Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PARA ONDE VAI E COMO É UTILIZADO O LIXO RECICLADO?

 

03/06/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO E ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

   As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

 • Conhecer o destino e a utilização do lixo reciclado;

• Visitar uma empresa de reciclagem;

• Entrevistar pessoas que fazem a reciclagem;

 • Expressar suas idéias oralmente.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A reciclagem e sua importância para o meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Para onde vai o lixo reciclado?

1º  Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças sabem sobre o destino do lixo reciclado, na medida em que as crianças vão falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala suas idéias iniciais. Depois o professor deverá convidar um catador de lixo para vir à sala de aula conversar com a turma. Antes da visita, o professor deve levantar com as crianças algumas questões sobre o que elas gostariam de saber sobre o destino do lixo reciclado, bem como conhecer um pouco sobre essa profissão, para que no momento da entrevista as crianças já saibam o que perguntar. No dia da visita o professor deverá mediar os questionamentos das crianças, bem como registrar o diálogo e colocar as respostas no mural da sala.

Exemplos de questionamentos:

  • O que você faz no lixão?
  • Como você separa o lixo?
  • O que você faz com o lixo separado?
  • Para onde vai o lixo que você separa?

OBS: Explicar para as crianças o portador textual (entrevista).

Atividade 2: Construindo uma história

1º Momento: A partir dos registros sobre o destino do lixo o professor deverá orientar as crianças que elaborem uma história. As crianças serão divididas em três grupos para construírem a história. Um grupo escreverá o começo da história (quando o caminhão passa para coletar o lixo), o outro escreverá o meio da história (quando o caminhão chega na empresa para a seleção do lixo que é separado pelos catadores) e o outro grupo escreverá o final da história (quando o lixo reciclado é levado para uma indústria de reciclagem). O professor solicita às crianças que ilustrem a história.  Depois as crianças tecem comentários sobre a história. Ao final o professor junto com as crianças expõem seus trabalhos seguindo uma seqüência dos fatos.

OBS: A história será construída através da escrita e do desenho.

RECURSO DIDÁTICO: Modelo de Atividade para construção da história

OBS: A Atividade deverá ser a mesma para os outros grupos, mudando apenas "VOCÊS IRÃO ESCREVER E DESENHAR O MEIO DA HISTÓRIA"/ "VOCÊS IRÃO ESCREVER E DESENHAR O FINAL DA HISTÓRIA".

A foto abaixo ilustra o momento:

Atividade 3 – Visitando uma empresa de reciclagem

1º  Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças aprenderam sobre o destino do lixo reciclado. Depois o professor deverá agendar uma visita em uma empresa de reciclagem, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.

2º  Momento: Antes de sair para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:

  • O que vão observar?
  • O que querem saber?

Neste momento o professor poderá levantar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelas pessoas que trabalham na empresa. Durante a aula de campo solicitar que um dos funcionários acompanhe a turma para que todas as questões levantadas pelas crianças sejam respondidas, como:

  • Como o lixo chega na empresa?
  • Como acontece a reciclagem?
  • Todo o lixo que vem para cá pode ser reciclado?

 OBS: Lembrar que durante a aula de campo as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações).

3º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre a reciclagem. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas.  

Atividade 4 - Sistematizando conhecimentos sobre o destino do lixo reciclado

1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca do destino do lixo reciclado.   Depois, o professor deve propor as crianças apresentarem um seminário em grupos sobre o que aprenderam acerca do lixo reciclado. O professor deverá elaborar e construir com as crianças um seminário, iniciando pela divisão das crianças em grupos e discutindo sobre o que cada um irá falar. A apresentação poderá ser feita através de cartazes, fotos  e falas das crianças.

Recursos Complementares

Os conhecimentos acerca da reciclagem e sua imporância podem ser encontrados nos sites abaixo:

http://www.baratoseafins.com.br/oqueereciclar.htm 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem  

http://www.brasilescola.com/biologia/reciclagem.htm 

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram o destino e a utilização do lixo reciclado;
  • Conheceram sobre o portador de texto entrevista;
  • Entrevistaram pessoas que fazem a reciclagem;
  • Expressaram suas idéias oralmente e aprendizagens acerca do destino do lixo nos seminários;   
  • Participaram das atividades com envolvimento.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.