23/11/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita.
Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos.
Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo.
Ampliar o vocabulário.
Ser leitor e escritor inicial.
Ter experiência em busca de informações em textos.
Recursos:
Blocão
Imagens digitalizadas
Papel ofício
Lápis
Saquinhos de sementes
Estratégias:
Primeira atividade:
Organize uma roda de conversa e proponha a construção de uma horta na escola para fornecer temperos para a cozinha da escola, desta forma garantindo merendas mais saborosas e saudáveis.
Possibilite aos alunos expressarem suas opiniões, dúvidas e sugestões anotando tudo em um blocão.
Após o debate, releia para eles suas anotações, para melhor organização das ideias ali surgidas, e instituir a compreensão da função social do registro.
Informe-os que os conhecimentos aprendidos na construção da horta poderão ser socializados para as outras turmas em forma de um Seminário, a fim de estimular outras práticas igualmente construtivas para a escola.
Segunda atividade:
A partir do registro da roda de conversa, monte com os alunos um cronograma das atividades diárias e ou semanais para construção da horta. O cronograma, além do valor social, como organizador e orientador das atividades, auxilia na construção da noção de tempo para os alunos.
Segue um modelo:
Atividade |
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
Definição do plantio |
X |
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Organizando os grupos |
X |
X |
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Elaborando o passo a passo |
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X |
X |
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Revisão do texto |
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X |
X |
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Estudando o solo |
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X |
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Organizando o material |
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X |
X |
Dia da plantação |
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X |
Terceira atividade:
Construa com a turma, em forma de cartaz, uma lista de temperos conhecidos. Fixe-os no mural. Informe-os que, para melhor organização, a turma será dividida em grupos responsáveis por determinado cultivo.
A organização dos grupos pode seguir critérios de afinidades ou de potencialidades, cabendo a cada profissional de educação adequar à sua realidade.
Peça que cada grupo construa um pequeno cartaz com o nome do produto selecionado e dos alunos responsáveis por ele, para afixar no mural. Permita que cada um imprima sua criatividade na construção desse cartaz.
Quarta atividade:
Com a sala já organizada nos pequenos grupos, lance a pergunta: Como se cultiva a planta selecionada? Se não sabemos, como podemos aprender? Ouça as respostas dos grupos. Convide-os para sala de informática e/ou biblioteca para confirmação das hipóteses iniciais sobre o assunto. Ao retornar, permita que informem ao grande grupo as suas descobertas.
Sugira também como fonte os manuais contidos nos saquinhos de sementes, conforme imagens digitalizadas abaixo, pelos mesmos apresentarem textos curtos e já conterem o produto inicial para plantação.
Fonte: Imagem do saquinho original da semente utilizada na aula.
Distribua um saquinho de semente e os textos pesquisados na biblioteca ou na sala de informática.
Peça que cada grupo leia para si e depois para o grande grupo.
Quinta atividade:
Sugira a partir do texto lido e das informações pesquisadas, a construção de um "passo a passo" para facilitar o procedimento do plantio, lembrando-os das características e das finalidades desse tipo de texto. Lembre-os da adequação dos mesmos aos nossos propósitos porque somos "agricultores" iniciantes e que para irmos para a prática, devemos estar cercados de informação e cuidados. Também os alerte que o material produzido será importante para o seminário final, como registro do conhecimento aprendido e praticado. Peça, então, que cada grupo eleja um escriba para anotar o texto instrucional que o grupo criará coletivamente.
Você pode fornecer uma ficha padrão, com as partes que compõem um texto instrucional para facilitar a organização das ideias.
Exemplo de ficha instrucional:
(Título do plantio)
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Materiais necessários: |
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Modo de plantar:
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1o etapa: |
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2o etapa: |
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3o etapa: |
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4o etapa: |
Circule entre os grupos, orientando as produções, tirando dúvidas quanto à ortografia, e quanto à adequação do vocabulário.
Após as produções serem concluídas, solicite que os escribas leiam para o grande grupo o texto produzido.
Horta de temperos em vaso:
A avaliação se dará na observação da participação individual dos alunos na elaboração das tarefas, nas interações orais, na capacidade de trabalhar em grupos e na produção de textos adequando-os à situação solicitada.
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