22/06/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
1) Conhecer a macroestrutura da narrativa segundo os estudos de Labov;
2) produzir textos utilizando a macroestrutura da narrativa laboviana.
Leitura de textos narrativos.
AULA (1)
- Professor: muitos estudos foram e ainda são feitos a respeito do texto narrativo. Esta aula será baseada nos estudos de WILLIAM LABOV e JOSHUA WALETZKY, linguistas norte-americanos. Assim como a Psicologia e a Antropologia, também a Sociolinguística tem se ocupado do estudo das narrativas. Eles desenvolveram um modelo de análise que relaciona características textuais e funcionais de elementos constituintes da estrutura interna da narrativa.
- O modelo proposto por Labov e Waletzky, que aqui chamaremos de macroestrutura laboviana, estrutura a narrativa em seis elementos: resumo, orientação, complicação, avaliação, resolução e coda. O resumo, de caráter facultativo, é uma introdução do texto que, em geral, resume o que vai ser tratado. A orientação dá informações sobre tempo, pessoas, lugares e situação, necessárias, segundo o autor do texto, para a compreensão dos eventos narrados. A complicação é basicamente o conteúdo da narrativa e descreve os fatos ocorridos. A avaliação, que geralmente faz uma interrupção da narrativa propriamente dita, revela a atitude do narrador frente à narrativa. A resolução (ou desfecho), em geral, é a solução para o conflito da narrativa. E, finalmente, a coda, também facultativa, encerra a narrativa, retornando os leitores/ouvintes ao momento da enunciação.
- Para se aprofundar no assunto, consulte os sites:
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/contracampo/article/viewPDFInterstitial/32/31
http://www.veramenezes.com/adail.pdf
- Até aqui, Professor, foi feito um resumo desta macroestrutura para que você possa compreendê-la. Mas como transmitir este conteúdo aos seus alunos? A melhor maneira é através de modelos de textos. Distribua aos alunos uma cópia que resuma esta estrutura (com a que está abaixo) e, juntamente com exemplos de textos narrativos, vá demonstrando a macroestrutura.
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MACROESTRUTURA DA NARRATIVA
Labov e Waletzky
RESUMO: constitui-se, geralmente, de uma ou duas cláusulas que resumem a história.
ORIENTAÇÃO: situa o leitor em relação a lugar, tempo, pessoa.
COMPLICAÇÃO: é o corpo da narrativa; é constituída por cláusulas ordenadas temporalmente.
RESOLUÇÃO: é o desenlace dos acontecimentos.
AVALIAÇÃO: revela a atitude do narrador em relação à narrativa.
CODA: é o mecanismo funcional que faz com que a perspectiva verbal volte ao momento presente.
TEXTO (1) – Produção de texto de um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental
Resumo |
Nesta narrativa vou contar um acontecimento que, para mim, foi bastante engraçado, por pensar que muitas pessoas não sabem e têm medo de aprender |
Orientação |
Quando estava com 10 anos de idade, costumávamos, eu e meus colegas, irmos para uma represa tomar banho, todo o fim-de-semana. Eu não sabia nadar, só tomava banho na parte em que a água não me cobria. |
Complicação |
Um certo dia, um colega de meu irmão mais velho, que já tinha seus vinte e dois anos mais ou menos, aproveitou um descuido meu. Quando estava em pé na beira da mesa, me pegou pela barriga e jogou-me na represa. |
Resolução |
Para alegria e surpresa minha, comecei a bater com os pés e mãos e consegui chegar do outro lado da represa. |
Avaliação |
Não é um fato que pode-se dizer que seja pitoresco. Mas acho que é engraçado, porque o rapaz que me jogou dentro d'água não estava ciente de que eu não sabia nadar. |
Coda |
NÃO TEM |
(texto adaptado de BASTOS, L. K. Coesão e coerência em narrativas escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1992)
TEXTO (2) – Produção de texto de um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental
Resumo |
NÃO TEM |
Orientação |
O fato ocorreu num dia próprio mesmo para o acontecimento, um dia chuvoso. |
Complicação |
Eu e meus colegas fomos a um velório do pai de um amigo nosso. Ao chegarmos estavam todos muito tristes, chorando pelo que tinha ocorrido. Nós nos reunimos na cozinha da sala e começamos a pensar em alguma coisa para deixar as pessoas mais contentes um pouco. Nisso um colega meu, o mais louco da turma, abriu a porta do armário e encontrou um litro de pinga. Discretamente, com a desculpa do tempo estar chuvoso e um pouco frio, começamos a dar pinga aos homens e mulheres que estavam presentes. |
Resolução |
Depois de alguns minutos o litro estava vazio e todo mundo rindo, contando piadas, esquecendo-se do velório do pai do nosso colega. |
Avaliação |
NÃO TEM |
Coda |
Um conselho que eu dou para as pessoas donas da casa onde são feitos os velórios: é melhor servir pinga em vez de café. |
(texto adaptado de BASTOS, L. K. Coesão e coerência em narrativas escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1992)
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AULA (2)
- O vídeo a que vamos assistir chama-se “Parque de Diversões” que conta sobre um pai e seus filhos que saem de casa num domingo e percorrem um longo trajeto em busca da diversão possível. O vídeo é baseado no conto homônimo da escritora Ana Miranda.
- Solicite aos alunos que, na medida em que o vídeo for sendo mostrado, eles preencham a tabela abaixo, colhendo as informações da narrativa que está sendo contada.
Elementos constituintes da estrutura interna da narrativa |
Questões às quais se referem |
Resumo |
Do que se trata? |
Orientação |
Quem? Quando? Onde? |
Complicação |
O que aconteceu? |
Avaliação |
E então? |
Resolução |
Finalmente, o que aconteceu? |
Coda |
Fechamento |
- Assista ao vídeo em http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=9182&exib=5937
- Após assistirem ao vídeo e preencherem a tabela com as informações, converse com os alunos a respeito da história. Faça perguntas orais e permita que eles se posicionem, emitindo opiniões:
1) Ao nos dirigirmos a um parque de diversões, o que esperamos encontrar? Descreva um parque de diversões.
2) O parque de diversões a que o vídeo se refere é o mesmo descrito na questão anterior? Por quê? Descreva-o.
3) Então, por que o título “Parque de Diversões”?
- Faça o levantamento das informações colhidas nas tabelas oralmente. Discuta com os alunos se todos os elementos da macroestrutura laboviana foram preenchidos e, se não foram, o porquê.
AULA (3)
- Relembre com os alunos a história do vídeo a que assistiram na aula anterior.
- Distribua o texto de Ana Miranda, “Parque de Diversões”, e solicite a um ou mais alunos que o leiam em voz alta.
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PARQUE DE DIVERSÕES
Ana Miranda
Ele saiu com sua melhor roupa, de mãos dadas com o filho maior, e o menor no colo. Deu um beijo na mulher, ela sorriu, enxugou as mãos na barra da saia e foi olhar da porta a saída alegre da família. Era um domingo de céu azul. Todos os domingos ele fazia o mesmo trajeto com os filhos.
Atravessou a rua com as duas crianças no colo para não sujarem os únicos sapatos que tinham. Os vizinhos acenaram. Ele comprou a passagem com tíquetes e esperou meia hora na estação, até que o trem apareceu, vazio. Entrou no vagão, sentou-se com os filhos e fizeram a viagem em silêncio. As crianças, absortas, olhavam a paisagem que se tornava cada vez mais urbana: carros, ruas asfaltadas e edifícios. Saltaram na última estação.
Caminharam algumas quadras, atravessaram ruas, praças e chegaram ao ponto de ônibus. Esperaram quase uma hora, as crianças impacientes reclamaram de sede, e ele foi a uma padaria, pediu um copo de água e deu de beber aos filhos. As crianças pediram um sonho, mas ele explicou que não tinha dinheiro. Voltaram ao ponto. O ônibus apareceu. Subiram e viajaram mais algum tempo. Cansadas, as crianças adormeceram. O ônibus chegou ao centro da cidade.
Saltaram no ponto da praça. Ele deitou as crianças num banco e esperou. As crianças acordaram e quiseram olhar os pombos, que comiam milho jogado por um mendigo. Ele disse: “Vamos logo, estamos perto”. Atravessaram um labirinto de ruas estreitas e desertas, com as grades das lojas abaixadas. Cruzaram a larga avenida central e chegaram ao destino. De mãos dadas com o filho maior e o menor no colo, ele entrou no edifício. O vigia acenou. Faxineiros varriam a rampa. Excitadas, as crianças sorriam. Ele desceu a escada rolante em silêncio, as crianças absortas. Ao final, fizeram a volta e subiram a escada rolante. Desceram e subiram durante mais de uma hora. Ele disse que estava na hora de voltar.
Cruzaram a avenida, o labirinto de ruas, beberam água na padaria, tomaram o ônibus, o trem, as ruas de lama, e ao entardecer chegaram em casa, cansados e felizes.
(Publicado na revista Caros Amigos, no 48, março de 2001)
DISPONÍVEL EM: http://eja.sb2.construnet.com.br/cadernosdeeja/tempolivreetrabalho/tlt_txt10.php?acao3_cod0=77cdf529c3c18ed837ab7015aaf5e8c9
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- Oralmente, levante com os alunos semelhanças e diferenças entre a história do vídeo e a da escritora Ana Miranda.
- Em duplas, peça aos alunos para preencherem a mesma tabela, só que com as informações contidas no texto escrito.
Elementos constituintes da estrutura interna da narrativa |
Questões às quais se referem |
Resumo |
Do que se trata? |
Orientação |
Quem? Quando? Onde? |
Complicação |
O que aconteceu? |
Avaliação |
E então? |
Resolução |
Finalmente, o que aconteceu? |
Coda |
Fechamento |
- Ainda oralmente, discuta com os alunos a maneira com que preencheram a nova tabela e comparem-na com a anterior sobre o vídeo.
1) Esta tabela foi preenchida da mesma maneira que a anterior? O que há de semelhante e de diferente?
2) Foi mais fácil preencher a tabela referente ao vídeo ou a referente ao texto? Por quê?
- Esclareça aos alunos que, para que uma narrativa seja bem compreendida, a complicação e a resolução são fundamentais. A orientação, apesar de opcional, é bastante importante. O resumo, a avaliação e a coda são elementos da macroestrutura facultativos e a sua inexistência não compromete a compreensão da narrativa, seja ela escrita, em vídeo ou em qualquer outro suporte.
Complementação: leia mais sobre Labov em: http://temasdelingua.blogspot.com/2008/12/william-labov.html
- Os alunos deverão fazer uma nova escrita do texto “Parque de Diversões” com suas palavras. No texto, deverão constar todos os elementos da macroestrutura laboviana: resumo, orientação, complicação, avaliação, resolução e coda. Os elementos que não apareceram no texto de Ana Miranda deverão ser inseridos no texto do aluno de forma clara e coerente com as definições estudadas.
- Terminada a produção, os alunos deverão trocar os texto entre si para que possam ler o texto um do outro, emitindo opiniões a respeito das ideias desenvolvidas pelos colegas.
- Ao final, recolha os textos para corrigi-los, avaliando se os alunos compreenderam a macroestrutura laboviana da narrativa.
Cinco estrelas 2 classificações
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28/02/2016
Cinco estrelasExcelente!
08/06/2013
Cinco estrelasMuito bom!'