Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CAMPANHA: POR UM AMBIENTE MAIS LIMPO.

 

09/06/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

• Conhecer a importância da coleta seletiva para o meio ambiente;

• Diferenciar reciclagem e reutilização de materiais;

• Construir brinquedos com o lixo da coleta seletiva;

• Vivenciar brincadeiras com os brinquedos construídos;

• Respeitar as produções dos colegas;

• Desenvolver atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente;

• Ampliar os conhecimentos acerca do tema.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A reciclagem e sua importância.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Construindo o Bilboquê

1º Momento: O professor deverá inicialmente conversar com as crianças sobre a reciclagem, e a reutilização de materiais, questionando-as: O que é reciclagem? O que é reutilizar materiais?  Por que é importante reciclar? Quais as causas e conseqüências quando não se recicla? Depois o professor propõe às crianças a construção de brinquedos com materiais reutilizáveis armazenados da coleta seletiva. O professor deve conversar com as crianças sobre os brinquedos que podem ser construídos com materiais reutilizáveis, fazendo com que as crianças deixem o ambiente mais limpo reutilizando materiais para construir brinquedos. O professor deve sugerir às crianças a construção de bilboquês, que pode ser construindo com garrafa pet.

2º Momento: O professor deve trazer para a roda o material para a construção do bilboquê.

Para construir um bilboquê será preciso:

- 1 garrafa pet descartável;

- Fita adesiva colorida ou transparente;

- Barbante;

 - Uma folha de jornal ou revista;

- Uma folha de jornal ou revista;

- Tesoura;

- Cola colorida para enfeitar;

O professor deverá explicar as crianças, os passos à medida que for construindo o bilboquê. As crianças deverão amassar a folha de jornal ou revista, fazendo uma bolinha. Em seguida, o professor a envolve com a fita adesiva. Se preferir, passe a fita colorida por cima para decorar e ainda usando a fita, prenda o pedaço de barbante a bolinha. O professor deve cortar a garrafa pet na altura do gargalo formando uma tacinha. Depois abrir a tampa e prender a outra ponta do barbante na garrafa.   Peça a um adulto que corte a garrafa descartável na altura do gargalo.

3º Momento: O professor deve trazer para a roda os bilboquês, colas coloridas e fitas adesivas coloridas para decorar os bilboquês.

RECURSO DIDÁTICO: Passo a passo para construir o bilboquê.   

Recurso Didático: Passo a passo para construir o bilboquê.  

http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo     

http://bebe.abril.com.br/canais/dican/como-fazer-bilboque.php 

Atividade 2: Construindo pé de lata

1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre outros brinquedos que podem ser construídos com materiais reutilizáveis e sugerir a construção do pé de lata. O professor deverá pedir às crianças que tragam latas velhas do mesmo tamanho para construir os pés de lata.

2º Momento: O professor deve trazer para a roda o material para a construção do pé de lata.

Para construir um pé de lata será preciso:

Materiais:

-2 latas de leite, achocolatado ou qualquer uma que encontrar desde que sejam do mesmo tamanho;

-Barbante;

-Fita adesiva;

-Cola colorida;

-Prego;

-Martelo.   

O professor deverá explicar as crianças os passos à medida que for construindo o pé de lata. Inicialmente o professor deverá fazer nas duas latas, dois pequenos furos, um de frente para o outro, na borda da parte de baixo das latas, por onde irá passar  o barbante. Para isso, deverá utilizar o martelo e um prego. Depois deverá tirar as tampas. Cortar 2 pedaços grandes de barbante e enfiar a ponta de um barbante dentro da lata através do furo e dar um nó. Faça o mesmo com a outra ponta, regulando para que se possa segurar o barbante em forma de arco, na altura do quadril. Faça o mesmo com a outra lata.

3º Momento: O professor deverá trazer para a roda os  pés de latas, tinta guache de várias cores,  fitas adesivas coloridas para decorar os pés de lata.

Recurso didático: Passo a passo pé de lata

http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo      .

Atividade 3: Construindo vai e vem

1º Momento: O professor propõe às crianças a construção de vai e vem que será construído com materiais reutilizáveis armazenados da coleta seletiva, a exemplo de garrafa pet, fazendo com que as crianças deixem o ambiente mais limpo reutilizando materiais para construir brinquedos.

2º Momento: O professor deverá trazer para a roda o material para a construção do vai e vem. Para construir um vai e vem será preciso:

MATERIAL

  • Dois fios de varal
  • Duas garrafas de plástico, dessas descartáveis
  • Quatro carretéis de linha, sem linha
  • Tesoura sem ponta
  • Cola
  • Uma longa tira de papel crepom
  • Colas coloridas e fitas adesivas coloridas

O professor começa cortando as garrafas, com a tesoura, separando as bocas que serão as partes úteis.  Depois deve juntar as duas partes cortadas da boca da garrafa. Não precisa colar, é só encaixar uma na outra. Em seguida deve Enrolar a faixa de papel crepom nas garrafas e cole a ponta para não soltar.  Passar os varais pela boca das garrafas, deixando dois fios de varal pendurados de cada lado. Finalmente amarrar cada ponta do fio em um carretel e o vai e vem está pronto.   

3º Momento: O professor deve trazer para a roda os vai e vem, colas coloridas e fitas adesivas coloridas para decorá-los.

RECURSO DIDÁTICO: Passo a passo para construir o vai e vem.

Recurso didático: Passo a passo para construir o vai e vem.  

http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo  

Atividade 4 – Brincadeira de criança como é bom!

1º Momento: O professor deve questionar as crianças se elas sabem brincar com o bilboquê, o pé de lata e o vai e vem. Depois o professor explica as regras das brincadeiras e combina com as crianças como vão se organizar para brincar. Em seguida as crianças passam a vivenciar as brincadeiras.  Depois que todos brincarem o professor deve conversar com as crianças sobre os sentimentos, as expectativas do momento vivenciado.

As imagens abaixo ilustram os momentos das brincadeiras.

Fonte: lourdinas.com.br (crianças brincando de bilboquê)  

Fonte: blog1.educacional.com.br (crianças brincando de pé de lata)   

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/09/vaievem.htm 

Recursos Complementares

As regras da brincadeira pé de lata, os materiais necessários e como fazer o pé de lata podem ser encontradas no site abaixo:

 http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=66 

Avaliação

Avaliar se as crianças:

• Conheceram a importância da coleta seletiva para o meio ambiente;

• Diferenciaram reciclagem e reutilização de materiais;

• Construíram brinquedos com o lixo da coleta seletiva;

• Vivenciaram brincadeiras com os brinquedos construídos;

• Respeitaram as produções dos colegas;

• Desenvolveram atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente;

• Ampliar os conhecimentos acerca do tema;

• Participaram das atividades com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • suelem de santos oliverio, suelem de santos oliverio , Rio de Janeiro - disse:
    suelem170@hotmail.com

    07/11/2012

    Cinco estrelas

    oi Conheceram a importância da coleta seletiva para o meio ambient • Participaram das atividades com envolvimento.Conheceram a importância da coleta seletiva para o meio ambiente; • Diferenciaram reciclagem e reutilização de materiais; • Construíram brinquedos com o lixo da coleta seletiva; • Vivenciaram brincadeiras com os brinquedos construídos; • Respeitaram as produções dos colegas; • Desenvolveram atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente; • Ampliar os conhecimentos acerca do tema; • Participaram das atividades com envolvimento.


  • Isabel Cristina Viana Ramalho, ESCOLA ESTADUAL PREFEITA JOANITA ARRUDA CÂMARA , Rio Grande do Norte - disse:
    ysaramalho@yahoo.com.br

    28/10/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito interessante, pois são sugestões maravilhosas que levarei para meus alunos. Em nossa escola, estamos trabalhando com o Projeto "Educação Ambiental" e faremos algumas oficinas de jogos pedagógicos e de brinquedos , utilizando sucatas. Em nossas oficinas faremos jogos da memória, Dominó de palavras e gravuras, jogo da velha de matemática, jogo de argolas, fantoches , teatro de fantoches, televisão para contação de histórias, Jogos de encaixe palavra/gravura, entre outros.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.