Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Autonomia nas práticas corporais

 

10/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apropriar os métodos de avaliações antropométricas para autonomia dos alunos em suas atividades corporais;

Apreender conhecimentos acerca dos gastos calóricos nas atividades físicas.

Duração das atividades
150 minutos / 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de caloria, medidas de peso e IMC.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Pedir aos alunos que observem as figuras abaixo e digam qual a diferença entre os três indivíduos:   

http://static.tipos.com.br/users/maven/20081126-leaning.jpg (acesso em 17/05/10) 

http://3.bp.blogspot.com/_kKx9tgbmf5c/R1al2NrqBPI/AAAAAAAAAKs/ZM1zXO3Lopw/s400/tadeuschimdt.bmp (acesso em 17/05/10) 

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2004/fotos-ju275online/ju275pg11b.jpg (acesso em 17/05/10) 

Em seguida, questionar:   

"Qual o fator que determina as diferenças entre os homens nas figuras?"

"Será que existe somente o método do IMC para classificar se a pessoa está com seu peso ideal?"

Após a fala dos alunos, explicar que existe outro meio de verificação do estado corporal de uma pessoa para além da medida do seu peso ou do cálculo do índice de massa corpórea (IMC) (este último não é tão preciso, pois uma pessoa “musculosa” apresentará altos valores, por exemplo). Apresentar, então, as Medidas Antropométricas que servem para avaliar de maneira precisa o estado físico do indivíduo. Para maiores informações, verificar os recursos complementares.   

Em seguida, perguntar para os alunos quais práticas corporais são indicadas para o emagrecimento das pessoas e listar essas atividades em um quadro. Logo após, perguntar se todas as atividades listadas, em um mesmo período de tempo, permitem obter o mesmo nível no emagrecimento das pessoas e pedir que justifiquem. Após as falas dos alunos, explicar que as atividades físicas têm um gasto calórico diferente umas das outras dependendo da sua intensidade e que é possível medir esse gasto.   

Atividade 2:    

Sugerir que os alunos se organizem em pequenos grupos do mesmo sexo e cada um eleja uma pessoa para ser avaliada. Abaixo, seguem as avaliações que grupo deverá fazer:   

Cálculo e Interpretação da Relação Cintura/Quadril

Não somente a gordura total, mas a distribuição da gordura corporal está associada a morbidades e mortalidade por doenças crônico-degenerativas. Existe associação entre o aumento da gordura abdominal e doença arterial coronariana. A relação cintura/quadril (RCQ) é um índice antropométrico que indica, de forma simplificada, a distribuição da gordura corporal.

RCQ = circunferência do quadril / circunferência da cintura

Com o auxílio de uma trena ou uma fita métrica com, pelo menos 1,5 m de comprimento, graduada em milímetros, pedir aos alunos que retirem a medida da cintura e do quadril do avaliado seguindo as orientações das fotos abaixo:

CINTURA:

Foto retirada de: DAMASCENO, V.O.; LIMA, J.R.P. Avaliação Antropométrica. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2006.

A medida é feita no ponto mais estreito entre a última costela e a crista ilíaca. O avaliado faz uma adução dos braços para o ajuste da trena e retorna os braços à posição relaxada para que seja feita a medida ao final de uma expiração normal. Caso não se identifique um ponto mais estreito, a medida é feita na metade da distância entre a 10ª costela e a crista ilíaca.

QUADRIL:

Foto retirada de: DAMASCENO, V.O.; LIMA, J.R.P. Avaliação Antropométrica. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2006.

O avaliado deve manter os pés unidos e os glúteos relaxados. A medida é feita na maior protuberância posterior das nádegas.

Em seguida, pedir que eles avaliem, de acordo com a tabela abaixo, para chegar a uma primeira conclusão em relação ao risco de desenvolvimento de doenças do coração:

Tabela retirada de: DAMASCENO, V.O.; LIMA, J.R.P. Avaliação Antropométrica. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2006.

Percentual de Gordura Corporal

Entre as técnicas das medidas de composição corporal, o método mais prático é o da medida das dobras cutâneas. As dobras cutâneas são medidas por meio de aparelhos denominados espessímetros ou plicômetros (foto abaixo).

http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/plicometro.jpg (acesso em 17/05/10).

As orientações para essas medidas são apresentadas abaixo:

Tríceps – A dobra é transversal ao eixo longitudinal da região posterior do braço, a meio caminho da linha que une o acrômio à cabeça do rádio. Foto retirada de: DAMASCENO, V.O.; LIMA, J.R.P. Avaliação Antropométrica. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2006.

Subescapular – A dobra é feita logo abaixo do ângulo inferior da escápula, com inclinação de aproximadamente 45º, acompanhando a linha natural da pele. Foto retirada de: DAMASCENO, V.O.; LIMA, J.R.P. Avaliação Antropométrica. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2006.

Abdominal – A dobra é feita verticalmente, 5 cm à direita do umbigo. Foto retirada de: DAMASCENO, V.O.; LIMA, J.R.P. Avaliação Antropométrica. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2006.

Supraespinhal – A dobra é transversal à linha que une a espinha ilíaca anterior à linha axilar anterior, feita ao nível da crista ilíaca, em um ângulo de de 45º, acompanhando a dobra natural da pele. Foto retirada de: DAMASCENO, V.O.; LIMA, J.R.P. Avaliação Antropométrica. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2006.

Agora, com o auxílio da fórmula apresentada abaixo, relacionar as medidas do avaliado à tabela com os valores percentuais aceitáveis de Gordura Corporal.

Percentual de Gordura Corporal = *Somatório de 4 medidas X 0,163 + 5,783

*tríceps, subescapular, abdominal e supraespinhal

Tabela retirada de: CARNAVAL,P. E.; MEDIDAS E AVALIAÇÃO em ciências do esporte, 3a ed, Editora Sprint, 1998.

Atividade 3:   

Reunir a turma e levá-los para uma sala de computadores com acesso à internet. Em seguida, pedir que eles acessem a página http://www.cdof.com.br/nutri1.htm para que possam calcular o gasto calórico de determinadas atividades. Pedir, então, que se organizem em grupos e que selecionem uma prática corporal para ser realizada em aula. A atividade selecionada deverá ter 30 minutos de duração e o gasto calórico deve ser informado, posteriormente, em uma folha de papel e entregue ao professor. 

Recursos Complementares

http://www.avaliacaofisica.com.br/si/site/0212 (acesso em 17/05/10). 

http://www.cdof.com.br/protocolos1.htm (acesso em 17/05/10).   

Avaliação

Realizar um trabalho, por escrito, relacionando todas as atividades do cotidiano do aluno com o período de cada uma delas e o seu respectivo gasto calórico. Ao final, somar todas essas atividades e calcular o gasto calórico de um dia.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.