02/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer e experimentar a luta com o bastão, que será confeccionado por eles próprios, descobrindo novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.
Coordenar diferentes movimentos, utilizando o tronco, os pés, os braços, de acordo com o objetivo da luta, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega, com o espaço e com o material.
Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que acontece a luta, pois, o espaço delimitado direciona as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo a Luta com bastões.
Recursos: Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos sugeridos logo abaixo, contextualizando à temática e à proposta da aula com os alunos. Professor(a) no momento em que os vídeos forem exibidos, destaque para os(as) alunos(as) que a origem das lutas com bastão está relacionada com as artes marciais e que sua prática está presente em diferentes países, recebendo variados nomes. Nesse sentido, o texto abaixo poderá auxiliar na introdução do tema:
“Kwan é uma arma chinesa em forma de um bastão. Dependendo do estilo praticado possui variações no tamanho, e largura. Geralmente o bastão possui a altura do praticante, altura da sobrancelha ou comprimento de um palmo acima da cabeça. Usado para formas e combates dentro do Kung Fu. Ele é feito de madeira leve ou bambu, o material na verdade é de acordo com o tipo de técnica utilizada. Geralmente mestres de kung fu preferem utilizar o kwan em madeira flexível porém resistente pois na prática de kung-fu ele é constantemente utilizado como um chicote, através de movimentos circulares, além disso o peso influi na agilidade da arma. Movimentos de explosão em linha reta também são utilizados, geralmente é a característica de kwan com medida mais longa. Existem bastões cônicos valorizando uma ponta, com técnicas herdadas na prática de lança, tanto de chão como a cavalo. Bastões com forma cilíndrica normalmente são mais curtos, com ponteiras de metal para aumentarem a potência no impacto. O uso de bastões extremamente longos, em torno de dois metros e meio ou mais, representam como remos utilizados na época por juncos, pequenas embarcações. Bastões de bambu. O bastão dentro da prática de arte marcial chinesa é considerado a mãe das armas, pois se trata de um simples instrumento encontrado na natureza, e seus movimentos são incorporados em todas as outras armas no kung fu.”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kwan (Acessado em 14/05/2010).
Luta de Bastão:
http://www.youtube.com/watch?v=sGKR_Wc6rQE (Acessado em 14/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=eMXNoFvTdLM&feature=related (Acessado em 14/05/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=aELj1jT1_fk&feature=fvw (Acessado em 14/05/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=DAxe9tQSOQs (Acessado em 14/05/2010).
Atividade 2: Experimentando alguns golpes com o bastão.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Cabo de Vassoura
Descrição: Nesta atividade, tendo como base o vídeo sugerido abaixo, demonstre alguns movimentos com o bastão. Cada aluno(a) poderá experimentar os movimentos com o bastão. Alerte para que os(as) alunos(as) fiquem distantes uns dos outros para evitar que acertem o colega. Neste caso, é importante que a atividade seja realizada em um local espaçoso, como, por exemplo, a quadra ou pátio da escola.
Sugestão de vídeo para o(a) professor(a):
http://www.youtube.com/watch?v=uQmiZJ34Lt0&feature=related (Acessado em 14/05/2010).
Atividade 3: Desafiando o Colega
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Cabos de Vassoura
Descrição: Professor(a), nesta atividade proponha para a turma a formação de duplas. Com o colega, cada aluno(a) criará diferentes formas de desafiar o companheiro, seja lutando com o bastão ou por meio de disputas por exibição de manejos do bastão.
Fonte: Google/imagens Lutas de Bastão (Acessado em 14/05/2010)
Atividade 4: Brincadeira do “Cotonetão”
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Recursos: Tatame montável, 2 Cabos de Vassoura, Colchonetes (também pode ser utilizado os espaguetes de natação – quando eles já estão velhos/usados), Fita Tipo Crepe e um Banco ou Trave de Equilíbrio
Descrição: Professor(a), para esta atividade, pegue os dois bastões e prenda com a fita crepe dois colchonetes em cada uma das pontas, como se formasse um cotonete gigante. Dois (duas) alunos(as) subirão no banco e disputarão para ver quem conseguirá ficar em pé. Como as pontas dos bastões estarão protegidas, os(as) alunos(as) poderão utilizá-las para tentar derrubar o oponente. As duplas desocuparão o banco na medida em que o primeiro cair, dando oportunidade para todos experimentarem. Caso utilize uma trave de equilíbrio, procure colocá-la o mais baixo possível. Professor(a), não se esqueça de colocar o tatame montável no chão, junto à trave de equilíbrio ou ao banco, para evitar riscos.
Fonte: Google (figura adaptada)
Professor(a), explore os aspectos atitudinais de ataque e defesa presentes nesta atividade, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta com bastão exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação ao outro.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Caso não seja viável a utilização do tatame na atividade 4, realize-a em um local gramado.
Quanto ao Corpo do Colega: experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.
Quanto ao Material: caso fique inviável a aquisição dos cabos de vassoura, o professor pode tentar conseguir bambus. Além dos colchonetes utilizados para fazer o “cotonete”, pode-se confeccioná-lo com espumas e com os espaguetes da natação. O(a) professor(a) poderá convidar alguém que tenha experiência com o Kung fu e que possa apresentar alguns movimentos aos alunos. Visitas em academias onde o kung fu é praticado também são interessantes.
O site abaixo apresenta algumas curiosidades das artes marciais, pratica na qual está incluída a luta com bastão. O(a) professor(a) poderá utilizá-lo para enriquecer a proposta da aula, trazendo curiosidades da luta.
http://www.discoverybrasil.com/artes_marciais_home/europe_intro/europe_bataireacht/index.shtml (Acessado em 14/05/2010)
Professor(a), no momento da aula faça as seguintes perguntas a si mesmo sobre o andamento das atividades, tais como: os(as) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles se expressam corporalmente no momento das atividades? As duplas estão envolvidas, dão dicas, criam estratégias e movimentos novos? Estão interessados? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprenderam? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Perguntar o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. Pergunte: Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!