28/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Aula 1
Atividade 1
Para iniciar a aula, o professor apresentará aos alunos três cardápios em diferentes suportes:
1) Cardápio Eletrônico (apresentado por meio de vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=TduD_cUoXgM
2) Cardápio tradicional
http://www.pizzakonexpress.com.br/images/cardapio2.jpg
3) Cardápio disponível em site
http://www.hippopizza.com.br/2008/
Depois da apresentação dos três cardápios, o professor deverá entregar uma ficha para ser respondida por escrito em trios com as seguintes perguntas:
Ao final, o professor deverá fazer a correção oral, solicitando para que os alunos leiam suas respostas.
Atividade 2
O professor solicitará a um componente do trio que apresente as respostas escritas pelo grupo. A turma poderá acrescentar informações contribuindo oralmente. Depois disso, o professor solicitará aos alunos que façam um quadro no caderno com o título "Características dos cardápios de Restaurante". Usando o quadro de giz e coletando informações dos alunos, o professor escreverá no quadro as características dos cardápios. Ao fim da atividade, os alunos terão no caderno um quadro semelhante a este:
CARACTERÍSTICAS DOS CARDÁPIOS DE RESTAURANTE |
|
Aula 2
Atividade 1
Nesta atividade, os alunos criarão um cardápio de restaurante. Antes da realização da atividade é necessário fazer uma divisão da turma em "tipos de restaurantes" para que os alunos levem para a sala o material adequado para a elaboração do cardápio. Serão 3 tipos de restaurante. O professor poderá fazer a divisão por sorteio, escolha aleatória, etc. Os alunos trabalharão em trios. Os restaurantes serão do tipo:
|
Os alunos deverão levar para a sala, de acordo com o tipo do restaurante, imagens para compor o cardápio. Deverão levar também cartolina, canetinhas, tesoura, revistas, etc. Cada trio deverá escolher um nome para o restaurante, criar uma logomarca, endereço, nomes dos pratos, etc. Enfim, o cardápio deverá apresentar todas as características que foram elencadas.
Atividade 2
Produção de texto:
O professor deverá sugerir aos alunos que façam o cardápio mensal do lanche da escola ou ainda que, com base no que aprenderam, criem um cardápio com base em uma alimentação balanceada que poderia ser oferecido na escola.
O professor poderá trabalhar com os alunos sobre a importância da alimentação saudável comparando a rede de fast food Mc Donalds e a rede Subway. http://world.subway.com/Countries/frmNutrition.aspx?CC=BRA&LC=POR&Mode=
http://www.mcdonalds.com.br/#/NPC%253ANutrition%25232 Apresenta os valores nutricionais do cardápio do Mc Donalds.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades propostas. O professor deverá observar se o cardápio criado por eles seguiu a proposta e apresentou as características desse gênero.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/12/2010
Cinco estrelasPARABÉNS PELA AULA!