30/08/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1ª Atividade:
A professora deverá propor aos alunos que façam uma entrevista com pessoas mais próximas e mais velhas, com o objetivo de conhecer o vocabulário delas, quando mais jovens.
A professora solicitará aos alunos que façam os seguintes questionamentos, anotando-os em uma folha de papel almaço:
Após as entrevistas realizadas, a professora fará a proposta para que os alunos façam a exposição das conclusões relacionadas as entrevistas.
2ª atividade:
A professora no primeiro momento solicitará a turma, que se divida em três grupos com seis componentes cada para realizarem a pesquisa acerca de diferentes gêneros textuais como: texto poético, texto crônica e texto lúdico.
Mediante a um prévio sorteio para a leitura desses textos, a professora no segundo momento fará a proposta que os grupos façam a apresentação das diferentes formas de gêneros para a turma.
Após a leitura, a professora solicitará aos alunos que façam a discussão, de como se apresenta a linguagem entre as diferentes formas de gêneros.
3ª Atividade
A professora fará a proposta que os alunos façam a leitura acerca de textos relacionados ao FUTEBOL, escrito nas diferentes formas de gêneros textuais: poético, crônico e lúdico.
Texto Poético
O Jogo de bola – Cecília Meireles
A bela bola rola
rola:
A bola do Raul,
Bola amarela,
A bola de Arabela
A do Raul,
Azul.
Rola a amarela
E pula a azul. A bola é mole.
É mole e rola.
A bola pula
É bela, rola e pula,
é mole, amarela e azul.
A bola de Raul é de Arabela,
A de Arabela e de Raul
MEIRELES,Cecilia-Ou isto ou aquilo,Ed.Nova Fronteira.2002
Gênero textual- Crônica
O mundo é uma bola – Armando Nogueira
O treinador reuniu a turma no vestiário e escalou doze: onze e o goleiro. O capitão do time estranhou, avisando que havia gente demais. O técnico, porém, sustentou a escalação:
_ Isso é problema do juiz, o seu é jogar e tenta ganhar a partida.
E lá se foi o time para o campo.
Cinco minutos de jogo, a torcida começou a gritar, alertando o árbitro:
“O Pipira tem doze!”.
O árbitro interrompeu a partida, contou o time e deu uma bronca no capitão que, por sua vez, passou a bola ao treinador[...]
NOGUEIRA, Armando.O justo.In:O mundo é uma bola. São Paulo: Átca, 2006.p.38
Gênero textual Lúdico
É Uma Partida De Futebol
Skank
Composição: Samuel Rosa E Nando Reis
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol
Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar, se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar
A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol
O meu goleiro é um homem de elástico
Os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante,
Que emocionante é uma partida de futebol !
No terceiro momento, a professora solicitará aos grupos que separadamente façam uma explanação sobre o tema lido por eles, no caso, o FUTEBOL , apresentando cada grupo seu gênero textual.
A turma fará um debate sobre os textos lidos.
Através dessa explanação, os alunos deverão identificar que o mesmo texto pode ser abordado em diferentes gêneros textuais.
Recursos
Folha de papel pardo
Hidrocor
Lápis de cor
Folha A3
Dicionário
CD com a música escolhida
Folhas xerocadas com os textos
Avaliação: A professora solicitará aos grupos, que façam o registro de suas considerações acerca dos diferentes gêneros textuais apresentados em uma folha de papel pardo na forma de blocão com ilustração, para ser exposto no mural da turma do tema trabalhado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!