19/11/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Conhecer diferentes tipos de pontuação.
Diferenciar os diferentes tipos de pontuação através da entonação.
Conhecer os diferentes tipos de pontuação em uma mesma frase.
1ª Atividade
A professora apresentará à turma 18 frases relacionadas ao futebol nas quais aparecerão diferentes sinais de pontuação:
Após apresentação das frases a professora solicitará aos grupos da turma divididos em quatro alunos que classifiquem as frases de acordo com categorias que eles desejarem. Propiciando, assim, uma forma de os grupos desenvolverem escolhas de categorias diferenciadas.
Solicitará que apresentem as categorias e justifiquem para todo o grupo da sala de aula. Depois pedirá que os alunos façam outro tipo de agrupamento com as frases.
Ao final, debaterá com os alunos algumas semelhanças e diferenças que possam vir a construir o conceito de oração afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa. Os alunos deverão em grupo chegar a conceitos que possam ser redigidos no quadro e depois registrados no caderno.
2ª Atividade:
A professora pedirá que os grupos reescrevam as frases, em uma folha ofício, colocando-as nas quatro categorias.
Exemplo
Oração afirmativa |
Oração negativa |
Oração exclamativa |
Oração interrogativa |
|
Adriano não foi escalado. |
|
|
|
|
|
|
Confeccionar uma tabela com 18 linhas.
3ª Atividade:
A professora dividirá a turma de 20 alunos em cinco grupos com quatro componentes, onde cada grupo será responsável pela elaboração de frases relacionadas ao FUTEBOL, de acordo com a pontuação sugerida através de sorteio das filipetas.
Após a elaboração das frases em folha de papel almaço, a professora fará a proposta que cada grupo realize a leitura das frases para a turma.
4ª Atividade:
A professora proporá que cada grupo escolha uma frase e ilustre em cartolina a frase eleita.
Teremos assim cinco frases que serão expostas no mural temático: FUTEBOL.
5ª Atividade:
A professora e os alunos deverão formular conceitos sobre as categorias: oração afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa de forma um pouco mais elaborada do que na primeira atividade. Seguidamente a professora com os alunos deverão discutir e apontar sobre os sinais de pontuação que caracterizam cada oração exclamativa e interrogativa. Com a turma, também, deverá observar e apontar a construção das orações negativas para chegarem a conclusão de que será necessário a utilização de vocábulos, tais como: não, nunca, jamais, em tempo algum e outras.
Recursos:
Folha de papel pardo.
Folha de cartolina.
Hidrocor.
Folha de papel almaço.
Folha xerocada.
http://charges.uol.com.br/gifsdefutebol.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol
Sites sobre tipos de orações:
http://klickeducacao.com.br/2006/materia/21/display/0,5912,POR-21-99-848-,00html
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/780409
A professora fará com os alunos uma avaliação da temática da aula: FUTEBOL para desenvolver a oralidade. Paralelamente a professora deverá avaliar como cada grupo construiu os conceitos das orações exclamativa, interrogativa, negativa e afirmativa. Em cada atividade proposta, será necessário que a professora acompanhe de que forma os alunos estão discutindo e levantando hipóteses para formular os conceitos desejados.
A professora avaliará a forma com que os alunos estão redigindo os conceitos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/08/2011
Cinco estrelasLegal essa dinamica, é um assunto que geralmente interessa a todos, sai da rotina das aulas comuns e pode ser interdiciplinar com E. Fisíca. Publiquem mais conteudos como esse, me ajjudou a inovar minha aula. Muito obrigada pela contribuição.