03/06/2010
KEILA BARRETO E ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecer o destino e a utilização do lixo reciclado;
• Visitar uma empresa de reciclagem;
• Entrevistar pessoas que fazem a reciclagem;
• Expressar suas idéias oralmente.
A reciclagem e sua importância para o meio ambiente.
Atividade 1: Para onde vai o lixo reciclado?
1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças sabem sobre o destino do lixo reciclado, na medida em que as crianças vão falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala suas idéias iniciais. Depois o professor deverá convidar um catador de lixo para vir à sala de aula conversar com a turma. Antes da visita, o professor deve levantar com as crianças algumas questões sobre o que elas gostariam de saber sobre o destino do lixo reciclado, bem como conhecer um pouco sobre essa profissão, para que no momento da entrevista as crianças já saibam o que perguntar. No dia da visita o professor deverá mediar os questionamentos das crianças, bem como registrar o diálogo e colocar as respostas no mural da sala.
Exemplos de questionamentos:
OBS: Explicar para as crianças o portador textual (entrevista).
Atividade 2: Construindo uma história
1º Momento: A partir dos registros sobre o destino do lixo o professor deverá orientar as crianças que elaborem uma história. As crianças serão divididas em três grupos para construírem a história. Um grupo escreverá o começo da história (quando o caminhão passa para coletar o lixo), o outro escreverá o meio da história (quando o caminhão chega na empresa para a seleção do lixo que é separado pelos catadores) e o outro grupo escreverá o final da história (quando o lixo reciclado é levado para uma indústria de reciclagem). O professor solicita às crianças que ilustrem a história. Depois as crianças tecem comentários sobre a história. Ao final o professor junto com as crianças expõem seus trabalhos seguindo uma seqüência dos fatos.
OBS: A história será construída através da escrita e do desenho.
RECURSO DIDÁTICO: Modelo de Atividade para construção da história
OBS: A Atividade deverá ser a mesma para os outros grupos, mudando apenas "VOCÊS IRÃO ESCREVER E DESENHAR O MEIO DA HISTÓRIA"/ "VOCÊS IRÃO ESCREVER E DESENHAR O FINAL DA HISTÓRIA".
A foto abaixo ilustra o momento:
Atividade 3 – Visitando uma empresa de reciclagem
1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças aprenderam sobre o destino do lixo reciclado. Depois o professor deverá agendar uma visita em uma empresa de reciclagem, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.
2º Momento: Antes de sair para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:
Neste momento o professor poderá levantar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelas pessoas que trabalham na empresa. Durante a aula de campo solicitar que um dos funcionários acompanhe a turma para que todas as questões levantadas pelas crianças sejam respondidas, como:
OBS: Lembrar que durante a aula de campo as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações).
3º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre a reciclagem. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas.
Atividade 4 - Sistematizando conhecimentos sobre o destino do lixo reciclado
1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca do destino do lixo reciclado. Depois, o professor deve propor as crianças apresentarem um seminário em grupos sobre o que aprenderam acerca do lixo reciclado. O professor deverá elaborar e construir com as crianças um seminário, iniciando pela divisão das crianças em grupos e discutindo sobre o que cada um irá falar. A apresentação poderá ser feita através de cartazes, fotos e falas das crianças.
Os conhecimentos acerca da reciclagem e sua imporância podem ser encontrados nos sites abaixo:
http://www.baratoseafins.com.br/oqueereciclar.htm
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!