28/07/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
- Observar como os autores descrevem os personagens das histórias.
- Identificar em que tipo de texto os adjetivos são empregados.
- Utilizar os adjetivos para descrever cenários, caracterização de personagens e descrições psicológicas.
Reconhecer características que complementam um nome ou substantivo.
Material:
- Livro Pandolfo Bereba de Eva Furnari, Moderna.
- Teatro de fantoches: saco de pão, caixas de papelão, retalhos, botões, lã,tinta, tesoura, cola, canetinha.
- Cartas de baralho, livros de histórias, revistas infantis, cola, tesoura, papel colorido, canetinha.
- Revistas e encartes de propaganda.
1ª atividade: Jogo
Quem sou eu?
Confeccione:
1 tabuleiro com imagens de personagens da literatura: Lobo Mau, Pipi Meia longa, Menino Maluquinho, Madrasta da Branca de Neve, Visconde de Sabugosa e outros;
10 cartas de baralho com trechos que narrem às características de cada personagem.
10 fichas de cada cor: vermelho,azul, amarelo,laranja, verde e rosa.
Como jogar:
Coloque o tabuleiro aberto no centro da roda e cada jogador escolhe suas 10 fichas de uma mesma cor.
Embaralhe bem as 10 cartas e coloque-as próximas do tabuleiro.
Define-se por qualquer critério, o primeiro a retirar uma carta , em sentido de rodízio. O jogador deverá retirar uma carta do monte sem ver a pista e colocá-la ao seu lado com a pista voltada para baixo, em seguida cada jogador deverá segurar uma das fichas coloridas na mão, o jogador que retirar a carta deverá então ler a pista em voz alta para que todos ouçam. Quem for mais rápido e colocar a sua ficha primeiro sobre a ilustração (personagem) fica com a carta lida.
O jogador que conseguir colocar o maior números de fichas sobre o tabuleiro ganhará o jogo.
Exemplo de alguns trechos escritos nas cartas pista:
A Bela Adormecida (Irmãos Grimm)
“O rei, que estava tão feliz, deu uma grande festa de batizado para a pequena princesa que se chamava Aurora.
— Será a mais bela moça do reino — disse a primeira fada, debruçando-se sobre o berço.
— E a de caráter mais justo — acrescentou a segunda.
— Terá riquezas a perder de vista — proclamou a terceira.
— Ninguém terá o coração mais caridoso que o seu — afirmou a quarta.
— A sua inteligência brilhará como um sol — comentou a quinta.
Onze fadas já tinham passado.
Aurora crescia, e os presentes das fadas, apesar da maldição, estavam dando resultados. Era bonita, boa, gentil e caridosa, os súditos a adoravam.”
O Lobo Mau (Irmãos Grimm)
“A menina ia por uma trilha quando, de repente, apareceu-lhe na frente um lobo enorme, de pêlo escuro e olhos brilhantes.
Olhando para aquela linda menina, o lobo pensou que ela devia ser macia e saborosa. Queria mesmo devorá-la num bocado só. Mas não teve coragem, temendo os cortadores de lenha que poderiam ouvir os gritos da vítima. Por isso, decidiu usar de astúcia.”
O Menino Maluquinho (Ziraldo)
“Era uma vez um menino maluquinho. Ele tinha o olho maior que a barriga, tinha fogo no rabo...”
Após o jogo, os alunos podem criar novos tabuleiros com outros personagens. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, distribuas as imagens das personagens, os livros de histórias e revistas com reportagens sobre algumas personagens.
Oriente-os a copiar os trechos que contam as características da personagem escolhida e o nome do autor da história.
Por último, reserve um tempo para todos jogarem.
2ª atividade:
Comece relembrando aos alunos a atividade anterior, como e quais as palavras usadas pelos autores para caracterizar as personagens: bondosa, bela, nervoso, feroz, mau.
Será o momento de dizer aos alunos que esses termos são chamados de adjetivos.
Agora, proponha ao grupo uma pesquisa. Eles vão procurar em jornais, revistas e encartes de lojas, propagandas voltadas ao público infantil e montar painéis para expor no mural. Depois do painel pronto, apresentam ao restante da turma dizendo: o tipo de produto, suas características e quais os elementos usados para convencer o público. Aproveite para discutir com a turma como fazem suas compras, que os ajuda a decidir ou escolher e se não compram como se sentem.
Peça para a turma criar algumas propagandas utilizando os adjetivos identificados anteriormente e montar um encarte que possa ser visto por todos.
3ª atividade:
Leia a história Pandolfo Bereba de Eva Furnari para a turma. Inicie a leitura do texto em voz alta, cuidando para que seja uma leitura saborosa, com expressividade. Crie vozes diferentes para cada personagem. Se possível, arrume o local com almofadas, esteiras ou tapetes, para criar um clima aconchegante.
Sinopse da história:
Pandolfo Bereba era príncipe. E todos sempre esperam que os príncipes sejam lindos, encantadores e perfeitos. Mas Pandolfo Bereba não era lindo, nem encantador e muito menos perfeito. Não era, mas queria que os outros fossem, e isso acabava sendo uma tremenda injustiça, que durou até o dia em que... Depois de ler esta história, vocês vão entender finalmente que príncipe também é gente.
Concluída a leitura, converse com os alunos sobre a história, o que acharam e quais os momentos que chamaram sua atenção. Depois de resgatar a história da memória da turma, proponha a confecção de um teatro de fantoches, mas antes será necessário escrever um roteiro sobre cada personagem e o cenário.
Entregue uma folha de papel com um roteiro. Lembre aos alunos de ouvirem uns aos outro e responderem de forma coletiva.
Ex:
- Escreva como são as personagens – qual é sua aparência(baixa, magra, cabelos encaracolados, etc.) e qual é seu jeito de ser(chata,malvada,boa, vaidosa, etc), suas habilidades,manias, o que gostam e o que não gostam, o que fazem.
- Descreva os lugares onde aconteceu a história de Pandolfo. Lembre de contar como era cada ambiente ( castelo: grande, com muitos salões, criados,janelas e torres)
- Conte qual era o problema de Pandolfo , qual a idéia que teve para resolvê-lo e o que aconteceu para mudar sua vida.
- Diga qual foi o final de Pandolfo, o que mudou, o que ele fez para resolver seu problema e como ele se sentiu no fim de tudo.
Quando os grupos terminarem de escrever, reúna todos numa grande roda e peça a leitura de cada item. No decorrer da apresentação dos grupos peça a opinião dos demais: se concordam ou não; o que acrescentariam; o que ficou repetitivo.
Por último, coloque o material no centro da roda, para confeccionarem o teatro com: cenário, personagens principais (Pandolfo e Ludovica), pretendentes, elementos da história (borboleta, maçã, copo d’água, papel e caneta). Junto com a turma decidam quem irá ler a história ou manipular os fantoches.
Coleção – O Avesso da Gente de Eva Furnari, Moderna.
Jogo cara a cara da estrela
http://www.estrela.com.br/#/PlanetGames/index
Teatro de fantoches com sucata
http://www.fabricadebrinquedos.com.br/brinquedos/Teatro_Fantoche1.html
Avalie a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: faz comentários sobre o que lê? Utiliza recursos que auxiliam na escrita? Identifica na leitura elementos que possam ajudá-lo na escrita? Escreve com clareza e coesão?
Conseguiu ao longo das atividades propostas reconhecer os adjetivos que apareceram em diversos textos e atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!