Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando cardápios

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relembrar as características de um cardápio de restaurante;      
  • elaborar um cardápio de restaurante.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características de um cardápio.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar a aula, o professor apresentará aos alunos três cardápios em diferentes suportes:

1) Cardápio Eletrônico (apresentado por meio de vídeo)

http://www.youtube.com/watch?v=TduD_cUoXgM 

2) Cardápio tradicional

http://www.pizzakonexpress.com.br/images/cardapio2.jpg 

3) Cardápio disponível em site

http://www.hippopizza.com.br/2008/ 

Depois da apresentação dos três cardápios, o professor deverá entregar uma ficha para ser respondida por escrito em trios com as seguintes perguntas:

  1. Os três textos são cardápios que estão disponíveis em lugares diferentes (na Internet por meio de vídeo, no próprio estabelecimento e na página do restaurante).
  2. Qual é o objetivo dos três cardápios?
  3. O que há de semelhante nos três?
  4. Qual é o tipo de comida oferecida em cada um?

Ao final, o professor deverá fazer a correção oral, solicitando para que os alunos leiam suas respostas.

Atividade 2

O professor solicitará a um componente do trio que apresente as respostas escritas pelo grupo. A turma poderá acrescentar informações contribuindo oralmente. Depois disso, o professor solicitará aos alunos que façam um quadro no caderno com o título "Características dos cardápios de Restaurante". Usando o quadro de giz e coletando informações dos alunos, o professor escreverá no quadro as características dos cardápios. Ao fim da atividade, os alunos terão no caderno um quadro semelhante a este:

CARACTERÍSTICAS DOS CARDÁPIOS DE RESTAURANTE

  • apresentam o nome do restaurante, logomarca, endereço, telefone.
  • apresentam nome e imagem da comida oferecida;
  • apresenta o preço (geralmente);
  • aparece em "lugares" diferentes  (Internet, no próprio estabelecimento)
  • graficamente apresenta letras grandes de fácil leitura.

Aula 2

Atividade 1

Nesta atividade, os alunos criarão um cardápio de restaurante. Antes da realização da atividade é necessário fazer uma divisão da turma em "tipos de restaurantes" para que os alunos levem para a sala o material adequado para a elaboração do cardápio. Serão 3 tipos de restaurante. O professor poderá fazer a divisão por sorteio, escolha aleatória, etc. Os alunos trabalharão em trios. Os restaurantes serão do tipo:

  1. LANCHES EM GERAL
  2. PIZZAS E MASSAS
  3. PASTELARIA

Os alunos deverão levar para a sala, de acordo com o tipo do restaurante, imagens para compor o cardápio. Deverão levar também cartolina, canetinhas, tesoura, revistas, etc. Cada trio deverá escolher um nome para o restaurante, criar uma logomarca, endereço, nomes dos pratos, etc. Enfim, o cardápio deverá apresentar todas as características que foram elencadas.

 Atividade 2 

Produção de texto:

O professor deverá sugerir aos alunos que façam o cardápio mensal do lanche da escola ou ainda que, com base no que aprenderam, criem um cardápio com base em uma alimentação balanceada que poderia ser oferecido na escola.

Recursos Complementares

O professor poderá trabalhar com os alunos sobre a importância da alimentação saudável comparando a rede de fast food Mc Donalds e a rede Subway. http://world.subway.com/Countries/frmNutrition.aspx?CC=BRA&LC=POR&Mode= 

 http://www.mcdonalds.com.br/#/NPC%253ANutrition%25232 Apresenta os valores nutricionais do cardápio do Mc Donalds.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades propostas. O professor deverá observar se o cardápio criado por eles seguiu a proposta e apresentou as características desse gênero.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.