14/06/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Causas e consequências das enchentes.
Atividade 1 – ENTREVISTANDO O PREFEITO
1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças já sabem sobre as enchentes (causas, consequências), na medida em que as crianças vão falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala Depois o professor deverá agendar uma visita na prefeitura para entrevistar o prefeito, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.
Obs: Caso na cidade seja difícil o acesso ao Prefeito, o professor deverá procurar pela pessoa ou entidade responsável em coordenar as ajudas destinadas as pessoas que por algum motivo sofrem as consequências das enchentes.
2º Momento: Antes de sair para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:
Neste momento o professor poderá pensar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelo prefeito:
OBS: Lembrar que durante a aula passeio as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações)
Atividade 2 –EXPRESSANDO VIVÊNCIAS
1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram.
No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre as enchentes. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas para elaboração de um texto coletivo.
Atividade 3. MONTANDO PAINEL
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda revistas e jornais para as crianças pesquisarem notícias sobre providências governamentais em relação as enchentes. Quando as crianças encontrarem deverão recortar a notícia e colar junto ao texto coletivo exposto no painel.
Atividade 4 - FAZ DE CONTA QUE SOU PREFEITO
1º Momento: O professor deve propor as crianças uma brincadeira de faz-de-conta em que elas serão os prefeitos(as) da cidade e que irão expor seu plano de ação para o período das enchentes. Todas as crianças deverão expor suas idéias.
2º Momento: O professor deverá fazer uma votação com as crianças para eleger o melhor plano de ação para o período das enchentes. Deverão ser escolhidas as duas melhores idéias (prefeito e vice-prefeito).
OBS: O professor deverá explicar o que é uma votação.
Avaliar se as crianças:
Uma estrela 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/03/2011
Uma estrelamuito boa essa aula