Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 6: Um gigantesco arranha-céu em Dubai- Interpretação de gráfico.

 

23/09/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Compreender informações contidas num gráfico.

-Perceber que os dados de um texto podem ser representados num gráfico.

-Valorizar a linguagem gráfica como forma de comunicação.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Leitura e construção de tabela.

Estratégias e recursos da aula

        O gráfico abaixo deverá ser apresentado ampliado para a turma e antes de ser realizado sua análise, a turma realiza a leitura do texto "Um gigantasco arranha-céu".

                                             

        Depois de realizar a leitura, o professor discute com a turma as seguintes questões:

a) O que significa a expressão arranha- céu?

b) Que informações sobre o Empire State Building o texto lido nos traz?

        Após a leitura e discussão do texto, é realizada a análise dos dados do gráfico observado,

        Responda:

a) Qual o título do gráfico?

b) Que informação ele nos dá?

c) Dê informações sobre o prédio mais alto do mundo.

Nome:__________________________.

Localização:______________________________________.

Altura:_______________.

Ano do término da construção:_______________________.

Obs: Neste momento, ou até antes, os alunos apontarão duas respostas diferentes sobre a mesma informação pedida.

        O gráfico informa a altura do prédio: 818m

        O texto informa a altura do prédio: 828m

        O que podemos fazer?

        Procurar uma outra fonte sugerida nos recursos complementares para a confirmação da verdadeira altura do prédio (828m).

                                            

d) Se cada andar possui, em média, 3 metros, quantos andares, aproximadamente, tem cada prédio?

e) Quanto mede o 2º prédio mais alto do mundo?

f) Qual a diferença entre "Taipei 101 - na China e o Willis-Tower- em Chicago ?

g) Quantos metros precisaria ter a mais o "Empire State "para ultrapassar o "Xangai Tower"?

h) O que existe em comum entre os prédios "Empire State Building e o 1 World Trade Center"?

i) O que há de comum entre os prédios "Xangai Tower e o  1 World Trade Center"?

j) Justifique, com dados do gráfico, a informação abaixo.

        "O edifício Burj Khalifa - em Dubai- tem nais de duas vezes a altura do Empire State Building".

l) Leia uma das informações dadas sobre o Burj Khalifa

        "Em uma fase da obra, um novo andar era completado em três dias."

        Supondo-se que cada andar era construído em aproximadamente 3 dias, quanto tempo deve ter sido gasto na construção de todos os andares?

m) Escreva, em dupla, uma pergunta que pode ser respondida usando o gráfico.

n) Agora, pense numa situação-problema que pode surgir a partir do gráfico.

        *Todas as questões propostas devem ser discutidas e as respostas dadas, exemplificadas para a turma.

         A última questão- criação de uma situação-problema- deve proporcionar um momentonte, na aula seguinte, de troca-troca, no qual cada grupo realizará os problemas elaborados pelos outros grupos.

         Ao final, as estratégias utilizadas devem ser justificadas e valorizadas.

Recursos Complementares
Avaliação

       Como a matemática utiliza símbolos e, portanto, tem sua própria linguagem, é importante que se avalie a compreensão e interpretação de uma dessas linguagens: o gráfico, no caso construído com dados de um texto.

        A exploração de outros tipos de gráfico é fundamental para que a linguagem matemática da turma seja ampliada e a sua visão do mundo real também.

      

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.