27/09/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Nenhum conhecimento anterior.
Brincar de pique linha
O pique linha é uma variação do pique pega. O objetivo desse jogo é se deslocar pisando obrigatoriamente em cima das linhas de uma quadra poliesportiva, tanto quem pega como quem foge. Esse jogo permite representar de forma lúdica várias trajetórias. Brincar de pique linha permite introduzir e vivenciar o conceito da trajetória na dança.
Conceito de trajetória: Caminho pelo o qual o bailarino percorre ao se deslocar no palco buscando sempre superar as expectativas do público que o assiste. Seria estudar a melhor trajetória. A trajetória tem um ponto de partida (início) e outro de chegada (fim). O processo de criação artística se materializa no desenho realizado para unir esses dois pontos (desenhe de forma fictícia, para melhor compreensão da trajetória).
Obs.: os dois pontos podem possuir a mesma coordenada, ou seja, o bailarino sai de um lugar determinado, dança sua sequência e retorna para o mesmo ponto de origem (o ponto de partida e chegada são os mesmos).
Criando trajetória:
Cada aluno estabelecerá um ponto de partida e outro de chegada, em seguida criará uma trajetória que ligue esses dois pontos, eles terão que memorizá-las e em seguida apresentá-las ao restante da turma.
Atividade 2:
Planos “MESA, PORTA E RODA”.
Definições de:
· “Plano Porta”: podemos reunir nesse plano todos os movimentos executados, de forma figurativa, de frente para uma porta. Imagine uma porta, imagine também que o corpo é formado por centenas de pontinhos, um do lado do outro. Movimentar com referência no “plano porta” seria colocar todos os pontinhos de frente para essa porta fictícia, ou se cada pontinho deslizasse pela superfície plana dessa porta (o representante direto da mesa é a própria parede).
Assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lELaEDd2q_g (16/05/2010) e observar como a bailarina dança.
· “Plano Mesa”: seguindo o mesmo raciocínio o “plano mesa” refere-se a todos os movimentos realizados de forma fictícia em cima de uma mesa. Ou todos os movimentos cujo aqueles pontinhos deslizassem pela mesa (o representante direto da mesa é o próprio chão).
Assistir aos vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=8AV7lLdWHJA&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=I7yYYADMkBE&feature=related
Processo de criação.
1. Cada aluno criará uma estrutura coreográfica com dois movimentos em cada plano.
2. Em seguida os alunos formarão duplas e somarão os movimentos criados, depois se juntarão em quartetos com o mesmo objetivo e por fim em grupos de seis. O resultado será uma estrutura coreográfica com vinte e quatro movimentos variando seus planos de execução.
3. Cada grupo apresentará para o restante da turma sua estrutura coreográfica. O uso da música é opcional.
Atividade 3:
Brincar de reloginho.
A brincadeira do reloginho consiste em: os participantes formarão uma roda. Um participante deve pegar uma corda, segurá-la em uma das pontas e girando o seu próprio corpo deverá produzir uma trajetória circular com a mesma. Os participantes deverão pular a corda quando ela passar por eles. Quem for pego pela corda sai da brincadeira.
Assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=H24ROiTILWo&feature=related 16/05/2010
Experimentar os rolos “tronco de árvore rolando o barranco” e “tatu bola”.
O rolo “tronco de árvore rolando o barranco” consiste em deitar todo o corpo no chão e rolar como se fosse um rolo de pizza.
Assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=XT4V3bydVt4 16/05/2010
O rolo “tatu bola” consiste em agrupar todo o corpo, tentando virar uma bolinha, e rolar, passando pelo chão, hora a tíbia (canela) hora as costas.
Assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=z38nSOUK0pI&feature=related 16/05/2010
Definição de eixo na dança: é a escolha de um ponto do corpo para equilíbrio na execução de um giro ou pirueta.
Assistir ao vídeo: 16/05/2010
Retomar a estrutura coreográfica do item 3 da “Atividade 2”: cada grupo deverá introduzir em sua coreografia um giro, uma pirueta e um rolamento, caracterizando o estudo de eixo na dança. Ensaiar algumas vezes e apresentar a nova coreografia para o restante da turma. O uso da música também é opcional.
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