Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os grupos sociais e suas formas de expressão

 

30/08/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a diversidade da linguagem oral e escrita atual e antiga.
  •  Relacionar a linguagem atual com a linguagem escrita.
  • Conscientizar-se da necessidade da linguagem oral e escrita nos diferentes  grupos sociais.
  •  Identificar as diferenças entre a linguagem formal e informal.
Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ler diferentes gêneros textuais de forma autônoma   
  • Desenvolver atitudes de escuta de textos, compreendendo seus possíveis   significados e mensagens   
  • Estabelecer o significado de palavras desconhecidas com base em  interferência ou consulta do dicionário  
  •  Pensar e falar sobre a própria linguagem, em função do seu uso de acordo com suas necessidades  
  •  Trocar impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para   a sua sustentação de sua leitura acolhendo outras posições
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

A professora deverá propor aos alunos que façam uma entrevista com pessoas   mais próximas e mais velhas, com o objetivo de conhecer o vocabulário   delas, quando mais jovens.  

 A professora solicitará aos alunos que façam os seguintes questionamentos, anotando-os em uma folha de papel almaço:      

  1. Que tipo de linguagem você usava com seus  pais?   
  2. Que tipo de linguagem você usava com seus amigos nessa época?   
  3. O que você pensa acerca da linguagem usada atualmente?   
  4. A forma de comunicação verbal atualmente causa desrespeito ao outro?  

Após as entrevistas realizadas, a professora fará a proposta para que os   alunos façam a exposição das conclusões relacionadas as entrevistas.               

2ª atividade:

A professora no primeiro momento solicitará a turma, que se divida em    três grupos com seis componentes cada para realizarem a pesquisa acerca  de diferentes gêneros textuais como: texto poético, texto crônica e  texto lúdico.   

Mediante a um prévio sorteio para a leitura desses textos, a professora no segundo momento fará a proposta que os grupos façam a apresentação  das diferentes formas de gêneros para a turma.   

Após a leitura, a professora solicitará aos alunos que façam a discussão, de  como se apresenta a linguagem entre as diferentes formas de gêneros.   

3ª Atividade

A professora fará a proposta que os alunos façam a leitura acerca de   textos relacionados ao FUTEBOL, escrito nas diferentes formas de gêneros  textuais: poético, crônico e lúdico.  

 Texto Poético

 O Jogo de bola – Cecília Meireles

A bela bola rola

rola:

 A bola do Raul,

 Bola amarela,

A bola de Arabela

 A do Raul,

Azul.

Rola  a amarela

 E pula a azul. A bola é mole.

  É mole e rola.

A bola pula

 É bela, rola e pula,

 é mole, amarela e azul.

A bola de Raul é de Arabela,

 A de Arabela e de Raul     

MEIRELES,Cecilia-Ou isto ou aquilo,Ed.Nova Fronteira.2002

Gênero textual- Crônica   

O mundo é uma bola – Armando Nogueira   

O treinador reuniu a turma no vestiário  e escalou doze: onze e o goleiro. O capitão  do time estranhou, avisando que havia gente demais. O técnico, porém, sustentou  a escalação:

 _ Isso é problema do juiz, o seu é jogar  e tenta ganhar a partida.

E lá se foi o time para o campo.

Cinco minutos de jogo, a torcida começou a gritar, alertando o árbitro:

“O Pipira tem doze!”.

O árbitro  interrompeu a partida, contou o time e deu uma bronca no capitão  que, por sua vez, passou a bola ao treinador[...]                     

   NOGUEIRA, Armando.O justo.In:O mundo é uma bola. São Paulo: Átca, 2006.p.38

Gênero textual Lúdico     

  É Uma Partida De Futebol

Skank

Composição: Samuel Rosa E Nando Reis

Bola na trave não altera o placar

 Bola na área sem ninguém pra cabecear

Bola na rede pra fazer o gol

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

A bandeira no estádio é um estandarte

 A flâmula pendurada na parede do quarto

O distintivo na camisa do uniforme

Que coisa linda é uma partida de futebol

Posso morrer pelo meu time

Se ele perder, que dor, imenso crime

Posso chorar, se ele não ganhar

Mas se ele ganha, não adianta

Não há garganta que não pare de berrar

A chuteira veste o pé descalço

O tapete da realeza é verde

Olhando para bola eu vejo o sol

Está rolando agora, é uma partida de futebol

O meio-campo é lugar dos craques

Que vão levando o time todo pro ataque

O centroavante, o mais importante

Que emocionante, é uma partida de futebol

O meu goleiro é um homem de elástico

Os dois zagueiros tem a chave do cadeado

Os laterais fecham a defesa

Mas que beleza é uma partida de futebol

Bola na trave não altera o placar

Bola na área sem ninguém pra cabecear

Bola na rede pra fazer o gol

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

O meio-campo é lugar dos craques

Que vão levando o time todo pro ataque

O centroavante, o mais importante,

Que emocionante é uma partida de futebol !   

No terceiro momento, a professora solicitará aos grupos que  separadamente façam uma explanação sobre o tema lido por eles, no caso, o FUTEBOL , apresentando cada grupo seu gênero textual.  

 A turma fará um debate sobre os textos lidos.  

 Através dessa explanação, os alunos deverão identificar que o mesmo texto pode ser abordado em diferentes gêneros textuais.             

Recursos

Folha de papel pardo

 Hidrocor

Lápis de cor

Folha A3

Dicionário

CD com a música escolhida

Folhas xerocadas com os textos

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação: A professora solicitará aos grupos, que façam o registro de suas considerações acerca dos diferentes gêneros textuais apresentados em uma  folha de papel pardo na forma de blocão com ilustração, para ser exposto no mural da turma do tema trabalhado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.