Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando as fases da vida: a adolescência vai chegar

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- despertar o interesse pela fase da adolescência;

- perceber diferenças e semelhanças entre esta fase e a fase de criança;

- trabalhar a compreensão de que a vida humana passa por diferentes fases ao longo do crescimento;

- explorar noções temporais;

- desenvolver a linguagem oral.  

Duração das atividades
4 aulas de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É imprescindível que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem referentes à fase humana de criança.

Trabalhar as diferentes fases da vida, marcando-as quanto suas características é um importante trabalho a ser realizado na Educação Infantil. A partir desse enfoque as crianças podem aos poucos ir apreendendo a dinâmica da vida humana e convivendo com as mudanças de maneira natural e sadia.  

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:  Ouvir a música Quando eu era...  do CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi; Convidar as crianças a dançarem a música, representando comportamentos e características próprios à adolescência. Realizar uma rodinha de conversa com as crianças para saber como elas percebem os adolescentes (mocinhos/ mocinhas); questionar as crianças sobre a existência de irmãos mais velhos (na fase da adolescência) e pedir para que falem como são. É importante neste momento destacar as mudanças biológicas que o corpo sofre, assim como, os novos gostos e preferências que surgem.  

2° Momento: Em rodinha, conversar com as crianças  sobre a possibilidade de  um irmão, primo ou amigo adolescente participar de uma entrevista na escola. Para isso, o grupo deverá pensar no que gostariam de perguntar para um/a adolescente. O/a professor/a vai anotando as questões destacadas pelas crianças e para a entrevista organiza um instrumento com as perguntas. (Algumas dicas de curiosidades: nome; apelido; o que gosta de fazer em casa e na escola; etc.)          

 3° Momento: Em rodinha, socializar o resultado da entrevista destacando as curiosidades descobertas. As crianças podem construir um painel com colagens destacando  as informações coletadas.   

4º Momento: Para finalizar os trabalhos referentes às fases da adolescência, o/a professor/a deverá estimular as crianças a imaginarem como serão quando forem adolescentes. O registro será realizado em um instrumento  que diz: “Quando eu for mocinho/a serei assim...” Esta atividade será feita com o uso de revistas, nas quais as crianças irão procurar figuras de pessoas em idade adolescente que possam representá-las quando estiverem nesta fase. Questionar as crianças se já foram, são ou serão com o passar de alguns anos adolescentes. É um ótimo exercício para trabalhar as noções temporais. É importante chamar a atenção das crianças para que observem as características da figura escolhida no sentido de respeitar as suas próprias características, uma vez que estão representando elas no futuro.

 

Recursos:   - CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;

- Revistas;

- Tesouras;

- Cola;

- Instrumento de entrevista.

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

  O/a professor/a realiza as seguintes observações:  

 - a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- a criança  foi capaz de identificar semelhanças e diferenças ao comparar-se como criança com um adolescente;

- a criança foi capaz de identificar figuras de pessoas na fase da adolescência;

- a criança demonstrou compreensão no que se refere à evolução das fases da vida humana.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.