Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interseções de leitura e de escrita: a elaboração textual e a imagem fotográfica

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar, problematizar e analisar mostras de diferentes formas de expressão artísticas: pintura, desenhos, grafites, fotografia.

Perceber-se como sujeito de saber, reconhecendo-se a partir do próprio conhecimento de mundo.

Identificar, analisar e compreender as diferentes contribuições dos colegas sobre o tema em estudo.

Produzir textos descritivos a partir de estruturas já conhecidas.

Desenvolver, de forma reflexiva, a capacidade de produção e de leitura de textos verbais e não-verbais.

Elaborar registros sistematizados a partir dessa leitura

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos) - 6 horas/aula ou 360 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos já saibam:

. a estrutura de um texto descritivo, bem como as características desse tipo textual.

. a diferenciação entre texto-verbal e texto não-verbal, conhecendo as características de cada um.

. fazer o uso adequado do dicionário, coletando sinônimos para ampliação vocabular.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Inicie a aula, apresentando uma galeria de fotos para os alunos. A apresentação pode ser feita através de slides projetados ou em fotocópias das imagens. Se esta for a sua opção, prefira as impressões em cores e ampliadas para melhor visualização das imagens.

Prefira as fotografias de lugares, de paisagens, que estimulem a imaginação e a criatividade de seus alunos. Eis algumas sugestões:

http://www.flickr.com/photos/ccgd/sets/72157602124103793/  (Acesso em 20/05/2010)

http://www.flickr.com/photos/nickroche/page3/  

(Acesso em 20/05/2010)

 

http://www.flickr.com/photos/nickroche/4706294293/ 

(Acesso em 16/06/2010)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000502/0000004042.jpg

(Acesso em 20/05/2010)

http://www.flickr.com/photos/ccgd/3691750018/in/set-72157602124103793/ 

(Acesso em 20/05/2010)

http://www.flickr.com/photos/ccgd/sets/72157602124103793/ 

(Acesso em 20/05/2010)

http://www.flickr.com/photos/daruma/galleries/72157622523700599/#photo_3980273568

(Acesso em 20/05/2010)

Os links indicados acima oferecem outras sugestões de fotografias para você, professor.

Professor,

A cada fotografia apresentada, pergunte aos alunos o que veem, que elementos compõem a imagem, o que acontece em cada foto. Observe como os alunos articulam as ideias, como se expressam oralmente, se há uma variedade vocabular própria, se apresentam elementos descritivos na exposição.

Distribua as fotos para os alunos. Deixe que eles elaborem um texto, descrevendo-as. Para enriquecer o texto a ser elaborado, peça que eles utilizem o dicionário para pesquisarem sinônimos nas descrições.

Aula 2

Professor,

Coloque as fotos que foram utilizadas na aula anterior afixadas no quadro. Numere-as. Aleatoriamente, escolha um texto elaborado pelos alunos na aula anterior e o leia em voz alta.

Peça que os alunos descubram a partir dessa leitura, qual imagem foi descrita no texto. Além disso, a turma pode sugerir alterações no texto lido. Isso seria uma correção oral do texto elaborado.

Omita os autores dos textos, mas peça que todos os alunos fiquem atentos às sugestões de correções para fazê-las depois.

Depois da leitura oral feita, é o momento de retextualização: revisão e correção do texto elaborado.

Divida os alunos em grupos. Peça a eles que, na próxima aula, tragam uma máquina fotográfica ou um celular que tira fotos. Uma máquina ou um celular já e o suficiente para o grupo.

Aula 3

Professor,

Convide seus alunos para um passeio pela escola. Munidos de celulares que tiram fotos ou de máquinas fotográficas, peça que eles registrem fotos de lugares ou pessoas. Incentive-os a registrar aquilo que normalmente não registraríamos, que passaria despercebido ao nosso olhar no cotidiano.

Revele as fotos tiradas pelos alunos. Cada grupo ficará encarregado de escrever um texto descritivo da fotografia tirada. Novamente, eles podem utilizar o dicionário para ampliar o repertório vocabular.

Aula 4

Professor,

Antes de fazer uma exposição das fotografias tiradas na escola e dos textos elaborados, é importante que os alunos troquem os textos para que cada grupo possa ler e avaliar a qualidade textual. Sugestões de correção podem ser apontadas e avaliadas pelo grupo de origem e por você.

Quando todas as correções estiverem prontas, organize a exposição dos trabalhos dos alunos. É importante, inclusive, escolher o nome da Amostra de fotografias e de textos. Ouça as sugestões dos alunos e faça uma eleição em sala de aula.

 

Recursos Complementares

Eis alguns links que o ajudarão, professor, a enriquecer suas aulas:

http://lportuguesa.malha.net/content/view/30/1/ - sobre texto descritivo (Acesso em 18/05/2010)

http://www.scribd.com/doc/4850155/Texto-Descritivo - sobre a elaboração de texto descritivo (Acesso em 18/05/2010)

Avaliação

Professor,

Leia as descrições feitas pelos alunos a partir da leitura de fotografias.

Avalie como eles fazem essas descrições, verifique a qualidade das informações existentes, como se dá a vinculação gramatical (coesão) e semântica (coerência) no texto.  

Discuta, individualmente, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado à proposta sugerida.

Peça aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor executado.

Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos? Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles?

Diante desses aspectos apontados pelos alunos, estabeleça uma linha de intervenção e de orientação para ajudar na melhoria da escrita dos alunos.

Avalie os seguintes pontos: como eles estão construindo a organização e o encadeamento lógico das ideias? Estão empregando novos elementos de coesão e de coerência? A descrição apresenta traços de autoria? Como os alunos estão se apropriando de novos vocabulários e das informações dadas nos diversos textos lidos e as falas ao longo das aulas?  Por fim, verificar os aspectos predominantes da língua formal e as variantes linguísticas, presentes nesse tipo de texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.