21/02/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Com esta aula propõe-se:
- caracterizar a fase adulta destacando comportamentos e características próprios das pessoas adultas, ressaltando direitos e deveres das pessoas nesta fase da vida;
- explorar noções temporais;
- destacar semelhanças e diferenças entre as pessoas na fase de criança e na fase adulta.
Para o desenvolvimento dessa aula é imprescindível que o grupo tenha vivenciado situações de conhecimento referentes às fases da vida humana que precedem a fase adulta
Falar da fase adulta com as crianças em idade pré-escolar é algo que pode ser muito divertido. Pois é nesta fase que elas fazem uso da sua capacidade imitativa para compreender a dinâmica social e constroem conhecimento sobre a vida e o mundo.
1º Momento: O/a professor/a irá convidar o grupo a ouvir a música “Quando eu era...” do cd Aprendendo e brincando com música e com jogos, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi. Ao ouvirem a música convidar as crianças a brincarem de gente grande. Esta brincadeira é organizada da seguinte forma: o/a professor/a leva para a sala roupas de adultos (femininas e masculinas), sapatos de adultos (femininos e masculinos), acessórios, etc, e organiza um espaço chamado “ BAZAR GENTE GRANDE” .As crianças deverão se caracterizar com essas roupas, sapatos e adereços; as meninas poderão se maquiar, os meninos poderão fazer bigode e brincarão fazendo imitações. Pode ser organizado um desfile das crianças caracterizadas de adultas para as outras turmas. O/a professor/a fotografa o momento.
2° Momento: Conversar com as crianças sobre as suas sensações e percepções durante a brincadeira. Como se sentiram vestidas com as roupas adultas, maquiadas, com bigode? Como é a vida dos adultos; quais são os seus deveres e direitos? O/a professor/a pode sugerir uma atividade a ser realizada em casa, na qual as crianças conversarão com os pais e/ ou responsáveis para saber como é a vida de adulto, o que diferencia as suas vidas em relação ao tempo em que eram crianças.
Instrumento: Olá família! Nossa turma tem feito algumas descobertas sobre a fase adulta. Por isso, gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre as vivências dos adultos. Converse com sua criança e fale sobre o comportamento das pessoas adultas; as responsabilidades que possuem; o que mudou em relação ao tempo em que eram crianças; o que mais gostam de fazer e o que menos gostam de fazer e outras informações que julgarem pertinentes. O/a professor/a pode dar o nome de Diário de um adulto para esta atividade.
3º Momento Em rodinha, as crianças socializarão o resultado da pesquisa realizada com os pais e/ou responsáveis, compartilhando as suas descobertas sobre a fase adulta.
4° Momento O/a professor/a socializa as fotos da atividade realizada no primeiro momento com o grupo, estimulando as crianças a observarem o que as caracterizou como pessoas adultas e quais atitudes no dia da brincadeira poderiam ser atribuídas às pessoas adultas, etc. As fotos das crianças no momento em que brincavam de gente grande deverão compor um registro que diz: “Quando eu for adulto/a, serei assim...” A questão temporal pode ser abordada questionando as crianças de modo a saber, se foram, são, ou serão adultas.
Recursos
- Cd Aprendendo e brincando com música e com jogos, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;
- aparelho de som;
- máquina fotográfica;
- fotos;
- roupas, sapatos e acessórios adultos;
- Instrumento de pesquisa.
Não há necessidade de recursos complementares
O/a professor/a realizará as seguintes observações:
- a criança demonstrou interesse pelo assunto;
- a criança contou com a colaboração da família para realização da atividade em casa;
- a criança fez observações relativas à vida adulta;
- a criança foi capaz de realizar imitações próprias ao comportamento adulto durante a brincadeira;
- a criança demonstrou compreensão em termos de noções temporais no desenvolvimento das atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!