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Quem são os insetos?

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e identificar características gerais do grupo dos insetos.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o grupo dos Invertebrados, compreendendo algumas características desses seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Os primeiros insetos viveram há mais de 300 milhões de anos. Estes seres praticamente habitam o mundo todo, desde os desertos, passando por florestas até lugares onde exista neve. Estão presentes em todos os ambientes.

São animais invertebrados e possuem uma proteção chamada exoesqueleto. Possuem seis pernas. Atualmente existem mais de um milhão de espécies catalogadas e outras mais a serem classificadas. Os insetos são os responsáveis pela polinização de mais de 70% de todas as plantas fanerógamas da Terra, ou seja, plantas que possuem flores. Muitos estão diretamente relacionados com a transmissão de doenças para os seres humanos, como a malária, a doença de Chagas, a dengue, a febre amarela e outras. A produtividade agrícola e a estocagem dos alimentos sofrem grandes perdas pela ação destruidora de muitas espécies de insetos que devoram lavouras inteiras, como os gafanhotos, ou transmitem doenças para as plantações.

O corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Nessas duas últimas partes, pode-se notar uma segmentação mais evidente. Na cabeça, encontram-se um par de antenas e um par de olhos não-pedunculados, ou seja, diretamente colocados junto à superfície.

Junto à boca estão as peças ou aparelhos bucais, equipamentos especializados nos diversos tipos de alimentação dos insetos. Há aparelhos bucais trituradores, sugadores, mastigadores, picadores, lambedores, etc.

Todos os insetos adultos possuem antena, daí serem denominados de díceros. São apêndices móveis que podem funcionar como órgãos olfativos, auditivos, gustativos e tácteis.

O tórax dos insetos é composto por segmentos. Em cada um deles, está um par de patas articuladas. Nos dois últimos segmentos do tórax, geralmente encontram-se um par de asas em cada um.

Os insetos desprovidos de asas, como as traças-dos-livros, são ápteros; os que possuem um par de asas são os dípteros; os que dispõem de 2 pares de asas são chamados tetrápteros.

Alguns insetos, como as formigas e os cupins, apresentam asas apenas nos seus estágios sexualmente ativos, enquanto os demais membros das sociedades não as possuem.

A maioria dos insetos apresenta fecundação interna, e as fêmeas depositam os ovos para se desenvolverem fora do corpo. São, portanto, ovíparas.

Adaptado de: http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/Insetos/Gerais.htm (Consultado em 15/05/10, às 16h05min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:             

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões e conversas sobre os insetos, atividade prática de montagem de modelos de insetos, além de vídeos e texto sobre o assunto estudado.        

Como o professor irá ativar esse processo:             

O professor ativará este processo através de orientação de discussões entre os alunos, sondando os conhecimentos prévios dos mesmos, bem como apresentando vídeos e texto sobre o assunto, ajudando no processo de ensino-aprendizagem e fixação do conteúdo.   

Conversando e pesquisando sobre os insetos

Professor, inicialmente pergunte para a turma quem eles acham que são os insetos. Depois de levantados os conhecimentos prévios, escreva no quadro algumas considerações dos alunos sobre este grupo, características que eles julguem importantes. Peça que dêem exemplos de insetos e liste no quadro também, perguntando por que eles classificam aqueles animais citados como insetos (é possível que exemplifiquem formigas, baratas, mosquitos, dentre outros). Instigue os alunos a lembrarem das características dos invertebrados.

Agora peça para os alunos desenharem algum inseto, destacando as características que eles consideram ser importantes. Alguns alunos poderão mencionar características como antenas, asas, várias patas, dentre outras.   

Depois deste desenho, leve a turma ao laboratório de informática da escola, se tiver. Caso não tenha, divida-os em grupos e distribua livros com imagens de insetos e informações importantes sobre este grupo, a fim de pesquisarem sobre os insetos. Oriente os alunos como fazer a pesquisa, lendo com atenção os textos e observando as figuras de insetos.

Após esta pesquisa, peça que verifiquem novamente seus desenhos e vejam se o que desenharam está correto, parcialmente correto ou incorreto. Peça para desenharem novamente, agora reformulando o desenho com as características aprendidas na pesquisa.             

Abaixo seguem figuras de insetos:

Formiga

Retirado de: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK1123_SAuVA800.jpg (consultado em 16/05/10, às 19h03min). 

Abelha

Retirado de: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/abelha_africana.jpg (consultado em 16/05/10, às 19h25min). 

Barata

Retirado de: http://variandoa3.files.wordpress.com/2009/06/barata.jpg (consultado em 16/05/10, às 19h26min). 

Mosquito

Retirado de: http://alagoasatual.files.wordpress.com/2009/09/mosquito_da_dengue_aedes_aegypt-776999.jpg (consultado em 16/05/10, às 19h29min).  

Atividade prática: Montando modelos de insetos.

Após a pesquisa e desenhos dos alunos, leve a turma para o pátio da escola ou algum ambiente aberto, em que eles possam se distribuir pelo chão, e distribua cerca de 6 folhas de jornal inteiras para cada aluno. Peça que eles montem modelos de insetos à escolha de cada um. Cada modelo de inseto criado deverá apresentar as características físicas do inseto original, tais como: um par de antenas, dois pares de asas (alguns), 3 pares de patas, dentre outras. Abaixo seguem algumas fotografias do passo a passo da montagem de modelos que poderão ser feitos pelos alunos:

Fotos: Maria Antonieta G. Silva e Priscila Barbosa Peixoto

Texto para os alunos             

Professor, após a construção dos modelos de insetos pelos alunos, entregue um texto informativo para eles, fazendo uma leitura com a turma e tirando as dúvidas. Incentive uma leitura oral, em que cada aluno leia um trecho, e após esta primeira leitura, discuta com a turma os aspectos mais importantes dos insetos, fazendo assim uma pequena revisão do que viram hoje e ampliando o que aprenderam.

Insetos                         

Qual ser vivo domina o planeta Terra? A resposta correta depende de que tipo de dominância se está falando. Se for numérica, não tem para ninguém, este é o planeta dos insetos.             

Maior classe dos artrópodes com mais de 700 mil espécies, os insetos são basicamente terrestres, mas algumas espécies desenvolveram adaptações para a vida aquática e podem ser encontradas em todas as partes do mundo.             

Apresentam um esqueleto externo (exoesqueleto) de quitina, sofrem mudas (troca de esqueleto) conforme o crescimento, têm o corpo dividido em: cabeça, tórax e abdome e ainda 6 patas.             

Possuem um par de antenas, há dois pares de asas, mas há espécies com um par ou ainda sem asas.  As antenas dos insetos têm função sensorial. Eficientes, elas permitem aos insetos a percepção de cheiros, mesmo a distâncias consideráveis. Ao redor da boca dos insetos existem peças bucais, que são diferenciadas de acordo com o hábito alimentar dos animais. Seu aparelho bucal pode ser mastigador ou triturador, sugador, picador e lambedor.             

Eles têm grande importância ecológica e podem estar relacionados com a transmissão de doenças.             

Exemplos de insetos: pulga, mosca, barata, borboleta, abelha, besouro, formiga e pernilongo. O corpo dos insetos se divide em abdome (1), tórax (2) e cabeça (3).

Retirado de: http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/biologia/insetos1.jpg (Consultado em 15/05/10, às 15h22min).    

Texto Adaptado de: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/artrop.htm (Consultado em 15/05/10, às 15h18min) & http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c11_insetos/insetos.html (Consultado em 15/05/10, às 15h49min)     

Ferramentas tecnológicas             

Professor, após a leitura e interpretação do texto, apresente para a turma um vídeo sobre o mundo dos insetos, dividido em três partes. Este vídeo representa a diversidade da classe dos insetos, mostrando aspectos importantes do grupo.   

Vídeo “O mundo dos insetos” – parte 1:

http://www.youtube.com/watch?v=tPYbFw1IrXk&feature=related (consultado em 16/05/10, às 20h29min).    

Vídeo “O mundo dos insetos” – parte 2:

http://www.youtube.com/watch?v=N6i8b57-SYw&feature=related (consultado em 16/05/10, às 20h30min).    

Vídeo “O mundo dos insetos” – parte 3:

http://www.youtube.com/watch?v=Sr7LhpgQ7jg&feature=related (consultado em 16/05/10, às 20h31min). 

Charge para questão 7 da Avaliação:

Retirado de: http://www.amigonerd.com/zoologia/ (Consultado em 15/05/10, às 16h26min).   

Recursos Complementares

Professor, como recursos complementares, apresentamos algumas sugestões de filmes e textos, que você poderá usar em suas aulas ou se informar mais sobre o assunto.   

Filme “O Grilo Feliz e os Insetos gigantes”.  

Link do trailer. http://www.youtube.com/watch?v=51D11qhdnZ0 (consultado em 16/05/10, às 20h53min).    

Teatro “Quem roubou a minha luz?” de Flávio Cavalcanti.

http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/1519092 (consultado em 16/05/10, às 20h54min).  

Vários jogos com insetos como protagonistas.

http://pt.yupis.org/jogos-insetos/ (consultado em 16/05/10, às 20h55min).    

Insetos na alimentação:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/insetos-a-mesa/?searchterm=None (consultado em 16/05/10, às 20h56min).    

Jogo de tabuleiro sobre insetos:

www.rieoei.org/expe/3150Santos.pdf (consultado em 16/05/10, às 20h57min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Entregue para os alunos algumas questões sobre o que aprenderam na aula de hoje. Peça que eles as respondam, individualmente ou em duplas, e assim você poderá avaliar o processo de ensino-aprendizagem.   

1)    Quem são os insetos?

2)    Onde podemos encontrá-los?

3)    Cite algumas características dos insetos.

4)    Troque seu desenho feito no início da aula com um colega (o inseto escolhido deverá ser diferente do seu) e escreva onde esse inseto vive e do ele se alimenta.

5)    Existem insetos que podem transmitir doenças? Cite exemplos.

6)    Cite duas funções dos insetos que são benéficas para o homem.

7)    Discuta a charge abaixo, explicando do que ela trata.

OBS.: A charge para discussão encontra-se em "Estratégias e recursos da aula".

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