Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando as fases da vida: brincando de gente grande e descobrindo a fase adulta

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula propõe-se:

- caracterizar a fase adulta destacando comportamentos e características próprios das pessoas adultas, ressaltando direitos e deveres das pessoas nesta fase da vida;

- explorar noções temporais;

- destacar semelhanças e diferenças entre as pessoas na fase de criança e na fase adulta.  

Duração das atividades
4 aulas de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessa aula é imprescindível que o grupo tenha vivenciado situações de conhecimento referentes às fases da vida humana que precedem a fase adulta

Falar da fase adulta com as crianças em idade pré-escolar é algo que pode ser muito divertido. Pois é nesta fase que elas fazem uso da sua capacidade imitativa para compreender a dinâmica social e constroem conhecimento sobre a vida e o mundo.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:  O/a professor/a irá convidar o grupo a ouvir a música “Quando eu era...”  do cd Aprendendo e brincando com música e com jogos, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi. Ao ouvirem a música convidar as crianças a brincarem de gente grande. Esta brincadeira é organizada da seguinte forma: o/a professor/a leva para a sala roupas de adultos (femininas e masculinas), sapatos de adultos (femininos e masculinos), acessórios, etc, e organiza um espaço chamado “ BAZAR GENTE GRANDE” .As crianças deverão se caracterizar com essas roupas, sapatos e adereços; as meninas poderão se maquiar, os meninos poderão fazer bigode e  brincarão fazendo imitações.  Pode ser organizado um desfile das crianças caracterizadas de adultas para as outras turmas. O/a professor/a fotografa o momento.    

 2° Momento: Conversar com as crianças sobre as suas sensações e percepções durante a brincadeira. Como se sentiram vestidas com as roupas adultas, maquiadas, com bigode? Como é a vida dos adultos; quais são os seus deveres e direitos? O/a professor/a pode sugerir uma atividade a ser realizada em casa, na qual as crianças conversarão com os pais e/ ou responsáveis para saber como é a vida de adulto, o que diferencia as suas vidas em relação ao tempo em que eram crianças.    

Instrumento:   Olá família!  Nossa turma  tem feito algumas descobertas sobre a fase  adulta.  Por isso, gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre as vivências dos adultos. Converse com sua criança e fale sobre o comportamento das pessoas adultas; as responsabilidades que possuem;  o que mudou em relação ao tempo em que eram crianças; o que mais gostam de fazer e o que menos gostam de fazer e outras informações que julgarem pertinentes. O/a professor/a pode dar o nome de Diário de um adulto para esta atividade.

3º Momento  Em rodinha, as crianças socializarão o resultado da pesquisa realizada com os pais e/ou responsáveis, compartilhando as suas descobertas sobre a fase adulta.  

 4° Momento O/a professor/a socializa as fotos da atividade realizada no primeiro momento com o grupo, estimulando as crianças a observarem o que as caracterizou como pessoas adultas e quais atitudes no dia da brincadeira poderiam ser atribuídas às pessoas adultas, etc. As fotos das crianças no momento em que brincavam de gente grande deverão compor um registro que diz: “Quando eu for adulto/a, serei assim...”  A questão temporal pode ser abordada questionando as crianças de modo a saber, se foram, são, ou serão adultas.      

 

  Recursos   

- Cd Aprendendo e brincando com música e com jogos, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;

- aparelho de som;

- máquina fotográfica;

- fotos;

- roupas, sapatos e acessórios adultos;

- Instrumento de pesquisa.

                                                     

                                                     

 

                                                     

 

                                                     

 

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

O/a professor/a        realizará as seguintes observações:

- a criança demonstrou interesse pelo assunto;

- a criança contou com a colaboração da família para realização da atividade em casa;

- a criança fez observações relativas à vida adulta;

- a criança foi capaz de realizar imitações próprias ao comportamento adulto durante a brincadeira;

- a criança demonstrou compreensão em termos de noções temporais no desenvolvimento das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.