21/02/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
-construir conhecimentos sobre as pessoas na fase da terceira idade, destacando a figura das bisavós e do sbisavôs;
-desenvolver o sentimento de respeito para com as pessoas na terceira idade;
-incentivar e desenvolver a linguagem oral;
-explorar a prática da descrição.
É imprescindível que o grupo tenha vivenciado situações de aprendizagem referentes às fases do desenvolvimento humano anteriores à terceira idade: bebê, criança, adolescente, adulto, etc.
1° Momento
Exploração do texto “O retrato da bisavó” do autor Elias José. O/a professor organiza o texto em tamanho que permita a visualização por todas as crianças e promove a leitura do mesmo para o grupo. É interessante não ler o título para as crianças, tendo estas que tentar descobrir do que trata o texto a partir das descrições apresentadas. O texto é uma poesia que caracteriza a figura de uma bisavó e a partir destas o/a professor/a deve estimular as crianças a pensarem em que fase da vida a pessoa descrita se encontra. Ao final, ler o título do texto para as crianças; perguntar quem tem bisavó; o que a bisavó é da sua mãe, do seu pai, da sua avó, do seu avô? E assim, ir criando relações para que as crianças compreendam o grau de parentesco da bisavó com os diferentes membros de sua família.
2° Momento
Retomar a leitura do texto agora com outro objetivo: as crianças terão que elaborar o retrato dessa bisavó segundo as características descritas no texto, utilizando-se do desenho e da colagem. O/a professor/a pode organizar as crianças em dois grupos e trabalhar o desenho coletivamente. Elas discutirão como será a bisavó que vão construir e cada criança vai acrescentando as características como descritas no texto. O trabalho será finalizado com a colagem de retalhos de tecido, botões na roupa e lã nos cabelos. Ao final, os dois grupos podem apresentar seus retratos e recorrendo ao texto poderão comparar qual retrato ficou mais parecido com a descrição feita na poesia.
3° Momento
Após o trabalho de construção do retrato o/a professor/a pode propor ao grupo que realizem junto às suas famílias uma busca por fotos de suas bisavós e seus bisavôs. Ao receber as fotos as crianças podem trabalhar com a descrição em uma rodinha onde cada colega poderá colaborar na observação das características.O resultado pode ser um lindo mural de família intitulado Retratos de bisavós e bisavôs.
4° Momento
Para finalizar os trabalhos desta temática, o/a professor pode organizar a releitura da poesia “O retrato da bisavó” com a fala de cada criança sobre a sua bisavó e/ou bisavô.
Recursos
- Texto: O retrato da bisavó; do autor Elias José; Livro: Palavras de Encantamento, Editora Moderna;
- Canetinhas;
- Giz de cera;
- Cartolina;
- Retalhos de tecido;
- Lã em cores variadas;
- Botões;
- Cola branca.
Acessando este endereço você encontra informações sobre o autor Elias José, assim como, a poesia " O retrato da bisavó" e outras mais. Confira!
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/elias_jose.html
- A criança demonstrou interesse pelo assunto explorado;
- A criança foi capaz de expressar-se fazendo uso das diferentes linguagens contempladas pelo trabalho ( oralidade, emoção, movimento, desenho );
- A criança demonstrou respeito com as pessoas da terceira idade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!