Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo o Boxe

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Luta: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer golpes de lutas da modalidade Boxe. Inventar e reinventar golpes da luta. Descobrir, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.

Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas - golpes na parte mais alta, mais baixa, com mais força, menos força, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega e com os materiais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os golpes do Boxe.

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos e pedirá para que os mesmos pesquisem no laboratório de informática (internet) imagens e vídeos relacionados aos golpes presentes no boxe. Peça para que neste momento pesquisem a respeito de alguns golpes da luta, tais como soco cruzado, soco direto e gancho. Professor(a), circule nos grupos e ajude-os no momento da pesquisa.

Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_boxe.htm (Acessado em 14/05/2010).  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boxe (Acessado em 14/05/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=a0N6sM_Vndk (Acessado em 14/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=yHjjBTZAITk (Acessado em 14/05/2010)  

Imagens:

 Fonte: Google/imagens boxe (Acessado em 14/05/2010)

Fonte: Google/imagens boxe (Acessado em 14/05/2010)

Fonte: Google/imagens boxe (Acessado em 14/05/2010)

Atividade 2: Aprendendo os Golpes

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Corda, Colchonetes e Fita Adesiva

Obs.: este material servirá para o(a) professor(a) construir o “saco de pancada” que deverá ser confeccionado em um momento anterior a esta aula: Para confeccionar o “saco de pancadas”, pegue 5 colchonetes, coloque um por cima do outro e enrole-os, fazendo um cubo. Pega a fita adesiva e prenda bem o cubo (Também pode ser utilizadas fitas de tecido). Em seguida, passe a corda por dentro do cubo e amarre-a em algum suporte para sustentá-lo no alto.

Descrição: Em um primeiro momento, faça uma roda e demonstre alguns golpes e movimentações do corpo do boxe. Abaixo segue alguns golpes:

Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;

Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço dobrado;

Uppercut: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente;

Hook ou gancho: Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultando a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado (próximo e contornando a guarda adversária). O hook termina seu movimento com o braço flexionado.

Deslocamentos:

Para os lados, em diagonal, para trás, dando dois passos na execução. Podem ser realizados com pequenos saltos, balançado o corpo.

Esquivas: desvio para baixo e para cima, sem sair do lugar.

Vídeos que podem auxiliar o(a) professor(a):

http://www.youtube.com/watch?v=5Y02WyTR6uE&feature=related (Acessado em 14/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=yHjjBTZAITk (Acessado em 14/05/2010)  

Em seguida, peça para que os alunos pratiquem os golpes, como se estivessem lutando com um adversário “invisível”. Se possível, conduza os(as) alunos(as) para uma sala de espelhos para que cada um possa lutar consigo mesmo. No segundo momento, deixe os(as) alunos(as) praticarem socos no “saco de pancada” confeccionado.

Atividade 3: Lutando com o colega

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Colchonetes

Descrição: Nesta atividade proponha a formação de duplas. Cada dupla irá fazer os golpes para que seu colega desvie e vice-versa. Para a prática das esquivas, um membro da dupla irá esticar o braço enquanto o seu companheiro realiza as esquivas, como no vídeo sugerido abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=BNW45DCsQoQ&feature=related (Acessado em 14/05/2010)  

Professor(a), explore os aspectos atitudinais de ataque e defesa presentes nas atividades, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação ao outro.

Atividade 4:  Lutando Boxe

Duração: aproximadamente 40 minutos.

Recursos: Colchonetes, Fita Adesiva, Cones e Elástico

Descrição: Nesta atividade utilize os colchonetes e a fita adesiva para que um membro de cada dupla confeccione, junto com seu parceiro, as “luvas de boxe”, da seguinte forma: para construir as luvas pegue dois colchonetes, enrole-os na mão, como se quisesse fazer uma espécie de “bola”, e prenda-os com fita adesiva, ou fitas de pano. A mão ficará com uma espécie de luva. Peça para que um membro da dupla ajude o seu companheiro nesta atividade. Enquanto os(as) alunos(as) realizam esta atividade, pegue quatro cones e coloque-os dispostos a uma distância de aproximadamente 4 metros quadrados um do outro. Em seguida, coloque o elástico de fora-a-fora, como especificado na figura abaixo:

 Ring: Arquivo Pessoal

Após a confecção das “luvas” e do ring, sugira que cada dupla escolha o membro que irá lutar no ring. Feito isto, os(as) alunos(as) poderão realizar lutas no ring com as luvas, dando golpes no “adversário”. Neste momento é importante que cada aluno(a) respeito os limites do corpo de cada colega e que a força não seja utilizada com ênfase durante os golpes. Este deve ser um alerta do(a) professor(a). As duplas irão revesar as “luvas de boxe” confeccionadas, possibilitando que todos experimentem a atividade. Obs.: caso não haja colchonetes suficientes para as duplas, monte grupos maiores para que os(as) alunos(as) possam revesar as “luvas” confeccionadas.   

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Visitas em academias de Boxe são interessantes de serem realizadas com os alunos, já que nesses espaços poderão experimentar outras atividades.

Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro, menino com menina etc.

Quanto ao Material: Na atividade 4 o(a) professor(a) poderá pedir para os alunos tragam travesseiros de casa. Nesse caso, eles substituirão os colchonetes. Espumas também podem ser utilizadas.

Recursos Complementares

O site da Confederação Brasileira de Boxe apresenta dados interessantes que podem ser pesquisados e utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer a proposta da aula:

http://www.cbboxe.com.br/ (Acessado em 14/05/2010)   

Avaliação

Professor(a), no momento da aula, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles estão pesquisando o tema? Os grupos (na atividade 1) se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprenderam? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar os golpes e os movimentos do boxe? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento dos golpes? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • pedro, nao tenho , Bahia - disse:
    cailane_gatinha@hotmail.com

    13/01/2013

    Quatro estrelas

    bom e legal


  • marcia, emef jandira lacerda zanoni , São Paulo - disse:
    tai.17@hotmail.com

    29/04/2012

    Cinco estrelas

    otima. tenho alunos que precisam de uma aula assim. obrigada pela dica. adorei,vou esxperimentar


  • sabrina , sabrina , Rio Grande do Norte - disse:
    sabrinavitor2010@hotmail.com

    31/10/2011

    Quatro estrelas

    otima aula


  • almir, escola , Rio Grande do Sul - disse:
    kiko.ma@yahoo.com.br

    17/11/2010

    Cinco estrelas

    muito bom, como professor de educação física, acho que o boxe é uma otima atividade curricular, alem do exercicio trabalha tbem, a disciplina.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.