02/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Conhecer e experimentar os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo.
Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas.
Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e os ritmos presentes na dança.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo os ritmos e os passos da catira.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Recursos: Músicas e Vídeos de Catira. Projetor de Vídeo
Sugestões:
Música: Batuque de Viola – Chico Lobo
http://www.youtube.com/watch?v=Hh5PFjz6CQI (Acessado em 11/05/2010)
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=6MHJ3zU3HyY (Acessado em 11/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=4JbGOqMqXAQ (Acessado em 11/05/2010)
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) irá relatar brevemente a história da catira para os(as) alunos(as), contextualizando a temática na aula. Neste momento, faça indagações aos alunos a respeito da dança, tais como: Qual aluno(a) já praticou ou pratica algum tipo de dança que tenha o sapateado como passo principal? Onde? Com quem?
História da Catira:
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/catira.htm (Acessado em 11/05/2010)
Em seguida, reproduza os vídeos acima. Neste momento, o(a) professor(a) destacará o ritmo da música e as principais características da dança: Palmeado e o Sapateado.
Após a exibição dos vídeos, os(as) alunos experimentarão os sapateados e os movimentos da catira da maneira como desejarem. Esta é uma proposta para que o professor(a) avalie o nível de conhecimento dos(as) alunos(as), possibilitando ao professor observar aspectos que deverão ser trabalhados na próxima atividade.
Atividade 2: Aprendendo os Passos da Catira
Recursos: Músicas de Catira
Duração: aproximadamente 25 minutos
Descrição: Nesta atividade, faça uma roda com os(as) alunos(as) e coloque a música “Batuque de Viola” demonstrada na atividade 1. Inicie com uma roda e acompanhe a música, batendo palmas e pés, pedindo para que os(as) alunos(as) façam o mesmo movimento. No primeiro momento da música, faça palmeados e sapateados mais lentos: Palmeados (3 Batidas) e Sapateados (3 Batidas), acompanhando o ritmo da música. Vá aumentando gradativamente o ritmo dos palmeados e dos sapateados. No momento das pausas, faça movimentos de mãos dadas, abrindo e fechando a roda. Retorne e faça palmeados e sapateados.
Sugestões de músicas de Catira no link abaixo:
http://palcomp3.com/CATIRABRASIL/ (Acessado em 11/05/2010)
Professor(a), o nível de exigência da execução dos passos da dança deverá ser proposto de acordo com as experiências de movimentos dos(as) alunos(as). Todavia, a dança não apresenta passos difíceis de serem executados, possibilitando que todos executem os movimentos básicos. Nesse caso, você poderá aumentar o nível de dificuldade no decorrer da proposta.
Atividade 3: Deslocando-se no espaço
Duração: aproximadamente 25 minutos.
Recursos: Músicas de Catira e Vídeo de recurso para o professor
http://www.youtube.com/watch?v=UJ2R7zu2uGo&feature=related (Acessado em 11/05/2010)
Descrição: Professor(a), na catira alguns “intervalos” do ritmo da viola podem ser executados com passos, ao longo do espaço onde se dança a catira. Os grupos mais tradicionais de catira executam a maioria dos movimentos de sapateados e de palmeados da dança no lugar. Todavia, nada impede que sejam criadas coreografias mais elaboradas na dança. Neste aspecto, sugiro o vídeo acima, que traz algumas execuções de deslocamento, podendo servir de auxílio para você na elaboração da atividade.
Frente a isso, proponha os seguintes movimentos para os(as) alunos(as):
Deslocamento lateral: dois passos para um lado e dois passos para o outro (Referência no vídeo – 45’’). Pode ser feito deslocando-se para a frente e pela diagonal.
Deslocamento na roda: passos seqüenciados (Referência no vídeo – 52’’)
Deslocamento para frente: passos seqüenciados (Referência no vídeo – 1’03’’)
Professor(a), o nível de exigência da execução dos passos da dança deverá ser proposto de acordo com as experiências de movimentos dos(as) alunos(as). Todavia, a dança não apresenta passos difíceis de serem executados, possibilitando que todos executem os movimentos básicos. Nesse caso, você poderá aumentar o nível de dificuldade no decorrer da proposta.
Atividade 4: Dançando a Catira
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Músicas de Catira
Descrição: Nesta atividade, proponha uma coreografia junto com os(as) alunos(as). No ritmo da catira, execute palmeados e sapateados e deslocamentos. Professor(a), procure fazer diferentes formações coreográficas durante a dança, tais como filas, círculos, pares etc.
Professor(a), o nível de exigência da execução dos passos da dança deverá ser proposto de acordo com as experiências de movimentos dos(as) alunos(as). Todavia, a dança não apresenta passos difíceis de serem executados, possibilitando que todos executem os movimentos básicos. Nesse caso, você poderá aumentar o nível de dificuldade no decorrer da proposta.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto, é mais interessante se for realizada em uma sala com espelhos, auxiliando a visualização dos movimentos.
Quanto ao Corpo do Colega: Criar movimentos de mãos dadas. Montar pequenos grupos para compartilharem as aprendizagens dos movimentos de palmeados, sapateados e deslocamentos.
Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível projeto da Festa Junina na escola. Convidar algum grupo de catira ou violeiros para se apresentar na escola e/ou visitar algum espaço dedicado à temática.
O site abaixo traz aspectos importantes a respeito da Catira que pode ser acessado pelo(a) professor(a), para enriquecer o conteúdo da aula.
http://www.lucianoqueiroz.com/catira.htm (Acessado em 11/05/2010)
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da catira? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a catira? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprenderam? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? Peça sugestões para a aula posterior.
Por fim, avalia sua aula, observando se os objetivos da aula foram alcançados e se os recursos utilizados atenderam os objetivos das atividades.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/06/2013
Cinco estrelasÉ sempre bom encontra educadores preocupados com a valorização da cultura regional. Parabéns pela aula!
21/08/2012
Cinco estrelasestamos trabalhando a região centro-oeste e adorei conhecer um pouco sobre a cultura desta região.. muito bom este conteúdo.
31/08/2011
Cinco estrelasParabéns aos colegas Túlio e Amanda. O material é bastante rico. Me ajudou muito no planejamento da minha aula. Ótimo trabalho!