Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHO COM TEXTO INFORMATIVO PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL.

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita.

Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos.

Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo.

Ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor inicial.

Ter experiência em busca de informações em textos.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

Blocão

Imagens digitalizadas

Papel ofício

Lápis

Saquinhos de sementes

Estratégias:

Primeira atividade:

Organize uma roda de conversa e proponha a construção de uma horta na escola para fornecer temperos para a cozinha da escola, desta forma garantindo merendas mais saborosas e saudáveis.

Possibilite aos alunos expressarem suas opiniões, dúvidas e sugestões anotando tudo em um blocão.

Após o debate, releia para eles suas anotações, para melhor organização das ideias ali surgidas, e instituir a compreensão da função social do registro.

Informe-os que os conhecimentos aprendidos na construção da horta poderão ser socializados para as outras turmas em forma de um Seminário, a fim de estimular outras práticas igualmente construtivas para a escola.

Segunda atividade:

A partir do registro da roda de conversa, monte com os alunos um cronograma das atividades diárias e ou semanais para construção da horta. O cronograma, além do valor social, como organizador e orientador das atividades, auxilia na construção da noção de tempo para os alunos.

Segue um modelo:

Atividade

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

Definição do plantio

           X

Organizando os grupos

          X

          X

Elaborando o passo a passo

          X

             X

Revisão do texto

            X

                 X

Estudando o solo

                 X

Organizando o material

                 X

                   X

Dia da plantação

                   X

Terceira atividade:

Construa com a turma, em forma de cartaz, uma lista de temperos conhecidos. Fixe-os no mural. Informe-os que, para melhor organização, a turma será dividida em grupos responsáveis por determinado cultivo.

A organização dos grupos pode seguir critérios de afinidades ou de potencialidades, cabendo a cada profissional de educação adequar à sua realidade.  

Peça que cada grupo construa um pequeno cartaz com o nome do produto selecionado e dos alunos responsáveis por ele, para afixar no mural. Permita que cada um imprima sua criatividade na construção desse cartaz.  

Quarta atividade:

Com a sala já organizada nos pequenos grupos, lance a pergunta:  Como se cultiva a planta selecionada? Se não sabemos, como podemos aprender? Ouça as respostas dos grupos. Convide-os para sala de informática e/ou biblioteca para confirmação das hipóteses iniciais sobre o assunto. Ao retornar, permita que informem ao grande grupo as suas descobertas.

Sugira também como fonte os manuais contidos nos saquinhos de sementes, conforme imagens digitalizadas abaixo, pelos mesmos apresentarem textos curtos e já conterem o produto inicial para plantação.

Fonte: Imagem do saquinho original da semente utilizada na aula.

Distribua um saquinho de semente  e os textos pesquisados na biblioteca ou na sala de informática.

Peça que cada grupo leia para si e depois para o grande grupo.

Quinta atividade:

Sugira a partir do texto lido e das informações pesquisadas, a construção de um "passo a passo" para facilitar o procedimento do plantio, lembrando-os das características e das finalidades desse tipo de texto. Lembre-os da adequação dos mesmos aos nossos propósitos porque somos "agricultores" iniciantes e que para irmos para a prática, devemos estar cercados de informação e cuidados. Também os alerte que o material produzido será importante para o seminário final, como registro do conhecimento aprendido e praticado. Peça, então, que cada grupo eleja um escriba para anotar o texto instrucional que o grupo criará coletivamente.

Você pode fornecer uma ficha padrão, com as partes que compõem um texto instrucional para facilitar a organização das ideias.

Exemplo de ficha instrucional:

                                                                        (Título do plantio)

Materiais necessários:

Modo de plantar:

1o etapa:

2o etapa:

3o etapa:

4o etapa:

Circule entre os grupos, orientando as produções, tirando dúvidas quanto à ortografia, e quanto à adequação do vocabulário.

Após as produções serem concluídas, solicite que os escribas leiam para o grande grupo o texto produzido.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará na observação da participação individual dos alunos na elaboração das tarefas, nas interações orais, na capacidade de trabalhar em grupos e na produção de textos adequando-os à situação solicitada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.