Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso do adjetivos na descrição de personagens

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar como os autores descrevem os personagens das histórias.

 - Identificar em que tipo de texto os adjetivos são empregados.

 - Utilizar os adjetivos para descrever cenários, caracterização de personagens e descrições psicológicas.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer características que complementam um nome ou substantivo.

Estratégias e recursos da aula

Material:

 - Livro Pandolfo Bereba de Eva Furnari, Moderna.

 - Teatro de fantoches: saco de pão, caixas de papelão, retalhos, botões, lã,tinta, tesoura, cola, canetinha.

 - Cartas de baralho, livros de histórias, revistas infantis, cola, tesoura, papel colorido, canetinha.

- Revistas e encartes de propaganda.

 1ª atividade: Jogo

 Quem sou eu?

Confeccione: 

1 tabuleiro com imagens de personagens da literatura: Lobo Mau, Pipi Meia longa, Menino Maluquinho, Madrasta  da Branca de Neve, Visconde de Sabugosa e outros;

10 cartas de baralho com trechos que narrem às características de cada personagem.

10 fichas de cada cor: vermelho,azul, amarelo,laranja, verde e rosa.

Como jogar:

Coloque o tabuleiro aberto no centro da roda e cada jogador escolhe suas 10 fichas de uma mesma cor.

Embaralhe bem as 10 cartas e coloque-as próximas do tabuleiro.

Define-se por qualquer critério, o primeiro a retirar uma carta , em sentido de rodízio. O jogador deverá retirar uma carta do monte sem ver a pista e colocá-la ao seu lado com a pista voltada para baixo, em seguida cada jogador deverá segurar uma das fichas coloridas na mão, o jogador que retirar a carta deverá então ler a pista em voz alta para que todos ouçam. Quem for mais rápido e colocar a sua ficha primeiro sobre a ilustração (personagem) fica com a carta lida.

O jogador que conseguir colocar o maior números de fichas sobre o tabuleiro ganhará o jogo.

 Exemplo de alguns trechos escritos nas cartas pista:

A Bela Adormecida (Irmãos Grimm)

“O rei, que estava tão feliz, deu uma grande festa de batizado para a pequena princesa que se chamava Aurora.

— Será a mais bela moça do reino — disse a primeira fada, debruçando-se sobre o berço.

 — E a de caráter mais justo — acrescentou a segunda.

 — Terá riquezas a perder de vista — proclamou a terceira.

— Ninguém terá o coração mais caridoso que o seu — afirmou a quarta.

 — A sua inteligência brilhará como um sol — comentou a quinta.

Onze fadas já tinham passado.

 Aurora crescia, e os presentes das fadas, apesar da maldição, estavam dando resultados. Era bonita, boa, gentil e caridosa, os súditos a adoravam.”    

 O Lobo Mau (Irmãos Grimm)

 “A menina ia por uma trilha quando, de repente, apareceu-lhe na frente um lobo enorme, de pêlo escuro e olhos brilhantes.

 Olhando para aquela linda menina, o lobo pensou que ela devia ser macia e saborosa. Queria mesmo devorá-la num bocado só. Mas não teve coragem, temendo os cortadores de lenha que poderiam ouvir os gritos da vítima. Por isso, decidiu usar de astúcia.”

  O Menino Maluquinho (Ziraldo)

 “Era uma vez um menino maluquinho. Ele tinha o olho maior que a barriga, tinha fogo no rabo...”        

 Após o jogo, os alunos podem criar novos tabuleiros com outros personagens. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, distribuas as imagens das personagens, os livros de histórias e revistas com reportagens sobre algumas personagens.

 Oriente-os a copiar os trechos que contam as características da personagem escolhida e o nome do autor da história.

 Por último, reserve um tempo para todos jogarem.   

2ª atividade:

Comece relembrando aos alunos a atividade anterior, como e quais as palavras usadas pelos autores para caracterizar as personagens: bondosa, bela, nervoso, feroz, mau.  

Será o momento de dizer aos alunos que esses termos são chamados de adjetivos.

Agora, proponha ao grupo uma pesquisa. Eles vão procurar em jornais, revistas e encartes de lojas, propagandas voltadas ao público infantil e montar painéis para expor no mural. Depois do painel pronto, apresentam ao restante da turma dizendo: o tipo de produto, suas características e quais os elementos usados para convencer o público. Aproveite para discutir com a turma como fazem suas compras, que os ajuda a decidir ou escolher e se não compram como se sentem.

Peça para a turma criar algumas propagandas utilizando os adjetivos identificados anteriormente e montar um encarte que possa ser visto por todos.

3ª atividade:

 Leia a história  Pandolfo Bereba de Eva Furnari para a turma. Inicie a leitura do texto em voz alta, cuidando para que seja uma leitura saborosa, com expressividade. Crie vozes diferentes para cada personagem. Se possível, arrume o local com almofadas, esteiras ou tapetes, para criar um clima aconchegante.

Sinopse da história:

 Pandolfo Bereba era príncipe. E todos sempre esperam que os príncipes sejam lindos, encantadores e perfeitos. Mas Pandolfo Bereba não era lindo, nem encantador e muito menos perfeito. Não era, mas queria que os outros fossem, e isso acabava sendo uma tremenda injustiça, que durou até o dia em que... Depois de ler esta história, vocês vão entender finalmente que príncipe também é gente.

 

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=367441&sid=0129872181242156245469981&k5=B76A3D1&uid= 

Concluída a leitura, converse com os alunos sobre a história, o que acharam e quais os momentos que chamaram sua atenção. Depois de resgatar a história da memória da turma, proponha a confecção de um teatro de fantoches, mas antes será necessário escrever um roteiro sobre cada personagem e o cenário.

Entregue uma folha de papel com um roteiro. Lembre aos alunos de ouvirem uns aos outro e responderem de forma coletiva.

Ex:

 - Escreva como são as personagens – qual é sua aparência(baixa, magra, cabelos encaracolados, etc.) e qual é seu jeito de ser(chata,malvada,boa, vaidosa, etc), suas habilidades,manias, o que gostam e o que não gostam, o que fazem.

 - Descreva os lugares onde aconteceu a história de Pandolfo. Lembre de contar como era cada ambiente ( castelo: grande, com muitos salões, criados,janelas e torres)

 - Conte qual era o problema de Pandolfo , qual a idéia que teve para resolvê-lo e o que aconteceu para mudar sua vida.

- Diga qual foi o final de Pandolfo, o que mudou, o que ele fez para resolver seu problema e como ele se sentiu no fim de tudo.

Quando os grupos terminarem de escrever, reúna todos numa grande roda e peça a leitura de cada item. No decorrer da apresentação dos grupos peça a opinião dos demais: se concordam ou não; o que acrescentariam; o que ficou repetitivo.

Por último, coloque o material no centro da roda, para confeccionarem o teatro com: cenário, personagens principais (Pandolfo e Ludovica), pretendentes, elementos da história (borboleta, maçã, copo d’água, papel e caneta). Junto com a turma decidam quem irá ler a história ou manipular os fantoches.    

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: faz comentários sobre o que lê? Utiliza recursos que auxiliam na escrita? Identifica na leitura elementos que possam ajudá-lo na escrita? Escreve com clareza e coesão?

 Conseguiu ao longo das atividades propostas reconhecer os adjetivos que apareceram em diversos textos e atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.