e terminar “E viveram felizes para sempre”.
3º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que apresentem as histórias construídas para o grupo.
A letra e o vídeo da música “Xote Ecológico” podem ser encontrados nos sites abaixo:
http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/295406/
http://vagalume.uol.com.br/luiz-gonzaga/xote-ecologico.html
Os conhecimentos acerca da poluição podem ser encontrados no site abaixo:
http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao.htm
Os Conhecimentos acerca da poluição do Rio Potengi – Natal/RN podem ser encontrados nos sites abaixo:
http://www.gostodeler.com.br/materia/2239/Polui%C3%A7%C3%A3o_do_rio.html
Avaliar se as crianças:
• Conheceram os problemas causados pela poluição;
• Desenvolveram atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente;
• Expressaram os conhecimentos através da linguagem oral, desenhos, construção de histórias, etc;
• Participaram das atividades com envolvimento.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/06/2012
Cinco estrelasShow de bola!!!!!!
04/06/2012
Quatro estrelasotimo!
02/04/2011
Cinco estrelaseu achei uma aula muito interessante e muito educativa