Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Praticando a Caminhada

 

23/05/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A Caminhada no Nosso Cotidiano: benefícios e cuidados com a nossa saúde.

Recursos: Sala de Vídeo

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos sugeridos logo abaixo, que relatam questões relacionadas à prática da caminhada:

http://www.youtube.com/watch?v=ZQuFosbVlTg (Acessado em 15/05/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=NU429cHGuU8&feature=related (Acessado em 15/05/2010). 

No momento em que os relatos forem aparecendo nos vídeos, destaque, em forma de perguntas, alguns dos aspectos mais importantes da caminhada para os(as) alunos(as), tais como: Quais são as principais características da atividade? Qual o tipo de roupa e calçado indicado para sua prática? Em qual espaço pode ser praticada? Quem pode praticar esta atividade? De que forma deve-se iniciar a prática da caminhada? Quais profissionais podem orientar a atividade?   

Imagens também podem ilustrar a experiência de caminhar, mostrando a diversidade presente nos grupos de pessoas que praticam esta atividade Por que a observação da diversidade é importante? Discutir a questão da caminhada como experiência que pode ser vivenciada por todos – velhos, novos, magros, gordos, homens, mulheres... Todos ganham com a prática da caminhada? Diferentes ritmos, diferentes freqüências, diferentes objetivos – cada um encontra sua forma de caminhar.

 Fonte: Google/Imagens caminhada (Acessado em 15/05/2010).

Fonte: Google/Imagens caminhada (Acessado em 15/05/2010).

Fonte: Google/Imagens caminhada (Acessado em 15/05/2010).

Atividade 2: A Caminhada: principais aspectos para sua prática. 

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Questionário elaborado pelo(a) professor(a)

Obs.: este material deve ser elaborado pelo(a) professor(a) no momento anterior à aula.

Questionário:

Membros do Grupo:

Tendo como referência os vídeos apresentados, responda as questões abaixo:

1-      Quais são os benefícios da caminhada para nosso corpo?

2-      Quais são os cuidados que devemos tomar antes da prática deste esporte?

3-      Cite três recomendações que devemos seguir durante a prática da caminhada.

4-      Qual a idade para iniciar esta prática esportiva?

5-      Você pratica ou já praticou este esporte? Onde? Quando? Com quem?

Descrição: Após a exibição dos vídeos sugeridos na atividade 1, proponha a formação de pequenos grupo e distribua o questionário para os(as) alunos(as) responderem. Cada grupo poderá ficar responsável por um questionário. Enfatize que as questões propostas serão debatidas na próxima atividade, como proposto a seguir.

Atividade 3: Debatendo o Questionário

Duração: aproximadamente 25 minutos.

Recursos: Questionário respondido pelos grupos

Descrição: Nesta atividade proponha a formação de uma roda para o debate. Neste momento, os grupos poderão compartilhar seus questionamentos, tendo o(a) professor(a) como o mediador do debate. Amplie o debate colocando questões que não foram abordadas nos vídeos, como, por exemplo, a hidratação e as roupas para a prática da atividade.   

Atividade 4: Vamos Caminhar?

Duração: aproximadamente 25 minutos.

Recursos: Espaço para caminhada próximo da escola   Obs.: Professor(a), pesquise se próximo da escola onde trabalha há algum espaço propício pra propor a atividade.   

Descrição: Proponha para a turma uma caminhada de 15 minutos nas proximidades da escola. Antes do início da caminhada ensine alguns alongamentos principalmente de membros inferiores, para os(as) alunos(as). O vídeo abaixo sugere alguns alongamentos que podem ser adaptados para a aula proposta.   

http://www.youtube.com/watch?v=Ptn0c44V1t0 (Acessado em 15/05/2010)      

Durante a caminhada, pontue questões como forma de pisar. Nesse aspecto, oriente-os que na caminhada é necessário que o calcanhar toque primeiro no solo. Ao retornarem da caminhada faça novamente os alongamentos e encerre a aula com uma roda para a avaliação.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Visitas em espaços da cidade, como, por exemplo, praças e parques, são interessantes de serem realizadas com os alunos.

Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem que a prática da caminhada pode ser um esporte que possibilita a socialização, além dos demais benefícios.

Quanto ao Material: O(a) professor(a) poderá elaborar um trabalho para que os alunos desenvolvam com os pais, podendo ser um questionário ou até mesmo a proposta de uma caminhada. Propor para a escola um dia de caminhada, com alunos(as), país, professores, funcionários. O registro da atividade poderá ser exposto em painel na escola ou disponibilizado via internet.

Recursos Complementares

O site abaixo trata de algumas questões importantes a respeito da caminhada. O(a) professor(a) poderá utilizá-lo pra enriquecer a proposta da aula:

http://corpoacorpo.uol.com.br/Edicoes/194/artigo4960-1.asp (Acessado em (15/05/2010). 

Avaliação

Professor(a), no desenvolvimento das atividade faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Fazem perguntas no momento da exibição dos vídeos? Os grupos (na atividade 2 e 3) se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem esta prática? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender a respeito da caminhada? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento da caminhada? O que acharam da caminhada proposta na aula? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.