09/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
a) Identificar os principais elementos das acrobacias de solo;
b) Aprender os rudimentos técnicos de alguns elementos das acrobacias de solo;
c) Vivenciar as possibilidades de variações dos elementos técnicos das acrobacias de solo.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula reunindo a turma e destacando que aprenderemos hoje sobre as acrobacias de solo que podem ser consideradas a base para o aprendizado de muitas das artes circenses. Questioná-los se sabem o que são as acrobacias de solo. Em seguida, explicar que são combinações de movimentos de saltos, rolamentos e equilíbrios presentes em diversas modalidades circenses. Para ilustrar a explicação o professor poderá apresentar o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=rWOS49qPIpM
Atividade 1: Rolamento para frente
Destacar que o primeiro movimento de acrobacia de solo que faremos será o rolamento ou cambalhota e, para tal, vamos experimentar diversas formas de rolar. O professor pode propor algumas formas e as crianças podem criar outras. Por exemplo:
1) Rolar lateralmente com o corpo estendido;
2 ) Rolar lateralmente com o corpo grupado;
3) Rolar livremente em diferentes direções;
4) Rolar passando por cima ou por baixo de colega .
Em seguida convidar a turma para aprender a técnica de rolamento para frente:
a) A partir da posição de pé, agachar sobre ambas as pernas, colocando os braços estendidos para cima e a cabeça encaixada entre os braços, observando o espaço à frente onde o movimento será realizado;
b) Elevar ligeiramente o quadril abaixando simultaneamente os braços, e direcionando as mãos para frente (direção que o movimento deve seguir);
c) Realizar um movimento rápido para frente (impulso das pernas) projetando o corpo para frente em direção ao solo, de modo que o contato do corpo com o solo se inicie na parte superior das costas (sem tocar a região cervical). Para um movimento regular de rotação, as costas têm que formar um arco;
d) Ao final, deve-se projetar os pés no chão para voltar a posição de pé.
Atividade 2: Rolamento para trás
Convidar a turma para aprender o rolamento para trás que deve ser realizado da seguinte forma:
a) Partindo da posição de pé, com os braços estendidos para cima e a cabeça entre os mesmos, agachar com desequilíbrio para trás, de modo que o quadril toque o solo suavemente sem golpes;
b) Rotar suavemente a coluna arredondada (queixo no peito) como uma bolinha;
c) Uma vez que as mãos toquem o solo, o quadril deve ser projetado para cima elevando o tronco e retirando o peso da coluna cervical. As mãos devem empurrar o corpo para cima ao mesmo tempo. Esse é o momento mais importante do movimento;
d) Quando o quadril passar sobre as mãos os pés devem estar em “flex” (posição contrária à de ponta dos pés) para realizar a recepção do chão.
Atividade 3: Estrela
Convidar a turma, agora, para aprender a Estrela, movimento que deve ser executado da seguinte forma:
a) Elevar ligeiramente um dos pés apoiando o mesmo à frente com flexão de joelho, apoiando-o no chão o mais longe possível do pé de base. Os braços devem estar esticados para cima e a cabeça entre eles;
b) À medida em que o pé da frente toca o solo inclinamos o tronco para frente e colocamos a primeira mão o mais longe possível do pé. Logo apoiamos a segunda mão, e elevamos a segunda perna, fazendo movimento de "chute de calcanhar" nesse momento;
c) Logo devemos empurrar o solo na vertical para ir passando o peso do primeiro para o segundo braço de apoio à medida em que as pernas continuam seu percurso o mais afastadas possível. Após o giro do corpo invertido, apoiar a primeira perna no chão o mais longe possível e depois a segunda, voltando, assim, à posição de pé.
(Imagens extraídas do livro: Introdução à pedagogia das atividades circenses: Marco Antônio Bortoleto, 2008. Páginas: 22, 23 e 26).
Atividade 4:
Nesta atividade, o professor poderá propor que cada criança crie uma sequência de movimentos utilizando as acrobacias de solo que aprenderam.
Livro: "Introducão à pedagogia das atividades circenses", Marco Antônio Bortoleto, 2008.
Faça um desenho das acrobacias de solo que você aprendeu na aula de hoje.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!