23/09/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
-Compreender informações contidas num gráfico.
-Perceber que os dados de um texto podem ser representados num gráfico.
-Valorizar a linguagem gráfica como forma de comunicação.
-Leitura e construção de tabela.
O gráfico abaixo deverá ser apresentado ampliado para a turma e antes de ser realizado sua análise, a turma realiza a leitura do texto "Um gigantasco arranha-céu".
Depois de realizar a leitura, o professor discute com a turma as seguintes questões:
a) O que significa a expressão arranha- céu?
b) Que informações sobre o Empire State Building o texto lido nos traz?
Após a leitura e discussão do texto, é realizada a análise dos dados do gráfico observado,
Responda:
a) Qual o título do gráfico?
b) Que informação ele nos dá?
c) Dê informações sobre o prédio mais alto do mundo.
Nome:__________________________.
Localização:______________________________________.
Altura:_______________.
Ano do término da construção:_______________________.
Obs: Neste momento, ou até antes, os alunos apontarão duas respostas diferentes sobre a mesma informação pedida.
O gráfico informa a altura do prédio: 818m
O texto informa a altura do prédio: 828m
O que podemos fazer?
Procurar uma outra fonte sugerida nos recursos complementares para a confirmação da verdadeira altura do prédio (828m).
d) Se cada andar possui, em média, 3 metros, quantos andares, aproximadamente, tem cada prédio?
e) Quanto mede o 2º prédio mais alto do mundo?
f) Qual a diferença entre "Taipei 101 - na China e o Willis-Tower- em Chicago ?
g) Quantos metros precisaria ter a mais o "Empire State "para ultrapassar o "Xangai Tower"?
h) O que existe em comum entre os prédios "Empire State Building e o 1 World Trade Center"?
i) O que há de comum entre os prédios "Xangai Tower e o 1 World Trade Center"?
j) Justifique, com dados do gráfico, a informação abaixo.
"O edifício Burj Khalifa - em Dubai- tem nais de duas vezes a altura do Empire State Building".
l) Leia uma das informações dadas sobre o Burj Khalifa
"Em uma fase da obra, um novo andar era completado em três dias."
Supondo-se que cada andar era construído em aproximadamente 3 dias, quanto tempo deve ter sido gasto na construção de todos os andares?
m) Escreva, em dupla, uma pergunta que pode ser respondida usando o gráfico.
n) Agora, pense numa situação-problema que pode surgir a partir do gráfico.
*Todas as questões propostas devem ser discutidas e as respostas dadas, exemplificadas para a turma.
A última questão- criação de uma situação-problema- deve proporcionar um momentonte, na aula seguinte, de troca-troca, no qual cada grupo realizará os problemas elaborados pelos outros grupos.
Ao final, as estratégias utilizadas devem ser justificadas e valorizadas.
Como a matemática utiliza símbolos e, portanto, tem sua própria linguagem, é importante que se avalie a compreensão e interpretação de uma dessas linguagens: o gráfico, no caso construído com dados de um texto.
A exploração de outros tipos de gráfico é fundamental para que a linguagem matemática da turma seja ampliada e a sua visão do mundo real também.
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