04/08/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar quais os fatores culturais que levaram e levam as regras do vôlei a se modificarem.
Reconhecer a evolução das regras do voleibol ao longo dos tempos.
É necessário conhecer as regras oficiais do voleibol e sua origem.
Atividade
Iniciar a aula organizando as turmas em equipes para jogar o voleibol como ele é jogado hoje, com suas regras oficiais.
Ficar atento para os eventos que poderão ocorrer:
A resposta esperada é pela linha.
Caso não aconteça essa resposta o próprio professor revela que é a linha central. Quando o voleibol foi criado, sua primeira necessidade era a interação social e o lazer dos menos aptos as práticas físicas, como basquete ou futebol americano, não se preocupava com prováveis problemas nas regras que poderiam atrapalhar o andamento do jogo. Na tentativa de amenizar os problemas causados pelos atletas que ultrapassavam a linha central da quadra de vôlei por baixo da rede e consecutivamente atrapalhavam seus adversários a jogarem, foi criada uma regra que tornaria esse fato ilegal. Essa regra surgiu em 1921.
Obs.: Caso ninguém invada a quadra adversária, após 3 minutos de jogo o professor deverá para o jogo e fazer a pergunta assim mesmo.
2. Esperar que um aluno use os pés para defender a bola vinda do campo adversário, parar o jogo e perguntar: Usar os pés foi sempre permitido?
Independente da resposta dos aluno, informar que antes de 1942 era permitido o toque na bola com os pés e numa tentativa de priorizar as mãos e definir melhor os estudos dos gestos técnicos do jogo, nesta data, foi proibido tocar a bola com as partes do corpo abaixo do joelho. Mais tarde, em 1994, a regra foi modificada mais uma vez permitindo o uso dos pés como recurso técnico para defender uma bola, evitando que ela caia no chão.
Obs.: Caso ninguém use os pés, após ter passado 6 minutos de jogo o professor deverá para o jogo e fazer a pergunta assim mesmo.
3. No momento em que dois alunos encostarem na bola simultaneamente, parar o jogo e perguntar: Sempre foi proibido dois ou mais jogadores encostarem simultaneamente na bola no jogo de voleibol?
Independente da resposta relatar que: toda vez que este fato ocorria a arbitragem ficava em dúvida, primeiro sobre a real existência do fato já que ele acontece em milésimos de segundos e, acontecido tal fato, qual seria o procedimento, adotaria o gesto como sendo um ou seriam dois toques na bola, lembrando que só é permitido, no máximo, três toques na bola antes que ela seja rebatida para a quadra adversária. Criou-se a regra, tornando este fato irregular, em 1948 após a segunda guerra de modo que o esporte ficasse mais claro.
4. Na tentativa do aluno rebater a bola e esta passar por fora da antena, parar o jogo e questionar: A antena sempre existiu no jogo de voleibol?
Após a resposta, dos alunos, colocar que: antes do uso da antena para delimitar o espaço aéreo no voleibol os árbitros das partidas tinham muitas dificuldades ao interpretar e definir se a bola teria passado por fora ao não do limite da quadra – mesmo o segundo árbitro que fica no chão debaixo da rede. A solução foi adotar a antena para delimitar esse espaço aéreo, regra criada em 1968.
5. Quando um aluno realizar um saque e outro efetuar o bloqueio imediatamente em lances seguidos, parar a aula e perguntar: É permitido bloquear o saque adversário?
Após as respostas dos alunos, colocar que: a ação de bloquear o saque não tornava o jogo justo e nem promovia ou potencializava os estudos e desenvolvimentos técnicos, táticos, como também científico (vamos dizer que seria muito fácil marcar ou evitar o ponto). Devido a esses fatos em 1984 após as olimpíadas de Los Angeles foi criada a regra que proibiu o bloqueio do saque adversário.
6. Antes que a próxima equipe realize o seu saque, parar o jogo e questionar: Qual é a área destinada para a realização do saque?
Independente das respostas o professor argumentará que: em 1948, também após a segunda guerra, o jogador foi limitado a sacar numa área de 3 metros a direita da linha de fundo da quadra de voleibol, com o objetivo de facilitar a ação dos árbitros das partidas (orientação espacial para definição do local de saque: a direita dos atletas que se encontram de frente para a rede de voleibol). Com o desenvolvimento tático natural do esporte, esse fato, de ter apenas uma pequena área destinada para a realização do saque, as equipes criaram estratégias táticas específicas para neutralizar a ação técnica desse fundamento. Outro prejuízo seria que essa configuração geométrica não favorecia os atletas que sacavam com o braço esquerdo.
Então em 1994 essa mesma área foi, novamente, redefinida para toda linha de fundo da quadra de voleibol.
7. Quando alguém perguntar: quanto está o jogo professor? Parar o jogo e levantar a seguinte questão: quantos pontos são necessários para vencer um set no voleibol?
Independente da resposta dos alunos, colocar para eles que até 1998 eram 15 pontos necessários para vencer um set. Devido a problemas relacionados com a duração dos jogos, eles poderiam durar 30 minutos ou passar de 2 horas, as redes de comunicação, principalmente a de televisão, entravam literalmente em parafuso com suas programações quando, por exemplo, elas exibiam jogos da seleção brasileira ao vivo. Então, desse ano em diante passou a ser utilizado os 25 pontos para se decidir um set (observando que, com essa mudança, deixaria de existir a lei da vantagem). Obs.: Dentro dessa mudança se manteve a regra que para vencer um set a diferença de pontos entre as equipes tem que ser maior ou igual a 2 pontos (ex.: 25 x 23, ou 25 x 20, ou 26 x 24, ou 30 x 28, entre outros valores).
8. Concluir a aula falando para a turma que as últimas mudanças foram: a criação do líbero (um jogador especializado em defender) e a permissão do toque acidental na rede de voleibol (se o jogador em questão não estiver participando da jogada).
IMAGEM:
http://www.csa.com.br/direcao/infra-estrutura/quadras-esportivas/quadras_img/dimensoes_volei.jpg
Identificar junto aos alunos quais são as regras oficiais do voleibol e como essas regras podem ser adaptadas para as práticas nos ambientes escolares, adotando outras regras ou flexibilizando as existentes.
Pedir aos alunos que apontem como eram e porque foram modificadas as regras do jogo de voleibol.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/08/2010
Cinco estrelasAULA É INTERESSANTE, POIS FAZ UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS REGRAS DURANTE O PRÓPRIO JOGO. ISSO FAZ COM QUE O ALUNO SE INTERESSA PELA AULA E EM APRENDER AS REGRAS.