09/06/2010
KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecer a importância da coleta seletiva para o meio ambiente;
• Diferenciar reciclagem e reutilização de materiais;
• Construir brinquedos com o lixo da coleta seletiva;
• Vivenciar brincadeiras com os brinquedos construídos;
• Respeitar as produções dos colegas;
• Desenvolver atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente;
• Ampliar os conhecimentos acerca do tema.
A reciclagem e sua importância.
Atividade 1 – Construindo o Bilboquê
1º Momento: O professor deverá inicialmente conversar com as crianças sobre a reciclagem, e a reutilização de materiais, questionando-as: O que é reciclagem? O que é reutilizar materiais? Por que é importante reciclar? Quais as causas e conseqüências quando não se recicla? Depois o professor propõe às crianças a construção de brinquedos com materiais reutilizáveis armazenados da coleta seletiva. O professor deve conversar com as crianças sobre os brinquedos que podem ser construídos com materiais reutilizáveis, fazendo com que as crianças deixem o ambiente mais limpo reutilizando materiais para construir brinquedos. O professor deve sugerir às crianças a construção de bilboquês, que pode ser construindo com garrafa pet.
2º Momento: O professor deve trazer para a roda o material para a construção do bilboquê.
Para construir um bilboquê será preciso:
- 1 garrafa pet descartável;
- Fita adesiva colorida ou transparente;
- Barbante;
- Uma folha de jornal ou revista;
- Uma folha de jornal ou revista;
- Tesoura;
- Cola colorida para enfeitar;
O professor deverá explicar as crianças, os passos à medida que for construindo o bilboquê. As crianças deverão amassar a folha de jornal ou revista, fazendo uma bolinha. Em seguida, o professor a envolve com a fita adesiva. Se preferir, passe a fita colorida por cima para decorar e ainda usando a fita, prenda o pedaço de barbante a bolinha. O professor deve cortar a garrafa pet na altura do gargalo formando uma tacinha. Depois abrir a tampa e prender a outra ponta do barbante na garrafa. Peça a um adulto que corte a garrafa descartável na altura do gargalo.
3º Momento: O professor deve trazer para a roda os bilboquês, colas coloridas e fitas adesivas coloridas para decorar os bilboquês.
RECURSO DIDÁTICO: Passo a passo para construir o bilboquê.
Recurso Didático: Passo a passo para construir o bilboquê.
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo
http://bebe.abril.com.br/canais/dican/como-fazer-bilboque.php
Atividade 2: Construindo pé de lata
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre outros brinquedos que podem ser construídos com materiais reutilizáveis e sugerir a construção do pé de lata. O professor deverá pedir às crianças que tragam latas velhas do mesmo tamanho para construir os pés de lata.
2º Momento: O professor deve trazer para a roda o material para a construção do pé de lata.
Para construir um pé de lata será preciso:
Materiais:
-2 latas de leite, achocolatado ou qualquer uma que encontrar desde que sejam do mesmo tamanho;
-Barbante;
-Fita adesiva;
-Cola colorida;
-Prego;
-Martelo.
O professor deverá explicar as crianças os passos à medida que for construindo o pé de lata. Inicialmente o professor deverá fazer nas duas latas, dois pequenos furos, um de frente para o outro, na borda da parte de baixo das latas, por onde irá passar o barbante. Para isso, deverá utilizar o martelo e um prego. Depois deverá tirar as tampas. Cortar 2 pedaços grandes de barbante e enfiar a ponta de um barbante dentro da lata através do furo e dar um nó. Faça o mesmo com a outra ponta, regulando para que se possa segurar o barbante em forma de arco, na altura do quadril. Faça o mesmo com a outra lata.
3º Momento: O professor deverá trazer para a roda os pés de latas, tinta guache de várias cores, fitas adesivas coloridas para decorar os pés de lata.
Recurso didático: Passo a passo pé de lata
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo .
Atividade 3: Construindo vai e vem
1º Momento: O professor propõe às crianças a construção de vai e vem que será construído com materiais reutilizáveis armazenados da coleta seletiva, a exemplo de garrafa pet, fazendo com que as crianças deixem o ambiente mais limpo reutilizando materiais para construir brinquedos.
2º Momento: O professor deverá trazer para a roda o material para a construção do vai e vem. Para construir um vai e vem será preciso:
MATERIAL
O professor começa cortando as garrafas, com a tesoura, separando as bocas que serão as partes úteis. Depois deve juntar as duas partes cortadas da boca da garrafa. Não precisa colar, é só encaixar uma na outra. Em seguida deve Enrolar a faixa de papel crepom nas garrafas e cole a ponta para não soltar. Passar os varais pela boca das garrafas, deixando dois fios de varal pendurados de cada lado. Finalmente amarrar cada ponta do fio em um carretel e o vai e vem está pronto.
3º Momento: O professor deve trazer para a roda os vai e vem, colas coloridas e fitas adesivas coloridas para decorá-los.
RECURSO DIDÁTICO: Passo a passo para construir o vai e vem.
Recurso didático: Passo a passo para construir o vai e vem.
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo
Atividade 4 – Brincadeira de criança como é bom!
1º Momento: O professor deve questionar as crianças se elas sabem brincar com o bilboquê, o pé de lata e o vai e vem. Depois o professor explica as regras das brincadeiras e combina com as crianças como vão se organizar para brincar. Em seguida as crianças passam a vivenciar as brincadeiras. Depois que todos brincarem o professor deve conversar com as crianças sobre os sentimentos, as expectativas do momento vivenciado.
As imagens abaixo ilustram os momentos das brincadeiras.
Fonte: lourdinas.com.br (crianças brincando de bilboquê)
Fonte: blog1.educacional.com.br (crianças brincando de pé de lata)
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/09/vaievem.htm
As regras da brincadeira pé de lata, os materiais necessários e como fazer o pé de lata podem ser encontradas no site abaixo:
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=66
Avaliar se as crianças:
• Conheceram a importância da coleta seletiva para o meio ambiente;
• Diferenciaram reciclagem e reutilização de materiais;
• Construíram brinquedos com o lixo da coleta seletiva;
• Vivenciaram brincadeiras com os brinquedos construídos;
• Respeitaram as produções dos colegas;
• Desenvolveram atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente;
• Ampliar os conhecimentos acerca do tema;
• Participaram das atividades com envolvimento.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2012
Cinco estrelasoi Conheceram a importância da coleta seletiva para o meio ambient • Participaram das atividades com envolvimento.Conheceram a importância da coleta seletiva para o meio ambiente; • Diferenciaram reciclagem e reutilização de materiais; • Construíram brinquedos com o lixo da coleta seletiva; • Vivenciaram brincadeiras com os brinquedos construídos; • Respeitaram as produções dos colegas; • Desenvolveram atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente; • Ampliar os conhecimentos acerca do tema; • Participaram das atividades com envolvimento.
28/10/2011
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante, pois são sugestões maravilhosas que levarei para meus alunos. Em nossa escola, estamos trabalhando com o Projeto "Educação Ambiental" e faremos algumas oficinas de jogos pedagógicos e de brinquedos , utilizando sucatas. Em nossas oficinas faremos jogos da memória, Dominó de palavras e gravuras, jogo da velha de matemática, jogo de argolas, fantoches , teatro de fantoches, televisão para contação de histórias, Jogos de encaixe palavra/gravura, entre outros.