Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ENCHENTES: PROCEDIMENTOS GOVERNAMENTAIS

 

14/06/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:  

  • Conhecer o plano de ação proposto pelo governo no período das enchentes;  
  • Ler textos (jornais e revistas);
  •  Vivenciar uma aula de campo;
  • Expressar suas idéias oralmente;   
  • Ampliar os conhecimentos acerca das enchentes.  
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Causas e consequências das enchentes.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  ENTREVISTANDO O PREFEITO

1º  Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças já sabem sobre as enchentes (causas, consequências), na medida em que as crianças vão falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala Depois o professor deverá agendar uma visita na prefeitura para entrevistar o prefeito, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.

Obs: Caso na cidade seja difícil o acesso ao Prefeito,  o professor deverá procurar pela pessoa ou entidade responsável em coordenar as ajudas destinadas as pessoas que por algum motivo sofrem as consequências das enchentes.

2º  Momento: Antes de sair para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:

  • O que vão observar?
  • O que querem saber?

            Neste momento o professor poderá pensar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelo prefeito:

  •  Que medidas estão sendo tomadas para minimizar as enchentes?
  •  E as pessoas desabrigadas onde vão ficar?
  • Qual o plano de ação proposto para o período das enchentes?

OBS: Lembrar que durante a aula passeio as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações)

Atividade 2 EXPRESSANDO VIVÊNCIAS

1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram.

No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre as enchentes. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas para elaboração de um texto coletivo.

Atividade 3. MONTANDO PAINEL

1º Momento: O professor deverá trazer para a roda revistas e jornais para as crianças pesquisarem notícias sobre providências governamentais em relação as enchentes. Quando as crianças encontrarem deverão recortar a notícia e colar junto ao texto coletivo exposto no painel.

 Atividade 4 - FAZ DE CONTA QUE SOU PREFEITO 

1º Momento: O professor deve propor as crianças uma brincadeira de faz-de-conta em que elas serão os prefeitos(as) da cidade e que irão expor seu plano de ação para o período das enchentes. Todas as crianças deverão expor suas idéias.

2º Momento: O professor deverá fazer uma votação com as crianças para eleger o melhor plano de ação para o período das enchentes. Deverão ser escolhidas as duas melhores idéias (prefeito e vice-prefeito).

OBS: O professor deverá explicar o que é uma votação.

Recursos Complementares
Avaliação

 Avaliar se as crianças: 

  • Conheceram o plano de ação proposto pelos governantes no período das enchentes;
  •  Leram e interpretaram  textos (jornais e revistas);
  • Vivenciaram uma aula de campo;
  •  Expressaram suas idéias oralmente após a aula de campo;  
  • Organizaram suas idéias no momento da elaboração do texto coletivo;
  •  Ampliaram os conhecimentos acerca das enchentes expressando suas idéias e aprendizados na vivência do faz de conta "que sou prefeito".
  •    
Opinião de quem acessou

Uma estrela 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.