07/06/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
- Compreender o conceito do racismo.
- Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral.
- Destacar ações da FIFA e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo em eventos esportivos internacionais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Essa aula faz parte de um plano de unidade que apresenta atividades alternativas e interdisciplinares para trabalhar o tema da Copa do Mundo. O objetivo central da aula é apresentar aos alunos o conceito de racismo e suas implicações, identificando os casos ocorridos na esfera esportiva.
Atividade 1:
Inicialmente, o professor irá apresentar o conceito de racismo. Peça aos alunos para definirem o termo “racismo”. Estimule diferentes respostas, sem inibir as respostas elaboradas pela turma. Após esgotar esse primeiro momento compare o entendimento da turma com definições do termo de diferentes fontes (dicionários comuns, dicionários de sociologia etc.)
Apresento as definições presentes no Dicionário Eletrônico Aurélio.
1.Tendência do pensamento, ou modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas.
2.Qualquer teoria que afirma ou se baseia na hipótese da validade científica do conceito de raça e da pertinência deste para o estudo dos fenômenos humanos. [Cf. raça (1 e 2).]
3.Qualquer teoria ou doutrina que considera que as características culturais humanas são determinadas hereditariamente, pressupondo a existência de algum tipo de correlação entre as características ditas “raciais” (isto é, físicas e morfológicas) e aquelas culturais (inclusive atributos mentais, morais, etc.) dos indivíduos, grupos sociais ou populações.
4.P. ext. Qualquer doutrina que sustenta a superioridade biológica, cultural e/ou moral de determinada raça, ou de determinada população, povo ou grupo social considerado como raça.
5.Qualidade ou sentimento de indivíduo racista; esp., atitude preconceituosa ou discriminatória em relação a indivíduo(s) considerado(s) de outra raça. Atividade 2: Após este primeiro momento, o professor apresentará vídeos de casos envolvendo racismo associado ao esporte.
Atividade 2:
Após este primeiro momento, o professor apresentará vídeos de casos envolvendo racismo associado ao esporte. Nesse momento, o professor irá utilizar o laboratório de informática da escola
Dica: Temos no futebol brasileiro dois casos que tiveram ampla divulgação na mídia, a saber: 1) o fato ocorrido entre o atacante da atual Seleção Brasileira, Graffitte – quando ainda atuava pelo São Paulo em 2005 – no jogo pela Taça Libertadores da América contra o Quilmes da Argentina, no qual teria sido hostilizado pelo jogador DeSábato e;
http://www.youtube.com/watch?v=OZOtBdwUHU0&feature=related
2) o embate entre os jogadores Danilo (Palmeiras) e Manoel (Atlético-PR) em jogo válido pela Copa do Brasil 2010
http://www.youtube.com/watch?v=tBzN2xGnJvM&feature=related
O professor finalizará este primeiro momento com as seguintes perguntas problematizadoras:
a) Quais formas de violência vocês já presenciaram pela televisão ou pessoalmente em espetáculos esportivos?
b) Descreva os fatos ocorridos nos dois filmes selecionados pelo professor?
c) Reconhecidamente, a provocação ou a chamada “catimba” entre os esportistas se torna um recurso para desestabilizar o emocional do jogador adversário. Os atletas fazem uso de xingamentos, gestos ofensivos e, em alguns casos, injúrias morais como o racismo. Neste sentido, na opinião de vocês, até que ponto a competição esportiva e o “clima” do jogo pode/deve atenuar as sanções aos agressores em casos de crimes previstos na justiça comum?
Dica: Indique a leitura da Lei sobre o crime de injúria racial caso os alunos tenham dúvida – Lei nº 9.459, de 13 de Maio de 1997 que modificou os artigos 1º e 20º da Lei nº 7.716, de 5 de Janeiro de 1989.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9459.htm
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm
Atividade 3:
No último momento da aula, o professor deverá esclarecer algumas ações da FIFA e outras entidades ligadas ao futebol no sentido de eliminar atos de racismo em competições organizadas pela entidade.
http://www.copa2014.org.br/noticias/528/FIFA+PROMOVERA+COMBATE+AO+RACISMO+ANTES+DAS+SEMIFINAIS.html
http://www.cefetsp.br/edu/eso/comportamento/racismofutebol.html
Para finalizar a aula organize um grande debate sobre o tema do racismo. Estimule os alunos a falarem sobre violências que viram ocorrer com amigos, colegas ou familiares de racismo. Certamente outros conceitos importantes como “discriminação”, “raça”, “determinismo biológico”, “estereótipo”, entre outros, poderão aparecer no debate. Aulas futuras poderão abordar tais conceitos, sempre relacionando com temas do esporte ou mesmo da vida cotidiana dos jovens.
Dica: Considero muito importante a elaboração de tais planos de unidade com a parceria de professores de sociologia, história e geografia. Organize debates e encontros com a presença de outros professores promovendo maior troca entre as turmas e diferentes professores.
Textos para o professor sobre o caso Graffitte vs DeSábato
http://www.uff.br/esportesociedade/pdf/es506.pdf
http://ojs-rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2315/2559
Notícia para o professor sobre o caso Danilo vs Manoel http://esportes.r7.com/futebol/times/palmeiras/area-publica/noticias/apos-polemica-racista-tribunal-denuncia-danilo-e-manoel-20100419.html
Durante o debate, o professor deverá explorar a compreensão dos alunos sobre os casos de racismo na esfera esportiva, destacando o conceito em relação ao tema dentro e fora do esporte. Indico a construção de um esquema de pesquisa em grupo – no formato de dever/tarefa de casa – nos sites da FIFA e de outras entidades esportivas objetivando a coleta de informações sobre as ações aderidas por estas para coibir os atos de racismo em eventos esportivos internacionais.
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