Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dramas e Tragédias: Reescrevendo Shakespeare

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as obras de Shakespeare;
  • Identificar os sentimentos de raiva, inveja, amor, solidariedade, ciúme através dos dramas vividos pelos personagens da história;
  • Vivenciar o jogo teatral através de brincadeiras;
  • Vivenciar práticas de leitura e escrita.
Duração das atividades
8 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Leitura das obras de Shakespeare ( O Mercador de Veneza, Otelo );
  2. Reescrita e produção de texto narrativo;
  3. Jogo teatral.

Estratégias e recursos da aula

Primeira atividade

Breve justificativa 

Por que fazer leituras de um autor como Shakespeare com crianças de 5 e 6 anos? Em que contexto na educação infantil  e séries iniciais do ensino fundamental isso se justifica?

Este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN com crianças da sala de alfabetização - atualmente 1º ano do ensino fundamental. Leia a justificativa abaixo em que se deu este trabalho.

Fonte: O Mundo Mágico da Leitura. NEI/UFRN.2001

Quem foi Shakespeare?

fonte: http://jotablog.com/frases-de-shakespeare/ 

Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

Nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita.

fonte:  http://www.suapesquisa.com/shakespeare/ 

Principais obras:

Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.

Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Considerando o contexto da sala e a importância de promover o contato das crianças com a literatura universal, promova a leituras de algumas obras de Shakespeare. Selecione histórias que possibilite o grupo exercitar através da reflexão -  ainda que fugaz -  juízos de valores sobre a conduta dos personagens e também experimentar sentimentos próprios da fragilidade humana. Observe o relato da professora sobre a circulação dos textos na sala de aula.

Fonte: O Mundo Mágico da Leitura. NEI/UFRN.2001

Atividade de leitura

O Mercador de Veneza

Leia o livro durante alguns dias despertando certo suspense e curiosidade sobre o que vai acontecer no dia seguinte. Após o término da história promova uma conversa na roda possibilitando as crianças se colocarem no lugar dos personagens. Lance várias perguntas relativas aos acontecimentos da narrativa para as crianças se colocarem no lugar de cada personagem para ampliar cada vez mais a capacidade de reflexão do grupo exercitando vários pontos de vista. Depois organize atividades para as crianças escreverem sobre as características dos personagens principais e como Antônio foi salvo do julgamento.

Sugestão de atividade escrita:

 

       

Fonte: O Mundo Mágico da Leitura. NEI/UFRN.2001.

Sinopse do livro

Trata-se de uma das obras mais polêmicas do célebre dramaturgo inglês. Escrito no findar dos anos 1500, época em que os judeus estiveram ausentes da Inglaterra (foram expulsos em 1290, e só seriam novamente aceitos em 1655), capta as chocantes caricaturas feitas pelos ingleses.

 Em O Mercador de Veneza, o personagem que mais chama a atenção não é o mocinho, e sim o vilão, criado para dar um tom cômico à peça. Trata-se do agiota e judeu _ daí a polêmica _ Shylock, retratado como indivíduo desprezível. A vítima, o cristão Antônio, cidadão bem sucedido de Veneza, faz um contrato atípico com o agiota, penhorando 453 gramas de sua própria carne. Agora, o vilão faz questão de tal medonha extração, o que levaria Antônio a morte.

 O que se observa é a velha e infeliz máxima anti-semita. O judeu? Do mal? Quer sangue do bom cristão? Durante anos, tal peça foi encenada, sempre ascendendo discussões, ou mesmo pregando o anti-semitismo. Nos territórios nazistas, por exemplo, essa se tornou a peça mais popular de Shakespeare nos anos 30 e 40. Após a Segunda Guerra Mundial, a história tornou-se constrangedora e passou a ser exibida somente com interpretações mastigadas, tentando expor inclusive as mazelas do preconceito sofrido pelo próprio Shylock.

 O autor, em seu original, também busca trabalhar com o emocional do vilão mostrando- o como humano em suas características sentimentais. O fato é que o dramaturgo inglês foi certamente influenciado pela onda deletéria aos judeus, presente em sua época. Todavia, é a índole e as convicções ideológicas do leitor ou do expectador de O mercador de Veneza, que vai relativizar ou aceitar a pilhagem anti-semita integralmente.  

Segunda atividade

Assista antecipadamente ao filme o Mercador de Veneza. Selecione as cenas em que mostre os personagens, o julgamento e o final. Oriente que prestem atenção as cenas principais para fazer um resumo do filme.

Para conhecer algumas cenas do filme acesse:

 http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/o-mercador-de-veneza-040262D0A993A6?types=A& 

http://wn.com/O_Mercador_de_Veneza 

 Terceira atividade 

Leia a história de Otelo durante alguns dias. Interrompa em partes que suscitem bastantes curiosidades nas crianças em saber o que vai acontecer. Retome no dia seguinte e continue. Ao término da leitura lance questões sobre amizade, traição criando situações em que as crianças se coloquem no lugar de Otelo e Iago. Depois organize atividades de desenho e registro escrito baseadas nas questões lançadas na roda.

Se você fosse Iago como agiria?

Como deveria ter se comportado Otelo frente às informações de Iago sobre sua esposa?

Sugestão de atividade escrita:

Fonte: O Mundo Mágico da Leitura. NEI/UFRN.2001.

Sinopse do livro - Otelo

Otelo, estimado general da República de Veneza, apaixona-se por Desdêmona, jovem da nobreza, e é correspondido. Casam-se e partem para a ilha de Chipre, onde o general é designado para enfrentar os otomanos. Antes da viagem, porém, Otelo promove Cássio, um de seus homens, a tenente. Esse fato deixa seu alferes, Iago, furioso, pois desejava o cargo para si.

Quando Otelo retorna, passa a ser vítima das artimanhas e armações de Iago, que insinua a traição de Desdêmona, supostamente amante de Cássio. Num momento de extrema dor e insanidade, Otelo mata sua amada asfixiada, suicidando-se assim que percebe que fora manipulado e que sua amada era inocente e fiel.

fonte: http://www.submarino.com.br/produto/1/1129031 

Quarta atividade

Proponha uma brincadeira de Júri Popular para defender e acusar Iago. Divida os grupos. Um grupo representará os jurados, uma outra irá representar Iago. Duas crianças serão os advogados de defesa e duas atuarão como acusação. Após o resultado do julgamento, sugira um texto coletivo para registrar a brincadeira. Proponha que os advogados organizem os argumentos para a defesa e os da promotoria para acusar.

Ainda se pode organizar um jogo teatral retratando o julgamento. Para tanto, o professor funciona como narrador. Organize as falas dos personagens junto com as crianças e defina quem serão os personagens e a multidão que assiste ao julgamento.

 Mostra de teatro encenado por alunos

http://www.lazervideos.com/1165245/pe--a---mercador-de-veneza---parte---julgamento.html  

Recursos Complementares

Filme

O Mercador de Veneza

Titulo original: (The Merchandt of Venice)

Lançamento: 2004 (EUA)

Direção: Michael Radford

Atores: Lynn Collins , Joseph Fiennes , Jeremy Irons , Al Pacino , Zuleikha Robinson

Duração: 138 min gênero:

 Drama status: arquivado

SINOPSE:

Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.

Avaliação

Observar durante a leitura, a conversa na roda, as produções escritas realizadas:

  • O envolvimento e a participação da criança durante a leitura dos livros de Shakespeare;
  • As reflexões e os argumentos usados para julgar e resolver os problemas dos personagens;
  • A produção de texto - elaboração das idéias, argumentos;
  • A Criatividade e a improvisação durante o jogo teatral.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • aline, Colégio Projeção , Distrito Federal - disse:
    aline627@hotmail.com

    26/05/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante e válido. As crianças estão mais agressivas ultimamente, e esta parece ser uma ótima forma de trabalhar resolução de conflitos, respeito, confiança...


  • LIGIA MARIA DE MESQUITA, PREF MUN DE NOVA VENEZA , Goiás - disse:
    ligiamoles@hotmail.com

    06/05/2011

    Cinco estrelas

    ameiiiiiiiiiiiiiii


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.