Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sinopse_ a construção de um catálogo

 

31/05/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecerá a função do gênero textual sinopse, por meio da produção e da revisão dos textos e da exploração dos usos que fazemos da sinopse;

- Iniciará o aprendizado da escrita de sinopses;

- Iniciará o aprendizado da interpretação/ leitura de sinopses a partir das pistas contidas no seu portador (capa do DVD; curta metragem).  

Duração das atividades
10 a 12 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética; leitura e interpretação.  

Estratégias e recursos da aula

A partir de filmes e curta metragens, vamos trabalhar o gênero textual sinopse, priorizando experiências de interpretação, produção e revisão de texto. Como conclusão das atividades, sugerimos e orientamos a produção de um catálogo.  

 Atividade 1  

 Procure, neste primeiro momento, identificar um filme conhecido por toda turma. A partir da sinopse deste vamos propor a observação, bem como o levantamento de conhecimentos prévios relativos ao  gênero a ser trabalhado.  

No caso de ser, por exemplo, o filme Rei Leão leia com o grupo duas vezes a sinopse, em seguida trabalhe oralmente as questões sugeridas:  

  SINOPSE

Rei leão

“A história conta as aventuras de Simba, um filhote de leão que está ansioso para se tornar rei. A inesperada morte de seu pai e as armadilhas de Scar, seu tio, levam Simba a uma jornada heróica em busca do autoconhecimento. Ele conhece Timão e Pumba e aprende a levar uma vida mais livre e divertida. Durante este período, Simba amadurece e decide seguir o seu destino: voltar para a Terra do Rei e enfrentar os desafios que o esperam.”  

(Texto retirado do site - http://www.disneypedia.com.br/wiki/o-rei-leao/ acesso em 10 de maio de 2010). 

a – Alguém sabe dizer onde podemos encontrar este tipo de texto?

b – Para que pode servir um texto como este?

c- Ele é importante? Porque?

d – Sobre o que fala o texto?

e – Que cuidados o autor(a) do texto teve?

f – Este texto traz alguma informação, sobre o filme ser bom ou ruim?

g- Este tipo de texto, possui um nome. Alguém sabe dizer, qual é?                 

a) Deve-se orientar a conversa de modo que os alunos percebam que a sinopse é um texto que conta o enredo, de forma resumida, destacando os aspectos importantes do começo, meio e fim do filme. Assim, é um texto que apresenta informações importantes ao leitor sobre o filme, livro, peça teatral, de modo a oferecer uma noção do conteúdo da obra apresentada e não a obra completa.

É importante destacar que o autor de uma sinopse sempre tem o cuidado para que o texto não revele os “segredos” da obra, ou seja, esse texto não pode contar o enredo de forma completa. Ele serve para estimular as pessoas a assistir ao filme, ler o livro etc., e que, além disso não expressa a opinião ou juízos de valor do autor da sinopse.

b) Convide os alunos a levarem para sala de aulas os filmes que possuem em casa. Destaque que, o mais importante, neste período, será conhecer e trabalhar com a capa do material (onde encontramos a sinopse). Reforce que para escrever uma sinopse é essencial conhecer  bem o material.

De posse dos materiais escolha alguns filmes e, a partir da sinopse que apresentam,  prepare atividades de interpretação de texto. Priorize os materiais que o grupo conheça melhor, mas apresente também novos materiais.

  Veja exemplo I:   

Sinopse: A Bela e a Fera

“Em uma pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os "moradores" do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.”

(texto retirado do site http://www.interfilmes.com/filme_12745_A.Bela.e.a.Fera-(Beauty.and.the.Beast).html acesso em 10 de maio de 2010). 

a – Leia atentamente a sinopse.  

b – Qual o nome do pai de Belle?  

 ____________________________________________________________________   

c- O que acontece com o pai de Belle, quando ele vai a uma feira mostrar sua nova invenção?  

____________________________________________________________________  

 ____________________________________________________________________

d – O que transformou o príncipe em fera?  

____________________________________________________________________  

e – Em que e como Belle poderá ajudar a fera e todos os moradores da casa que foram transformados em objetos falantes?  

____________________________________________________________________  

 ____________________________________________________________________   

f- O que acontece se a última pétala da rosa encantada cair?  

 ____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________   

g – Agora, você é o autor de uma sinopse. Crie uma sinopse do seu filme preferido.  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

___________________________________________________________________  

Exemplo II:

Sinopse: Filme Kiriku e a feiticeira   

“Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia.

A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino.

 Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku vai resolver a situação. História baseada em uma lenda da África Ocidental.”  

(texto retirado do site http://www.interfilmes.com/filme_17901_Kiriku.e.a.Feiticeira-(Kirikou.et.la.sorciere).html acesso em 10 de maio de 2010).    

a – Leia a sinopse do filme Kiriku e a Feiticeira.  

 ____________________________________________________________________  

 b – Lendo a sinopse encontramos os nomes dos personagens principais. Quais são?  

 ____________________________________________________________________   

c – De acordo com as informações da sinopse, Kiriku nasceu com uma missão. Qual é a missão deste garoto pequeno?    

 ____________________________________________________________________  

d - O que a feiticeira karaba fez?     

e – A partir das informações contidas na sinopse, como você imagina ser esta história? Escreva um pequeno texto contando o que você imaginou.  

 ____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

 ____________________________________________________________________

  Após a realização desta atividade relacionada ao filme Kiriku e a Feiticeira, passe este filme para as crianças. Assim, espera-se que, possam fazer uma reflexão, que visa estabelecer um paralelo (uma “comprovação”) quanto a importância e sentido da sinopse, trabalhada antecipadamente, articulada ao que foi observado no filme. Com esta experiência o grupo poderá fazer uso e compreender mais a função social deste texto.                                                                                                                   

Professor(a), caso não tenha acesso a este filme, pesquise outro que não seja conhecido do grupo, ou pelo menos da maioria. Isso colaborará para a observação quanto à importância da sinopse como um texto de caráter informativo, que possibilita a orientação de uma escolha.

3- Organize, em sua rotina semanal, um momento para que o grupo possa ver um curta metragem, a ser escolhido por você no Porta Curtas Petrobras no endereço http://www.portacurtas.com.br/pop_result.asp?tipo=gen&Exib=3022&cod=2038 (acesso em 10 de maio de 2010). Neste endereço há diversos curtas com durações variadas de 1 a 20 minutos, destinados ao público infantil. 

Retome as orientações, para a produção deste texto, de modo que após a apreciação do curta o grupo produza individualmente ou em duplas a sinopse. Solicite uma primeira versão, então recolha e corrija. Em outra aula, da mesma semana, devolva para que possam passar a limpo com as devidas correções.   

Produza de 5 a 10 sinopses de modo que possam montar um catálogo. Adicione a cada título o endereço eletrônico, para que possam rever o curta, se desejarem. Este material pode ser produzido também com a finalidade de presentear alguma turma da escola, de modo que o grupo presenteado possa conhecer o site de curtas, bem como os vídeos apreciados.  

DICA_ poderá completar os registros do catálogo com algumas informações técnicas do filme ou curta, como, por exemplo, o tempo de duração, ano etc.  

Recursos Complementares

Conheça o texto de José Teixeira, intitulado “Os gêneros textuais e a língua materna: a sinopse no ensino da leitura e da produção textual”. Este material de estudo pode ser consultado no endereço http://www.paratexto.com.br/document.php?id=2533 (acesso em 10 de maio de 2010).   

Avaliação

Ao final dessa seqüência didática os aprendizes deverão reconhecer, trabalhar e caracterizar as especificidades do gênero, além de produzir e revisar sinopse.  

Sugestões de atividade avaliativas:  

Solicite que produzam, a partir da percepção do filme (Kiriku, por exemplo) uma sinopse;

Organize uma atividade que contenha a exposição de variados gêneros textuais (anúncio, propaganda, poesia, legenda etc.)  e entre eles coloque uma sinopse solicitando que marquem com um X o texto que é uma sinopse. Ainda nesta atividade, peça que registrem como identificaram que o texto marcado é uma sinopse.                                        

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sônia Siqueira, Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo , São Paulo - disse:
    soniafofy@hotmail.com

    28/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente atividade. Principalmente, porque leva em conta o contexto social do uso da escrita , dos diversos gêneros e põe o educando em contato direto com a própria produção. Parabéns!


  • Miriã dos Santos Lima, belenzinho , São Paulo - disse:
    mirialima@mimi.com.br

    04/10/2010

    Cinco estrelas

    Acho q vcs deveriam colocar uma aula exclusiva com o resumo do filme de kiriku hoje mesmo, mais a aula foi EXCELENTE!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.