14/06/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
CHUVAS, ENCHENTE.
Atividade 1. CONSEQUENCIAS DAS CHUVAS
1º Momento. O professor deverá discutir com as crianças as consequências da chuvas para a saúde das pessoas, bem como, pesquisar reportagens que apresentam as doenças provocadas pela inundações. Após a leitura do material, o professor deverá dividir a sala em quatro grupos, os quais deverão responder as questões sobre doenças distintas:
Obs: Nesse site da foto tem muitas questões interessantes.
Doenças relacionadas às enchentes: Se já não bastassem todos os transtornos que uma enchente traz, há ainda, após o recuo das águas, o alto risco de contaminação, que expõe a população a inúmeras doenças e ao aumento na incidência de acidentes como afogamentos, lesões corporais e choques elétricos.
Há também um aumento na proliferação dos vetores de doenças, como ratos e mosquitos, e de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras.A maioria das doenças ocorre devido à ingestão de água contaminada ou pelo simples contato com essa água. Entre as principais doenças, temos: * *
G1 - Ficará responsável em responder as questões sobre a leptospirose.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1389333-5598,00.html
G2 – Ficará responsável em responder as questões sobre febre tifóide;
G3 – Ficará responsável em responder as questões sobre hepatite vital tipo A;
G4 – Ficará responsável em responder as questões sobre diarréia aguda. Cada grupo deverá apresentar os sintomas das doenças, o período de incubação das doenças e a prevenção das mesmas.
O texto deverá ser elaborado pelas crianças com a mediação do professor. A proposta para a apresentação do trabalho é que seja em forma de Tele jornal, em forma de noticiário, no qual as crianças irão utilizar um figurino especifico discutido por elas, e organizarão um cenário, depois durante a apresentação serão filmados, para que posteriormente a filmagem seja apresentada para outras salas.
OBS: A importância da filmagem é que as crianças poderão rever o que foi dito e refazer a apresentação.
Atividade 2. ENTREVISTA COM A JORNALISTA
1º Momento: As crianças deverão fazer uma entrevista com um jornalista, para tanto deverão agendar uma entrevista numa emissora de televisão, de preferência se for pais da escola. No entanto, deverão antecipadamente levantar alguns questionamentos:
Atividade 3. ELABORAÇÃO DO JORNAL
1º Momento: O professor poderá propor que as crianças elaborem um jornal contendo a entrevista com o jornalista, bem como o material sobre as doenças causadas pela enchente, os sintomas e prevenções.
Obs: O texto poderá ser escrito pelas crianças que dominam o sistema da escrita com a mediação da professora ou digitado pelo professor, a ilustração deverá ser feita pelas próprias crianças.
fonte: fotos da professora Keila/NEI
fonte: fotos da professora Keila/NEI
2º Momento: O professor deverá reunir os dois grupos na roda, o que fez o texto e o que fez os desenhos e junto com as crianças decidir como vai organizar a estrutura do jornal - local dos textos e desenhos, percebendo a coerência e coesão entre textos e desenhos.
Atividade 4. DIVULGAÇÃO DO JORNAL
1º Momento: Depois que o jornal estiver pronto, o professor poderá tirar cópias e juntamente com as crianças destribuir para os alunos da sala ao lado.
Avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/03/2016
Cinco estrelasMARAVILHA ESSE TRABALHO PARA SER DESENVOLVIDO EM SALA. AMEI! PARABÉNS.
23/10/2012
Quatro estrelasgostei muito
22/03/2012
Cinco estrelasMuito obrigada pela sugestão, se esta aula não der certo é porque não segui seu conselho, valeu, amei!
04/03/2012
Quatro estrelaseu achei interessante o trabalho e o resultado de tudo isso.os alunos se esforçaram e chegou ate aqui ,parabens aos alunos e as professoras que apoiaram tudo isso